Obras de arte valorizam a decoração e dão personalidade aos ambientes

Inserir peças de valor cultural na casa é uma ótima maneira de enriquecer os cômodos e ainda democratizar a arte

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/01/2015 14:09 / atualizado em 08/01/2015 14:15 CorreioWeb /Lugar Certo

Yeda Garcia/Foto Galeria Referência
Espaços que unem o sofisticado e o simples. As obras de arte usadas como itens de decoração inspiram, atraem olhares e deixam qualquer lugar elegante e encantador. Elas são uma forma de expressão cultural e têm ganhado mais espaço nas residências e nos locais de trabalho.

Inserir obras de artistas nos projetos de decoração é uma maneira de enriquecer os ambientes e ainda contribuir com a democratização cultural. Para a diretora executiva da galeria Arte Democrática, Stella Lopes, existe um movimento de popularização da arte. “As pessoas têm demonstrado mais interesse sobre o assunto, inclusive os jovens têm mais acesso a arte por meio de aulas nas escolas e viagens, já que é cada vez mais comum incluir galerias e museus nos roteiros de passeios e excursões” comenta Stella.

Quando se fala no uso de obras de arte na decoração de ambientes muitos ainda pensam que o custo inviabiliza a utilização, mas a boa notícia é que hoje em dia já é possível encontrar peças a preços mais baixos e que prometem valorizar qualquer espaço. Para o arquiteto Sérgio Borges, usar uma obra de arte na decoração tem se tornado uma questão cultural. “As pessoas estão valorizando mais a arte e muitos clientes têm procurado produções artísticas de profissionais mais novos e ainda pouco conhecidos, mas que são acessíveis financeiramente. E na hora de construir ou reformar já separam inclusive uma verba adicional para obras de arte”, observa o diretor comercial.
Roberto Carril/Foto Edgard César
Outra dúvida bastante comum é qual arte escolher, pois são diversas as referências como, por exemplo, pinturas, gravuras, fotografias, esculturas e instalações. No entanto, Borges ressalta que mais importante do que valores e tendências, a pessoa deve optar aquilo que a agrada. “A escolha dessas obras devem seguir a concepção do espaço e também a linha de personalidade do cliente, por exemplo, se a pessoa é mais conservadora as obras aparecem de forma mais discreta e com tons mais neutros. Mas para os clientes mais inovadores é válido usar uma arte mais chamativa que se destaque no local”, esclarece Sérgio Borges.

Após definir o tipo de arte, é chegada a hora de escolher o ambiente. O arquiteto Roberto Carril alerta que o ideal é que seja algum lugar protegido da luz solar e também longe de áreas molhadas. Outro aspecto importante a ser observado é a decoração do local para a harmonia do ambiente seja mantida. “É necessário ter atenção ao conceito e finalidade do projeto, levando em consideração o foco no contexto do ambiente. Tudo é permitido mas nem tudo lhe convém. É questão de abstração e comunicação”, explica o arquiteto.

Quando o assunto é arte uma coisa é certa: ao inserir obras de arte em um espaço há um ganho de personalidade. Ganha vida. Por isso, ao utilizar produções artísticas em um ambiente valoriza-se não só a obra, mas o espaço onde ela se encontra.

Bárbara Paiva/Foto Clausem Bonifacio
Maria Haydée/Foto William de Paula
 

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023