Passo a Passo

Faça você mesmo: aprenda o passo a passo de como fazer quadros decorativos

Você pode usar materiais recicláveis, como garrafas PET e jornais, fazendo assim lindos quadros para enfeitar a sua casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/07/2021 10:20 / atualizado em 09/07/2021 10:17


Aprenda a fazer quadros decorativos - Freepik Aprenda a fazer quadros decorativos

 
decoração da casa é uma das fases mais importantes, entretanto é a parte final da obra e, geralmente, nesta etapa o dinheiro está mais curto ou já acabou. Por isso, aprender como fazer quadros decorativos, além de ser mais barato pode ser sustentável, dependendo dos materiais utilizados.
 
Os quadros feitos por você vão deixar sua casa com muito mais personalidade, além de ser uma ótima maneira de exercitar a criatividade. 
 
Aliás, uma decoração bonita e agradável não precisa ser cara ou extrapolar o orçamento. Portanto, com os passo a passo que você verá abaixo, tudo ficará ainda mais fácil. Neste artigo, vamos lhe ensinar e inspirar a produzir seus próprios quadros decorativos. 

Como começar seus quadros decorativos 


Aprenda como fazer quadros gastando pouco dinheiro. Veja a seguir, portanto, os materiais necessários e o passo a passo. 
 

Materiais

 
  • imagens de sua preferência impressas em papel sulfite; 
  • cola bastão, cola branca ou fita dupla-face;
  • tesoura, lápis, estilete, régua;
  • tinta acrílica para tecido;
  • pincel e rolinho;
  • pedaços de papelão;

Como fazer

 
  • meça as laterais da folha para fazer a moldura;
  • deixe sua moldura na largura que preferir, sendo que o mais comum para quadros decorativos é entre 2 e 3 centímetros;
  • corte 6 tiras de papelão do tamanho e na largura escolhida, pois estas serão usadas nas laterais. Em seguida, corte mais 6 tiras no tamanho da parte superior e inferior da folha;
  • cole 3 tiras de papelão uma na outra, aliás, faça isso com todas as partes cortadas em tiras. Isso deixará a moldura do seu quadro decorativo mais firme;
  • após a colagem, coloque as tiras sobre a imagem e veja se estão do tamanho correto, caso contrário, faça os ajustes necessários;
  • cole uma estrutura de papelão na outra até formar a moldura e, em seguida, encape tudo usando a fita crepe;
  • utilize a tinta acrílica na cor escolhida para pintar a moldura. Para que o efeito fique mais bonito, aplique pelo menos duas demãos de tinta;
  • na hora da pintura, use o rolinho para as partes maiores e o pincel para os cantinhos;
  • espere secar e, em seguida, cole a imagem na moldura. Parabéns, seu quadro decorativo está pronto para ser pendurado! 

Aprenda a fazer quadros decorativos - Freepik Aprenda a fazer quadros decorativos
 

Usando tecidos reutilizáveis 


Agora vamos dar mais dicas de como fazer seus próprios quadros decorativos, mas dessa vez com materiais recicláveis.
 
Primeiro você vai aprender a fazer quadros usando tecidos. É comum que as pessoas utilizem roupas que não usam mais para fazer arte. Uma das técnicas mais comuns se chama Découpage. Nela, superfícies são cobertas com recortes de tecidos que são colados sobre imagens prontas, como fotografias. 
 
É possível também sobrepor os tecidos de estampas diferentes e montar uma nova imagem ou usar um único tecido com uma só estampa. 
 
E assim nasce mais um quadro decorativo, feito com algo que parecia não ter mais serventia.

Aproveitando papéis recicláveis


Sabe aqueles trabalhos que nós fazíamos antigamente na aula de artes, onde usávamos revistas e jornais para fazer colagens sobre imagens? Pois bem, esta técnica é praticamente igual.
 
Você só vai precisar de cola e papéis que seriam jogados no lixo. Portanto, você deve usar uma imagem como base e cobri-la com recortes destes papéis. Isso porque, além de dar um efeito lindo, seu quadro decorativo será criativo.

Quadros com garrafa PET


Com este material, você pode usar e abusar da criatividade. Desse modo, recorte as garrafas nos tamanhos e formatos que achar melhor, faça montagens e colagens com as garrafas e utilize as tampinhas para fazer as molduras dos quadros.
 
O esquema é quase o mesmo dos tutoriais acima, sendo assim, use uma imagem como base ou inspiração, recorte e cole os materiais por cima dela. 
 
Em suma, com tantos materiais recicláveis disponíveis, um pouco de criatividade e quase nada de dinheiro, você pode deixar a sua casa com a sua cara de forma simples e sustentável.

Gostou das dicas?

 
Você gosta de coisas do tipo “Faça você mesmo”?. Nesse caso, o portal Lugar Certo é perfeito para você. Leia também como fazer lustres e luminárias para decorar sua sala. Você também vai encontrar conteúdo sobre organização, tendências e decoração.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de maio de 2023
27 de março de 2023