Fácil e barato

Faça você mesmo: aprenda a fazer uma cabeceira para sua cama

A cabeceira tem se tornado cada vez mais uma peça-chave no quarto devido ao conforto e elegância

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/01/2022 13:26


Como fazer cabeceira de cama - Freepik Como fazer cabeceira de cama

 
Você está pensando em como fazer cabeceira para cama? Lembre-se que ela pode ser feita de vários materiais. A grande vantagem é que fazendo a sua você irá economizar dinheiro e ainda ter uma peça totalmente personalizada para o seu quarto.
 
Com o uso de camas-box se popularizando, raramente compramos a cabeceira pronta nas lojas. Porém, elas são muito úteis e, portanto, fazem falta nos nossos quartos. 
 

Para que serve uma cabeceira?

 
Que tal apoiar-se na cabeceira para ler um livro ou olhar o celular antes de dormir? Sem ela, fica mais desconfortável. Além disso, a cabeceira ajuda a manter a parede limpa. 
 
E nas noites frias, então, nem se fala. Isso porque a falta de uma cabeceira pode tirar o sono devido ao frio e à umidade da parede no inverno. 
 
Desse modo, a cabeceira tem muito mais que o simples efeito estético. Ela pode até contribuir para uma noite bem dormida. 
 
Enfim, há muitas pessoas que fazem colagens ou pinturas com cabeceiras falsas em frente à cama. Entretanto, se você busca uma solução definitiva, aprenda a seguir como fazer de cabeceira modulada, de pallet, de madeira e de capitonê (botões encapados). Não perca! 
 

Como fazer cabeceira para cama modulada? 

 
A cabeceira modulada é uma das mais sofisticadas. Porém, você pode fazer em casa e economizar. Confira como fazer. 
 
Você vai precisar de chapas de MDF, MDP ou compensado. Além disso, um pedaço de tecido (suede ou linho), espuma, parafusos, grampos e cola de tapeceiro. 
 
Neste caso, você precisará também de uma máquina de costura para costurar o acabamento. 
 
Primeiramente, meça o tamanho da cabeceira modulada. Depois, pegue várias pequenas chapas para fazer o modulado. Então, espalhe-as numa mesa grande para ter a exata noção do layout. 
 
O próximo passo é colar a espuma em cada chapa. Logo após, cole a manta acrílica. É hora agora de colar o tecido escolhido. Para isso, corte o tecido deixando uma borda de oito centímetros para fazer o acabamento. Costure as pontinhas e encape cada chapa. 
 
Com as chapas prontas, prenda uma chapa grande de MDF na parede, pois ela servirá de base para a cabeceira. Então, cole cada chapa com fita dupla-face, começando do centro para as laterais. Pronto! A sua cabeceira modulada ficará linda. 
 

Como fazer cabeceira para cama de pallet? 

 
O pallet está mesmo presente em todos os cantinhos da casa, não é mesmo? A dica aqui é usar uma peça para fazer a cabeceira da cama. 
 
Para isso, basta comprar um pallet, lixá-lo e envernizá-lo. Há ainda quem prefira pintá-lo ou decorá-lo com adesivos. 
 
Enfim, a dica é deixar o verniz secar por cerca de uma semana. Assim, você evitará o cheiro do material no quarto. Após esse período, é só prender o painel na parede com a ajuda de ganchinhos e uma furadeira. É simples, barato e bonito. 
 

Como fazer cabeceira para cama de madeira? 


Se você ama usar madeira na decoração, a dica aqui é reaproveitar o material para fazer a sua cabeceira de madeira. Pode ser uma porta antiga, uma mesa e até mesmo um quadro negro. 

O primeiro passo, portanto, será encontrar uma madeira que se encaixe bem no espaço da sua cama.
 
Cabeceira de cama de madeira - Freepik Cabeceira de cama de madeira


Assim, você precisará fazer o acabamento com o acolchoamento. Para isso, compre espuma de baixa densidade e revista toda a madeira, colando-a com cola de tapeceiro. 

Logo após revista a sua cabeceira com um tecido bem bonito, que pode ser liso ou estampado. Grampeie as bordas na parte de trás da madeira. A sua cabeceira estará pronta para ser fixada na parede. 

Como fazer cabeceira de capitonê 

 
Capitonê ou casinha de abelha é uma técnica muito usada nas cabeceiras, pois ela deixa pequenas linhas com botões encapados que garantem um lindo efeito. 
 
Portanto, para fazer a sua cabeceira de capitonê, basta seguir os procedimentos anteriores para ter a base. 

Você precisará de uma chapa de MDF, tecido, botões, espuma, régua, agulha e fios grossos. O primeiro passo será fazer o traçado de onde ficarão os botões na chapa de MDF. Para isso faça as medições. O resultado é um quadriculado que servirá para te guiar na hora de furar a chapa para receber os botões. 

Portanto, fure no encontro das linhas com a ajuda de uma furadeira, cole a espuma, revista com o tecido e faça o acabamento com os grampos. Agora, vire a chapa e comece a colocar os botões. A dica aqui é guiar-se pelos furos feitos com a furadeira. 

Você ainda pode grampear um tecido atrás da cabeceira para fazer o acabamento. A sua cabeceira de capitonê ficará igual às vendidas nas lojas de móveis. 

Gostou das dicas?


Deixe o seu quarto ainda mais bonito aprendendo a como fazer cabeceira para cama. Assim, você exercita sua criatividade e ainda economiza.

O portal Lugar Certo traz a você outras dicas de casa e decoração. Acompanhe mais notícias e aproveite para conferir o conteúdo sobre como fazer efeito cimento queimado para deixar sua parede ainda mais sofisticada. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de maio de 2023
27 de março de 2023