Locação

Imóveis: saiba quando vale a pena alugar um apartamento mobiliado

Os imóveis mobiliados são mais práticos, no entanto, é preciso colocar na balança o preço do aluguel e a manutenção da mobília

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/08/2021 13:00


Saiba quando vale a pena alugar um apartamento mobiliado - Freepik Saiba quando vale a pena alugar um apartamento mobiliado

Alugar apartamento mobiliado é uma boa? Depende. Há muitos fatores a serem considerados. O imóvel mobiliado é mais prático, pois você não precisa se preocupar com a mudança e a compra de móveis. No entanto, é em média 15% mais caro e você tem que se comprometer a cuidar dos móveis, deixando-os como estavam na entrega das chaves. 

Mas é bom saber que alugar apartamento mobiliado está se tornando mais comum, principalmente nos grandes centros, em bairros próximo a centros industriais, faculdades e outros atrativos que tenham mais pessoas de fora da cidade. 

Esse público, que ainda não está bem estabelecido, opta por imóveis mobiliados devido à sua praticidade. Sendo assim, confira algumas vantagens e desvantagens na hora de alugar. 

Vantagens do imóvel mobiliado 


Como você viu acima, alugar uma casa ou apartamento mobiliado pode ser vantajoso. Veja mais alguns argumentos. 

Economia

O inquilino não precisa se preocupar em investir na compra de móveis, na decoração nem na contratação de um caminhão de transporte a cada vez que se mudar. 

Praticidade

Ao mudar-se para um imóvel mobiliado, você já tem tudo organizado e no lugar, sem a necessidade de perder horas fazendo a montagem e a organização da mobília. Além disso, não precisa se preocupar se aquele estofado caberá na porta do elevador. 

Tempo de moradia

Para quem vai morar em um bairro ou cidade por uma temporada curta, alugar apartamento mobiliado é uma grande vantagem, visto que não é preciso se preocupar com a aquisição da mobília. Justamente por isso, a opção é ótima para estudantes, profissionais e investidores. 

Tamanho ideal

Outro detalhe benéfico do apartamento mobiliado é poder visitá-lo antes da locação e entender que ele tem o tamanho que você precisa. Do contrário, com o imóvel vazio, é preciso tirar medidas e fazer cálculos para entender se o novo apê vai atender às suas necessidades. 

Desvantagens do imóvel mobiliado 


Agora que você já leu sobre os benefícios, que tal entender melhor as desvantagens de alugar apartamento mobiliado? Assim, você terá mais subsídios para tomar uma decisão acertada. 

Estado de conservação dos móveis

É muito importante se atentar ao estado de conservação dos móveis do apartamento. Isso porque alguns proprietários não renovam a mobília com o passar dos anos.
 

Personalização

Como os móveis já foram escolhidos por outra pessoa quando você alugou, nem sempre a decoração da casa fica com a sua cara, embora seja possível personalizar o lar com alguns objetos, como cortinas, tapetes e enfeites. 

Ressarcimento

Uma das exigências dos contratos de aluguel é você entregar o imóvel conforme recebeu. Por isso, além de manter a casa ou apartamento como no início, você também fica responsável por garantir o bom estado da mobília. Não raras vezes, é preciso fazer o ressarcimento em caso de danos. 
 
Saiba quando vale a pena alugar um apartamento mobiliado - Freepik Saiba quando vale a pena alugar um apartamento mobiliado
 
 

O que observar antes de alugar apartamento mobiliado? 


Então, agora que você viu as vantagens e desvantagens de alugar apartamento mobiliado, coloque tudo na balança e veja o que é do seu agrado. 
Mas antes de assinar o contrato, você deve observar alguns detalhes, como os que você verá a seguir. 

Preços

Quando a mobília do apartamento é nova, é possível que você pague até 15% a mais no aluguel do que em um imóvel vazio. 
 
Por um lado, você reduzirá despesas na mudança e não precisará investir na aquisição de novos móveis. Além disso, geralmente você terá à disposição móveis planejados, que são mais bonitos e funcionais. 

Vistoria 

A vistoria de um imóvel disponível para locação é benéfica para o proprietário e para o inquilino. 

Afinal de contas, o local deve ser entregue nas mesmas condições ao final da locação. 

Por conta disso, o imóvel mobiliado merece uma atenção especial na hora da vistoria. Por consequência, avalie o estado de conservação da mobília, o abrir e fechar das portas dos armários e guarda-roupas, o deslizar das portas de correr, entre outros itens, como cor, riscos e ferrugens, fazendo um laudo completo antes da locação. 

Em suma, alugar apartamento mobiliado pode valer a pena sim, mas depende do seu perfil e das suas expectativas. 

Gostou das dicas?


Que tal continuar acompanhando as dicas do portal Lugar Certo? Oferecemos a você conteúdos gratuitos e úteis para o seu dia a dia. 

E se você estiver pensando mesmo em alugar um imóvel, leia o conteúdo especial sobre direitos e desafios dos inquilinos
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
26 de maio de 2023
25 de maio de 2023