A decoração mediterrânea tem como principal objetivo transmitir a sensação de naturalidade para o ambiente, por isso, as cores azuis, verde e branco são muito utilizadas.
Sua origem é em países de clima mais quente e região litorânea. Dessa forma, valoriza o frescor e a luminosidade natural dos espaços.
Quer conhecer um pouco mais sobre o estilo mediterrâneo para decorar sua casa? Continue com a gente na leitura desse artigo.
Decoração mediterrânea: veja como cultivar esse estilo dentro de casa
Quando o assunto é decorar o ambiente seguindo o estilo mediterrâneo de decoração, é preciso lembrar que o uso de elementos naturais é muito comum.
Portanto, é necessário investir numa decoração que contribua com o frescor nos dias mais quentes, mas também que permita deixar o espaço muito mais aconchegante quando o clima estiver frio.
Sendo assim, vamos aprender agora como elaborar uma decoração mediterrânea para deixar sua casa muito mais bonita. Vamos lá?
Fique atento ao que não pode faltar
A arquitetura mediterrânea tem como foco principal a elaboração de projetos de casas em regiões banhadas pelo mar. Por isso, a inspiração vem do próprio ambiente, que possui um clima quente, mas também recebe o frescor dos ventos.
Dessa forma, se você deseja se inspirar nesse estilo para decorar sua casa, não se esqueça de usar cores que remetem o relaxamento, bem como as texturas que lembram a região litorânea.
Branco, azul e verde são as tonalidades ideais para deixar o ambiente mais fresco e relaxante.
O uso de materiais naturais como a madeira, cerâmica, algodão, vime, bambu e pedras deixam o espaço muito mais aconchegante.
Todos esses elementos formam um casamento perfeito com o vidro e o ferro, seja na mobília ou em objetos decorativos.
Atenção especial aos detalhes
Por se tratar de uma região com bastante sol, a iluminação natural é valorizada por meio dos detalhes, entre eles o tamanho das janelas, que são bem grandes.
Para realçar ainda mais a decoração mediterrânea, opte por cortinas de cor clara e tecidos leves. Elas contribuem para controlar a luminosidade dentro do ambiente, deixando-o mais aconchegante.
Além disso, evitam os efeitos nocivos da luz direta que podem cansar a visão, provocar incômodos pelo excesso de calor e ainda danificar os móveis e outros elementos da decoração.
Para a mobília, prefira a cor branca e os tons terrosos. As estampas são bem vindas, especialmente quando remetem a elementos da natureza, tais como sol e mar.
Os tons de azul turquesa, areia, verde e terracota estão presentes no estilo mediterrâneo.
Nas paredes, o branco é sempre bem-vindo, pois permite maior integração dos outros elementos distribuídos no ambiente.
Invista em elementos que deixem o ambiente aconchegante
A região do mediterrâneo é quente, por isso, é comum encontrar pedras e cerâmicas nos ambientes, para amenizar o clima interno.
Seja no piso ou no acabamento das paredes, ou até mesmo em elementos da decoração, como vasos de barro. Elas contribuem para deixar os ambientes mais frescos e até mesmo integrá-los, uma alternativa bastante comum nesse estilo.
Para os móveis a preferência é sempre matéria-prima de origem natural, por isso, o uso da madeira, do ferro e do vime. As plantas não ficam de fora na decoração dos ambientes.
Azulejos decorativos ou mesmo criações com ladrilhos hidráulicos são muito usadas no estilo mediterrâneo de decoração.
Investir em elementos para deixar sua casa aconchegante e com elementos que promovem o relaxamento inspirados na decoração mediterrânea é algo simples.
Portanto, basta usar a criatividade e colocar em prática as dicas apresentadas neste artigo para usufruir de um espaço lindo e sofisticado.
Gostou de dicas?
Então continue acompanhando o Portal Lugar Certo, aqui você encontra dicas variadas para decorar sua casa nos mais diferentes estilos. Por isso, não deixe de nos visitar com frequência.
Mas antes de sair, veja também decoração estilo Boho.