Lugar certo

Chuvas

Época de chuva: 3 dicas para resolver umidade e infiltração

Observe se há manchas na parede, elas podem ser resultantes do período anterior das chuvas. / Foto: Pinterest - Foto:

 

Os efeitos dos dias chuvosos podem ser notados na aparência das paredes, que podem ter sua tonalidade alterada e ficarem úmidas.  

Quando não são providenciados os reparos necessários, a estrutura do imóvel pode ficar seriamente comprometida. 

Conheça um pouco mais sobre os problemas da época da chuva e o que fazer para não ser vítima da infiltração e umidade. Leia nosso artigo!

3 dicas para evitar complicações no seu imóvel

1. Prevenção

Para evitar que as paredes do seu imóvel fiquem manchadas ou com bolor na época da chuva, a prevenção é o melhor remédio. 

Além disso, é importante atentar-se ao fato de que, se o problema de infiltração e umidade não forem resolvidos rapidamente, haverá sérios danos à estrutura. 

Sendo assim, o primeiro passo para passar o período das chuvas com maior tranquilidade é investir  na prevenção.  Por isso, antes de chegar a época de chuvas é importante vistoriar o imóvel, incluindo os telhados. 

Observe se há manchas na parede, elas podem ser resultantes do período anterior das chuvas. Quando são escuras denotam a presença de mofo.

Veja também se nos telhados há entrada de luz, pois esses minúsculos buraquinhos servirão de entrada para a água. 

No caso de lajes, avalie se há locais que estão com a tonalidade de cor da pintura alterada, esse também é um sinal de que há infiltração. 

Caso as chuvas já tenham chegado, veja se o acabamento interno e externo da casa não está apresentando estufamentos.

Verifique também se há rachaduras, trincas e ou mesmo manchas escuras, pois elas sinalizam que naquela região já houve infiltração e que poderá se intensificar causando danos ainda maiores. 

2. Promova os reparos o mais rápido possível 

Embora trabalhar com a prevenção é sempre a melhor solução, é certo que nem sempre é possível. 

Portanto, ao perceber que a época de chuva trouxe também complicações para o seu imóvel, chame imediatamente um profissional. 

Há diferentes tipos de infiltrações, portanto, é preciso que uma pessoa habilitada e experiente analise a situação para sugerir a melhor alternativa de reparo. 

Seja a impermeabilização, a renovação do reboco ou mesmo a troca de telhas quebradas, é preciso esperar a chuva dar uma trégua para que o serviço seja realizado da forma adequada. 
 
 

3. Invista na impermeabilização de drenagem

Esse é um recurso válido para paredes e telhados. O uso de produtos e revestimentos que impedem a infiltração da água é fundamental para que a estrutura do imóvel não fique comprometida.

No entanto, é preciso contratar mão de obra especializada, pois há diferentes tipos de ações que impermeabilizam e precisam ser escolhidas de acordo com a necessidade.

Ou seja, podem ser aplicados produtos, tais como mantas e tintas, ou mesmo o revestimento cerâmico.  

Embora as chuvas de verão sejam uma época esperada, é fato que não deixar seu imóvel adequado para recebê-las pode causar bastante transtorno. 

Certamente as dicas apresentadas nesse artigo farão uma grande diferença se forem colocadas em prática. 

Seu imóvel poderá ser um lugar seguro e continuar bonito mesmo em época de chuva, basta cuidar dele.

Gostou das dicas?

Então compartilhe com seus amigos para que eles também possam evitar umidade e infiltrações no período de chuvas. 

Leia também: Chuvas Intensas: atenção  e cuidados que você precisa ter com sua casa. 

.