Daqui para o mundo

Novos ares vão tomar conta de BH, a partir de terça, com circuito de design

Até o dia 27, designers renomados, jovens profissionais, exposições de peças ousadas e intervenções culturais estarão presentes no DMAIS - Circuito de Decoração e Design, que coloca a capital no roteiro internacional da criação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/09/2014 07:00 / atualizado em 11/09/2014 13:25 Estado de Minas
Divulgação
Belo Horizonte acrescenta mais um grande evento ao seu calendário anual. O DMAIS – Circuito de Decoração e Design ocupa a capital mineira de 16 a 27 deste mês, com programação rica em eventos e exposições. A primeira edição do DMAIS começa com 50 eventos, o que dá a real dimensão da importância do setor no estado. Promoção do Estado de Minas, Portal Lugar Certo e Rádio Guarani, o circuito pretende mostrar o que se faz - e bem - na área do design.

Ao longo dos tempos, os traços do design foram acompanhando o contexto sócio-econômico-cultural. Grandes criações e designers que marcaram época ainda hoje são referências quando se fala no desenvolvimento do mobiliário no país e em Minas. Se o Brasil ainda engatinha quando se fala em produção autoral no setor, também é certo que profissionais lapidados aqui despontam no cenário internacional.

Minas, por sua vez, tem um design com assinatura genuína ao desenvolver peças criativas, originais, que brincam com linhas retas ou curvas, e que ganham espaço cada vez maior na decoração de ambientes dentro e fora do país. As peças fabricadas nas Gerais apresentam conceitos inovadores, sem deixar de lado referências da nossa cultura.


Hora de respirar design

Lilian Monteiro

Com a ambição de entrar para o calendário anual de Belo Horizonte, o DMAIS – Circuito de Decoração e Design é um projeto idealizado pelo empresário Renato Tomasi com a missão de valorizar, divulgar e democratizar a arte do design, que vai contar com extensa programação, que inclui lançamentos de produtos, exposições, palestras, seminários, oficinas de criação, vitrines decoradas, mostras e inúmeras intervenções.
Divulgação
Com conceito audacioso, o tema tem a cara da capital mineira e, de acordo com Tomasi, os 12 dias de evento são para ser curtidos, aproveitados e experimentados por todos. Ele explica que o DMAIS é um grande circuito composto por 50 eventos, que apesar de “ter maior participação do design de ambiente e mobiliário nesta primeira edição, também vai abraçar outras vertentes, como moda, arte e arquitetura”.

O empresário enfatiza que Belo Horizonte até poderia receber número maior de ações, mas ele considera importante limitar a 50 para ocorrer maior interação entre as iniciativas. “Todas as ações foram analisadas e aprovadas pelo comitê organizador. Desta forma, tudo foi pensado para que os visitantes possam aproveitar os eventos e se envolver com tudo o que foi preparado da melhor forma, com conforto, comodidade e acesso facilitado.” Ele reforça que “95% dos eventos serão gratuitos”.

O DMAIS, certamente, vai gerar negócios diante de tantos talentos reunidos. De acordo com o idealizador, lojistas locais e nacionais, designers, varejistas, marcas de design, museus, instituições, entidades beneficentes e shoppings estarão comprometidos com o tema do design. A inspiração, confessa, partiu de iniciativas internacionais, como o Fuori Saloni, na Itália, o London Design Festival, além dos eventos de design que ocorrem em Nova York durante o ano. “Acredito que o DMAIS possa vir a ser uma data oficial no calendário anual de BH. É um acontecimento de peso para envolver diversos segmentos para discutir o design em todas suas formas.”
Divulgação
Renato Tomasi explica ainda que o circuito funcionará como uma plataforma de divulgação de eventos independentes. “Moradores e visitantes vão conferir inúmeras ações, com palestras e iniciativas de profissionais mineiros e de outros estados.” Lojas lançarão coleções e estilistas vão abrir o showroom. Estão programadas exposições, oficinas e instalações, além de feiras descoladas com produtos de jovens designers.
Divulgação
NÃO PERCA ESTES DESTAQUES

1 - O designer Pedro Moog, da Lattoog Design, é o convidado da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD-MG) para comandar palestra sobre processo criativo, dia 17/9, às 10h, no cinema do Ponteio Lar Shopping para 200 convidados (não é aberto ao público).

2 - A Abatjour de Arte apresentará a exposição 'Reinvenção' para inaugurar a nova sede no Bairro Sion (Rua Califórnia, 150), instalada numa construção modernista projetada em 1959 pelo arquiteto Sylvio de Vasconcellos e tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. A mostra ficará aberta ao público em todo o período do DMAIS, de 16 a 27 deste mês. A marca convidou 15 artistas e designers que farão a interpretação pessoal de uma luminária clássica do designer Max Ingrand, datada de 1954. Essas peças únicas serão vendidas durante a exposição e a renda revertida para a Jornada Solidária Estado de Minas. Os artistas convidados são Andréa Gomes, Camila Faria, Cristiano Sá Motta, Daniela Karam, Fernanda Santiago, Fernando Pacheco, Fernando Vignoli, Graça Ottoni, Gustavo Penna, Isabela Vecci, Martielo Toledo, Miriam Quick Doll, Pedro Lázaro, Rodrigo Cezario e Victor Dzenk.

3 - Nomes consagrados, nacional e internacionalmente, serão lembrados e terão coleções lançadas ou instalações e interferências utilizando seus produtos. Os designers Charles e Ray Eames serão homenageados na exposição 'Inside'. A Saccaro apresenta a coleção Habitat com a poltrona Cobogó, do designer Roque Frizzo.

4 - Haverá lançamentos de produtos de designers, como da paulista Jaqueline Terpins e do conceituado Jorge Zalszupin, referência do design moderno brasileiro.

Tags: circuito

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de julho de 2019
02 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura