Refeições

Mesa posta: aprenda como fazer jogo americano de maneira fácil e prática

Você pode fazer jogo americano retangular, redondo, de tecido, com dupla face e o que mais a sua imaginação mandar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/02/2022 13:00


Como fazer jogo americano - Freepik Como fazer jogo americano

 
mesa posta pode ganhar mais elegância com um jogo americano feito por você. Isso porque a beleza está nos mínimos detalhes. Por essa razão, para aquele jantar especial, saiba como fazer um jogo americano e caprichar na decoração. 
 
Aliás, só para lembrar, o jogo americano não tem apenas função estética. Isso porque ele pode ser usado para evitar que a mesa fique suja após a refeição ou ainda riscada pelos talheres e louças. 

Afinal de contas, o kit pode ser combinado com o restante da decoração, como o souplast, o anel de guardanapo e o centro de mesa. Em síntese, veja como fazer um jogo americano e se inspire. 

Como fazer jogo americano de tecido simples 


Para fazer um conjunto de jogo americano de tecido simples, você precisará dos seguintes materiais: 

  • dois pedaços de tecido medindo 45 cm de largura por 32 cm de altura; 
  • o mesmo tamanho de TNT; 
  • linha; 
  • agulha; 
  • régua;
  • lápis. 

Com os materiais em mãos, é hora de começar a costurar o seu jogo americano. De preferência, use uma máquina de costura, mas você também pode coser à mão. 
 
Portanto, junte os dois tecidos, com o TNT no meio. Deixe os tecidos no avesso e faça marcações com a ajuda de alfinetes. Corte as beiradas para evitar que os cantinhos fiquem embolados. 

Enfim, não se esqueça de reservar um pequeno espaço, com cerca de 10 cm, para virar para o lado direito após a costura. 

Então, costure as peças de tecido e vire-as para o lado direito para finalizar. O acabamento pode ser dado com um retângulo central. Para isso, meça cerca de 1,5 cm das laterais e costure, deixando assim o jogo americano mais firme. 

Portanto, repita a operação com as demais peças. Se a sua mesa for de quatro, seis ou oito cadeiras, faça a quantidade correspondente. 

Como fazer jogo americano dupla face


Que tal deixar a sua mesa posta ainda mais elegante com um jogo americano dupla face? Se for uma estampa de patchwork, então, melhor ainda. Assim, quando você enjoar de usar apenas um lado, poderá utilizar o outro. 

Para obter esse efeito, faça um composê, ou seja, escolha um tecido estampado e um liso com as mesmas cores predominantes da estampa. Se preferir, escolha dois tecidos estampados, porém, com padronagens que combinam entre si, como um quadriculado de preto e branco de um lado e um listrado preto e branco do outro lado. 

Para fazer seu jogo americano dupla face, escolha os tecidos e compre um pedaço de manta acrílica para fazer o “recheio” da peça. Depois, corte os tecidos e a manta com a seguinte medida: 33 cm de altura por 43 cm de largura. 

Siga, então, o mesmo procedimento da dica anterior. Assim, deixe os tecidos no avesso para costurá-los e depois vire-os para o lado direito. Para finalizar, faça um retângulo central a partir de cerca de 6 cm das laterais. 
 
Como fazer jogo americano - Freepik Como fazer jogo americano
 

Como fazer jogo americano redondo de tecido 


Quem disse que jogo americano só pode ser retangular? Afinal, o formato redondo também fica bonito e pode combinar melhor com o sousplat.

Então, siga a nossa dica. Escolha um tecido resistente, como o tricoline. Enfim, faça o composê com as cores e estampas do seu agrado. 

Depois, faça o recorte redondo. A dica é cortar o tecido no formato quadrado e fazer a circunferência, recortando as sobras. 

O próximo passo é juntar as duas peças, usar uma manta acrílica ou TNT para deixar mais firme, costurá-las no avesso e virá-los para finalizar. Depois, costure uma borda (chamada de viés nas lojas de artesanato) à mão para deixar sua peça com um lindo acabamento.

Como usar jogo americano na mesa posta


O jogo americano pode ser usado em qualquer refeição, desde o café da manhã até o jantar. Isso porque ele deixa a mesa posta mais elegante e refinada. 

Sendo assim, a dica é combinar o tecido com a decoração. Por exemplo, se o jogo americano tem detalhes em amarelo, use pequenos girassóis no centro da mesa. A regra, portanto, é combinar as cores em uma linda composição. 

Na hora da arrumação, coloque o jogo americano, o sousplat, os pratos, taças e talheres por cima. Com certeza, você vai impressionar os convidados. 

Assista o vídeo abaixo com o passo a passo de como montar uma mesa posta:



Gostou das dicas de como fazer um jogo americano? 


Como você viu, não é nada complicado e deixa a sua mesa posta mais personalizada, com um toque especial. 

Se você gostou deste conteúdo, certamente vai se interessar em saber como montar uma mesa posta. Continue acompanhando outros conteúdos de DIY (Faça você mesmo) que você encontra aqui no portal Lugar Certo.  
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
28 de abril de 2022
12 de abril de 2022

No Lugar Certo você encontra o que procura