Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter06 de dezembro de 2010 - A segurança é a terceira maior preocupação do brasileiro de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada em agosto. O quesito perdeu apenas para saúde e educação. Entretanto, na hora de escolher um imóvel, muitas vezes o item é fator decisivo, pesando mais até do que localização e tamanho. Por isso, construtoras e incorporadoras investem cada vez mais em projetos que têm a segurança como diferencial.
Gestor de obras da Gran Viver Urbanismo, Luiz Fernando Crovariolli observa que as pessoas se preocupam com segurança na hora de investir para não ter de se importar com isso no dia a dia. Muitos procuram um lugar para viver tranquilamente, onde os filhos possam brincar ao ar livre sem a constante vigília de um adulto, comenta.
Para assegurar isso, muitos apostam na construção de muros altos, solução preferida pelos criminosos. Pelo menos é o que aponta a pesquisa realizada pela Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e que pode ser aplicada aos demais centros urbanos do país. O levantamento analisou o comportamento de 287 detentos, entre 2005 e 2007, condenados por crimes contra o patrimônio público.
Leia também: Exigência do consumidor e criminalidade induz compra de imóveis mais seguros
O estudo apontou os principais aspectos que levam um criminoso a escolher o local a ser assaltado. O resultado mostrou que casas com muros altos, que dificultam a visão do interior, ao contrário do que parecem são as preferidas, já que, uma vez invadidas, impedem que outros notem qualquer movimentação suspeita no interior do terreno.
Para evitar que isso ocorra, a Gran Viver Urbanismo é uma das empresas que aumentou os investimentos na área para oferecer empreendimentos que possibilitem o máximo de segurança possível aos moradores. Uma das apostas é o uso da cerca tipo concertina.
O produto foi colocado, por exemplo, no Gran Royalle Confins. Versão moderna do arame farpado, a cerca tipo concertina é fabricada em aço galvanizado, tem lâminas afiadas e não pode ser cortada com ferramentas comuns.
Confira: Impacto na construçãoSegundo ele, o uso da concertina é mais indicado porque, além de ter uma imagem que inibe a ação de bandidos, é de rápida manutenção. Cercas elétricas, câmeras de monitoramento externo e interno, controle de acesso de visitantes e rondas constantes são outros meios adotados pela Gran Viver para garantir segurança total em seus empreendimentos, aponta.
Mas o ideal é que esse recurso seja utilizado em conjunto com outros meios que coíbam a ação de criminosos. Por isso, para garantir ainda maior segurança, Luiz Crovariolli aponta outras ações. Sistemas de cancela com portão e catracas, utilizados para o controle de acesso e monitoramento interno e externo do condomínio, exemplifica.