Decoração

Imóvel alugado: saiba como decorar sua casa ou apartamento

É possível contar com uma decoração personalizada mesmo em imóveis alugados; por isso, converse com o proprietário e fique de olho no contrato

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/07/2021 10:30 / atualizado em 16/07/2021 11:41


Como decorar apartamento alugado - Freepik Como decorar apartamento alugado

Um dos maiores desafios quando se muda para um imóvel, é decorar um apartamento ou casa alugados. Isso porque existem diversas regras que devem ser seguidas e que podem tornar esta tarefa um pouco mais difícil. Porém, nada que não seja totalmente contornável.
 
Preparamos este artigo para te ajudar a deixar seu imóvel alugado com a sua cara.
 
Quando se trata de decorar apartamentos ou casas alugadas, é preciso se atentar a alguns pontos para que tudo saia conforme as suas vontades. Por exemplo, não é indicado que sejam feitos investimentos em objetos que você não poderá levar depois, quando o contrato de aluguel chegar ao fim.
 
Porém, seguindo alguns passos, é totalmente possível decorar sua casa ou apartamento e deixar sua personalidade embutida no ambiente enquanto você vive lá.

Quais regras devo seguir?


Na maioria das vezes, o que pode ou não ser feito no imóvel alugado está no contrato de locação. Entretanto, se você deseja fazer alguma modificação, por menor que seja, e ela não está estipulada no contrato, peça autorização ao dono do imóvel.
 
Decorar apartamentos ou casas alugadas exige jogo de cintura e, muitas vezes, o condomínio também impõe regras quanto às mudanças nos imóveis. Principalmente, quando se trata de obras que podem mexer na estrutura e afetar a segurança dos demais moradores.
 
Por isso, é sempre bom manter o diálogo com o proprietário e seguir o que foi pré-estabelecido.

O que fazer nas paredes?


As paredes são sempre um dos principais pontos quando se trata de decorar imóveis alugados. Muitas vezes, as cores usadas não transmitem a personalidade do locatário, mas com algumas modificações isso pode ser contornado. Por isso, veja algumas dicas. 

Use papel de parede

Esta é a maneira mais popular de deixar as paredes da sua casa com o seu jeito. O papel de parede pode ser aplicado de forma simples, sem danificar ou modificar a estrutura do imóvel e pode ser removido facilmente, caso necessário.

Personalize os azulejos

Muitas vezes os revestimentos do apartamento ou casa alugados são antigos e não agradam aos novos moradores. Porém, isso pode ser mudado. Personalize os azulejos com adesivos! No mercado atual, existem diversas marcas e modelos para esta finalidade.

Nichos e prateleiras

Além de ser uma ótima maneira de decorar a residência alugada, instalar nichos e prateleiras é fácil e ainda pode te auxiliar com a falta de espaço para guardar objetos.

Quadros decorativos

Um dos objetos que mais transmitem personalidade na decoração, são os quadros. Com alguns furinhos na parede, você pode mudar o visual da sua sala sem precisar reformar ou gastar muito dinheiro, fazendo você mesmo seu quadro decorativo.

Adesivos

Os adesivos são ótimas alternativas para mudar a aparência dos cômodos. Existem adesivos específicos para cada ambiente, na cozinha e no banheiro eles podem deixar os azulejos antigos com outra cara. Existem diversos modelos e cores diferentes e com certeza, um deles vai te agradar.

Parede lousa

Para os mais modernos, a parede lousa é uma ótima opção. Pode ser feita tanto com uma tinta especial quanto com um adesivo e fica linda. Você pode fazer desenhos ou escrever recados nesta parede e nem vai precisar gastar muito para decorar apartamento ou casa alugados.
 
Como decorar apartamento alugado - Freepik Como decorar apartamento alugado
 

Dê preferência a móveis prontos


A melhor opção para decorar um apartamento ou casa alugados é esquecer os móveis planejados. Além de serem um investimento, podem não ser compatíveis com sua próxima moradia. 
 
Atualmente, a variedade de lojas e fabricantes de móveis é muito grande, portanto é possível conseguir peças de qualidade e personalidade para decorar sua casa. 
 
As estantes e racks são ótimos exemplos destes móveis, além de ajudar a esconder alguma imperfeição na parede, servem para colocar objetos que deixarão sua casa com muito mais personalidade.

Invista em cortinas e tapetes


As cortinas e tapetes são objetos que você poderá levar, caso precise se mudar e são fáceis de trocar e instalar. Além de toda a praticidade, estes elementos deixam seu lar mais aconchegante e relaxante. 
 
Os tapetes podem ser usados nos quartos e na sala e são ótimos delimitadores de ambientes. Já as cortinas dão um charme a mais para a sala e servem como elementos decorativos.

Não se esqueça das plantas


Uma das maneiras mais práticas de decorar apartamento ou casa alugados é usando plantas. As plantas deixam o ambiente com mais vida e mais cor, são fáceis de encontrar e embelezam o espaço. 
 
Além do aconchego e conforto que proporcionam, as plantas podem ser usadas tanto em casas maiores quanto em apartamentos menores. Isso porque existe uma grande variedade de plantas, com tamanhos, cores e formatos que agradam a todos.
 
Viu só como algumas mudanças simples podem fazer toda a diferença na hora da decoração? Seu apartamento ou casa alugados podem sim ter sua personalidade, basta usar a criatividade.

Gostou do artigo?


Para ver mais dicas de decoração, tendências e organização, continue navegando pelo portal Lugar Certo. Tudo o que você procura, em um só lugar. E, caso seu imóvel seja antigo, leia como decorar um apartamento antigo.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023