Quer renovar as paredes da sua casa? Então, confira como fazer parede de jornal. O acabamento pode ser usado tanto em casa quanto no escritório. Além disso, você pode fazer sozinho, sem precisar contratar mão de obra especializada.
O papel de parede já é uma prática muito adotada na maioria das casas. Mas no caso da parede de jornal, a estética é muito mais moderna e diferenciada.
Portanto, saiba neste conteúdo como deixar sua parede moderna utilizando um material acessível e que iria parar no lixo, mas pode ganhar uma nova função na decoração do seu imóvel.
Renove as paredes gastando pouco
As paredes brancas da sua casa podem ser repaginadas com várias opções. Muitas pessoas utilizam texturas, cimento queimado, tinta lousa e muitos outros recursos.
Entre eles está o papel de parede e o adesivo de parede. Entre as estampas e cores estão grafismos, abstratos e figuras geométricas.
Mas, de fato, o jornal que é utilizado em outros trabalhos artesanais, também ganha uma função diferenciada na hora de mudar a aparência das paredes.
Portanto, se você é assinante de jornal impresso e não sabe o que fazer com as edições antigas, veja as dicas a seguir.
Veja o passo a passo para fazer parede de jornal
Como dissemos, o que você pode fazer com o jornal depois de lê-lo? Que tal guardá-los para promover um lindo efeito nas paredes da sua casa?
Confira os materiais necessários e o passo a passo. Faça você mesmo uma linda parede.
Materiais
cola comum branca;
espátula de plástico;
estilete;
fita crepe;
folhas de jornal;
lixa de parede;
massa corrida;
pedaço de pano;
recipiente de plástico;
rolo ou pincel para pintura;
tesoura.
Como fazer
Para fazer sua parede de jornal você vai seguir quatro etapas importantes. Anote aí.
1. Prepare a parede
Primeiramente, deixe a parede lisinha. Portanto, passe massa corrida nas partes que possuírem buracos ou desníveis.
Na sequência, lixe a parede para deixá-la uniforme. Só então passe um pano úmido com água para remover o excesso de pó.
2. Faça a marcação
Agora é chegada a hora de fazer a marcação da parede. Desse modo, marque o espaço da parede que irá receber o jornal.
As opções são cobrir a parede inteira ou apenas algumas partes. Você pode, por exemplo, cobrir a parede atrás do home office ou então na cabeceira da sua cama.
3. Comece a aplicação
O terceiro passo de como fazer parede de jornal consiste em colocar uma parte de cola para duas de água em uma vasilha de plástico. Mexa as substâncias até que o produto fique bem homogêneo.
Ele será usado na primeira aplicação. Mas lembre-se de usar a mesma quantidade de água e de cola a partir da segunda aplicação para garantir que as folhas fiquem bem presas à parede.
Na sequência, pegue o rolo de pintura e comece a aplicação dessa mistura na parede. A dica é passar o rolo de cima para baixo para que a cola não fique escorrendo.
A partir desse passo, cole as folhas de jornal. Veja abaixo algumas dicas.
Forma de linhas: você pode colar as folhas lado a lado, no formato horizontal ou vertical.
Forma diagonal: comece de cima ou de cima, fazendo uma diagonal com as folhas de jornal.
Forma irregular: vá colocando as folhas aleatoriamente, sobrepostas ou não.
Após a colagem, faça os ajustes necessários. Confira a seguir.
Providencie os ajustes
Agora que você já colou todas as folhas, espere secar e corte os excessos, fazendo a devida regulagem para deixar tudo alinhado.
Para isso, utilize uma tesoura ou um estilete. Tome cuidado principalmente com as laterais, que são as que geralmente têm mais sobras.
Faça a finalização
Nesta etapa, o seu papel de parede de jornal estará incrível. Mas ainda assim é interessante fazer a finalização.
Para proteger o acabamento e dar um brilho especial, pegue o rolinho e passe a cola diluída em água em toda a extensão da parede decorada.
Mas, se preferir, use verniz. Afinal, o material dará um efeito impermeabilizante e brilhante à sua parede. A dica é utilizar um verniz à base de água, pois o comum pode amarelar as folhas de jornal com o passar do tempo.
Você já tinha pensado em fazer uma parede de jornal?
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação