Tecidos em paredes dão um toque especial aos ambientes

Mais plurais e versáteis, os tecidos são opções baratas e práticas para mudar a cara dos espaços

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/01/2013 13:47 / atualizado em 03/01/2013 13:55 CorreioWeb /Lugar Certo
O painel de tecido ganhou destaque no Quarto do Casal, da mostra Casa Cor Brasília. Ambiente de Carolina Magalhães e Tatiana Pandolfi  - Carlos Moura/CB/D.A Press O painel de tecido ganhou destaque no Quarto do Casal, da mostra Casa Cor Brasília. Ambiente de Carolina Magalhães e Tatiana Pandolfi

Colorir ao menos uma parede em casa foi moda nos anos 1990. De lá para cá, houve uma evolução dos tons frios para cores mais fortes e cáusticas. As tonalidades mais claras foram substituídas por texturas e os tecidos voltaram a ser procurados para revestir as paredes. Além do custo menor - até um terço do preço do papel de parede -, uma das principais vantagens dos tecidos é a imensa variedade de estampas e texturas, que podem deixar a casa ainda mais bonita e aconchegante.

A tendência é inspirada nas casas européias. Por lá, o tecido é mais discreto, com cores pastéis e imagens sóbrias. A releitura brasileira tem cores e estampas mais ousadas, o que deixa o ambiente moderno e sofisticado ao mesmo tempo. As muitas opções são capazes de se adequar a qualquer projeto de arquitetura. Vale revestir a parede inteira ou apenas aplicar faixas decorativas.

Veja mais fotos de tecidos para a decoração


Ambiente da arquiteta Marcela Passamani para a mostra Casa Cor Brasília 2012. O painel em tecido aparece como um dos destaques do espaço  - Clausem Bonifácio/Divulgação Ambiente da arquiteta Marcela Passamani para a mostra Casa Cor Brasília 2012. O painel em tecido aparece como um dos destaques do espaço
Os tecidos são normalmente usados em quartos, salas, hall de entrada e copa. Em áreas de banheiro, é restrito aos lavabos. Apesar dos tecidos terem grande resistência, a durabilidade depende do estado da parede onde foi aplicado.

A empresária Regina Luna é formada em artes e trabalha com tecidos há 13 anos. Ela conta que o material é uma boa opção para revestir paredes, mas é necessário algum cuidado para que o acabamento fique perfeito. “Existem técnicas para a aplicação. Geralmente é utilizada uma folha de compensado ou espuma para dar mais sustentação ao tecido”, explica.

Apesar de se considerar apaixonada por papéis de parede, a vendedora e aspirante a designer Kellen Santana, acha que os tecidos oferecem um resultado final mais aconchegante. “É possível transformar um ambiente, sem fazer grandes reformas estruturais”, afirma.
Eduardo de Almeida/RA Studio

Kellen conta que já se aventurou aplicando tecido e garante que a aplicação é fácil, rápida e sem sujeira. Em 2010, ela decorou um quarto de bebê utilizando uma estampa floral em tons lilás. Em uma peça única revestiu a parede rente ao berço. A decoração ficou completa com os adornos e caixas, revestidos com o mesmo tecido da parede. “Ficou lindo. A parte da instalação foi a mais fácil, em menos de um dia eu terminei de fazer”, diz.

Detalhe do revestimento de tecido da estilista Adriana Barra no ambiente Family Room na Casa Cor 2012 - Maria Júlia Lledó/CB/D.A Press Detalhe do revestimento de tecido da estilista Adriana Barra no ambiente Family Room na Casa Cor 2012
As precauções com o tecido são as mesmas adotadas quando usamos cortinas nas janelas e a limpeza deve ser feita regularmente com aspirador de pó. Somente os emborrachados necessitam de água. Para tornar o pano mais resistente à água e sujeira, basta aplicar impermeabilizante ou fazer um processo mais caseiro: cola branca e verniz.

Como escolher o melhor tecido

Nem todo tecido é recomendável para aplicar em paredes. Escolha um material com larguras maiores e que tenham pouca elasticidade. Algodão, linho e 100% poliéster são boas opções.

Como aplicar

Instalar o tecido não é complicado, mas requer habilidade e atenção. Para garantir um acabamento perfeito é necessário que a superfície esteja limpa e o tecido deve ser bem esticado para evitar rugas.

Tags: ambientes

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
sergio - 04 de Janeiro às 15:51
Nao gostei!!!

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023