A pintura de casa vai deixar seu espaço muito mais bonito. / Foto: Freepik
Embora os custos sejam elevados quando contratamos alguns profissionais, é possível economizar bastante colocando a mão na massa.
Isso mesmo! Você mesmo pode pintar sua casa interna ou externamente e assim usufruir de um espaço agradável e aconchegante.
Portanto, mesmo que você pense que essa tarefa é difícil de ser cumprida, saiba que com as dicas que vamos lhe apresentar, tudo será mais fácil.
Sendo assim, continue a leitura com bastante atenção e vá até o final do texto para saber o que você precisa para realizar a pintura de casa que você tanto deseja.
3 dicas para pintar gastando pouco
1. Tenha um planejamento em mãos
A organização é a palavra-chave quando precisamos realizar grandes tarefas, especialmente aquelas para as quais não temos experiência.
Portanto, comece se organizando. Algumas definições são indispensáveis, veja abaixo:
quantidade de cômodos ou extensão da parede;
cor ou cores a serem compradas;
quantos dias disponíveis você terá para executar toda a pintura,
custo do serviço ( tintas e materiais necessários);
recursos disponíveis.
Ao responder cada um dos ítens acima você já terá todas as informações básicas para o seu planejamento. Então, é hora de começar a agir.
2. Adquira os materiais necessários
Muitas pessoas pensam que para realizar a pintura de casa é preciso comprar apenas a tinta, mas isso não é um engano.
Além disso, é preciso escolher o tipo de tinta ideal para cada espaço. Ambientes externos exigem uma tinta mais resistente, como o esmalte sintético.
Para a parte interna você pode escolher acrílica ou à base de água, o que permite a remoção da sujeira com maior facilidade.
Lembre-se que é preciso comprar rolos. Eles também possuem modelos diferentes. Os de lã baixa são ideais para a pintura de ambientes internos. Enquanto que os de espuma poderão ser usados para o esmalte sintético ou mesmo o verniz.
É preciso adquirir também a vasilha própria para pinturas, seu formato favorece a economia, pois, você terá maior controle sobre a quantidade de tinta utilizada.
Fita adesiva, plástico, papel ou jornal, lixas de diferentes espessuras, pincéis para o acabamento, são materiais necessários para a realização da pintura de casa.
Antes de efetuar a compra, faça uma pesquisa de mercado. Dessa forma, torna- se muito mais fácil economizar.
Você mesmo pode pintar sua casa interna ou externamente. / Foto: Freepik
Portanto, comece tirando os móveis do primeiro cômodo a ser pintado. Se não for possível isole com papel ou plástico para evitar que se sujam de tinta. O piso também merece atenção especial, por isso, coloque um plástico grosso que possa protegê-lo dos resíduos.
Faça o mesmo com rodapés, tomadas e interruptores, marco de portas e janelas. Use a fita adesiva e o papel.
Antes de aplicar a tinta, passe a lixa por toda a extensão da parede e depois retire o pó. Veja se há imperfeições e corrija-as com massa corrida.
Em seguida, lixe o local para deixar a parede uniforme.
Dilua a tinta de acordo com as orientações do fabricante. Comece aplicando com um rolo com movimentos de cima para baixo e em seguida ao contrário.
Após aplicar a primeira demão, faça o acabamento nos cantos e deixe secar. Repita a operação novamente e aguarde para verificar se será necessário uma terceira aplicação.
A pintura de casa vai deixar seu espaço muito mais bonito. Você pode ainda fazer texturas em algumas paredes para destacar determinada parte do cômodo.
Colocando as 3 dicas que apresentamos nesse artigo, será muito mais fácil renovar a sua casa. Além de contribuir para uma decoração muito mais bonita.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação