Mercado imobiliário

Vale a pena alugar um apartamento mobiliado? Veja vantagens e desvantagens

O imóvel mobiliado é desejado por muitas pessoas devido à sua praticidade, mas também pode sair mais caro que um apartamento vazio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/08/2022 11:34 / atualizado em 01/08/2022 13:52


Se você estiver realmente interessado em alugar um apartamento mobiliado deve prestar atenção ao estado de conservação dos móveis. / Foto: Freepik - Se você estiver realmente interessado em alugar um apartamento mobiliado deve prestar atenção ao estado de conservação dos móveis. / Foto: Freepik

 
Alugar um apartamento mobiliado vem muito a calhar, não é mesmo? Afinal, você não precisa se preocupar com caminhão de mudança, gastos com montagem de móveis e decoração. No entanto, nem tudo é um mar de rosas. Por essa razão, antes de assinar o contrato verifique as vantagens e desvantagens. 

Segundo levantamento, um imóvel mobiliado sai, em média, 20% mais caro que um tradicional. No entanto, embora possa parecer caro, é importante considerar quanto você vai gastar se tiver que comprar os móveis e ainda pagar a montagem. 

Mas, no fundo, tudo vai depender do seu perfil. Se você está morando provisoriamente em uma cidade, o apartamento ou casa mobiliada cai como uma luva. Então, acompanhe as dicas deste conteúdo a seguir. 

Quais são as vantagens de alugar um apartamento mobiliado?

Vamos começar pelas vantagens de alugar um apartamento mobiliado. Afinal de contas, uma mudança de imóvel é tão desgastante que só de saber que você encontrará tudo arrumado já é um ponto positivo. Veja outros benefícios

Economia 

Se o locatário não tem móveis suficientes, ele acaba economizando ao alugar um imóvel mobiliado. 

Basta verificar que os móveis planejados têm um alto custo. Além disso, é possível dar “sorte” de alugar um apartamento com móveis de primeira linha. 
 
Portanto, você terá uma infraestrutura completa, com mais conforto e durabilidade da mobília. 

Praticidade 

Não é preciso se preocupar se a cama vai caber no quarto ou se haverá espaço de circulação entre a mesa de jantar e o aparador.
 
Com os móveis já instalados, está tudo pronto. Você só terá que se preocupar com a mudança dos objetos de uso pessoal e alguns itens de decoração para deixar seu apartamento personalizado. 

Afinal, nada impede que você mude as cortinas ou coloque porta-retratos no rack do apartamento, não é mesmo? 

Quais as desvantagens de alugar um apartamento mobiliado?

No entanto, como sempre existem os dois lados da mesma moeda, é bom verificar alguns detalhes importantes. 

Conservação dos móveis 

Se você estiver realmente interessado em alugar um apartamento mobiliado deve prestar atenção ao estado de conservação dos móveis. 

Verifique riscos, cupins, manchas e outros detalhes. Enfim, eles devem constar do contrato de locação. 

Isso porque se os imóveis estiverem desgastados e se o contrato omitir essas constatações, é possível que você tenha gastos extras ao entregar as chaves. 

Mais responsabilidade 

Certamente, o proprietário do imóvel irá cobrar mais responsabilidade no momento da assinatura do contrato. 

Isso porque você terá que entregar o imóvel e tudo o que tem dentro dele no mesmo estado em que recebeu. 

Por essa razão, se a mobília riscar ou manchar devido ao mau uso ou ao desgaste do tempo, você terá que assumir essa responsabilidade. 
 
Se o locatário não tem móveis suficientes, ele acaba economizando ao alugar um imóvel mobiliado. / Foto: Freepik - Se o locatário não tem móveis suficientes, ele acaba economizando ao alugar um imóvel mobiliado. / Foto: Freepik
 

Como entender suas necessidades na hora de escolher o imóvel ?

Se você vai morar sozinho ou com a família, é muito importante analisar as demandas do seu perfil antes de optar por locar um apartamento mobiliado. 

Portanto, se você tem móveis novos, mudar-se para um imóvel com mobílias não é interessante. 

Além disso, se você está mudando em uma cidade distante, por um período determinado, seja para trabalhar ou estudar, é mais prático alugar um apartamento mobiliado. 

No entanto, se desfazer dos próprios móveis só porque gostou mais da mobília do apartamento novo, pode ser um tiro no pé, pois após um certo tempo você terá que investir recursos em uma nova compra, caso venha a se mudar novamente. 

Como alugar um apartamento mobiliado?

Basicamente, a locação de um imóvel vazio e de um imóvel mobiliado não apresentam diferenças formais. 

Entretanto, é bom saber que os móveis existentes deverão constar do contrato de locação, bem como o seu estado. 

Sendo assim, é importante visitar o imóvel com uma testemunha. Se possível, também fotografe o estado dos móveis para evitar problemas futuros. 

Já decidiu se é mais interessante alugar um apartamento mobiliado? Analise e tome a decisão mais prática e econômica. 


Há ainda outras sugestões e inspirações no portal Lugar Certo sobre o mercado imobiliário, decoração, organização do lar e muito mais. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
03 de agosto de 2022
01 de agosto de 2022

No Lugar Certo você encontra o que procura