Casal de americanos cria vila sustentável de casas na árvore na Costa Rica

Aldeia suspensa representa um novo modo de viver no mundo moderno

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/08/2012 13:53 / atualizado em 13/08/2012 14:31 Joana Gontijo /Lugar Certo
Divulgação

Uma viagem despretensiosa de férias transformou-se em um novo projeto de vida para um casal de americanos. Ao visitar a Costa Rica procurando bons locais para surfar, Mateo Hogan apaixonou-se pelo país e pediu à esposa Erica para ir com ele na próxima viagem. Antes procurando apenas um barraco para alugar, eles acabaram se tornando os criadores de uma aldeia de casas na árvore. Situada em uma floresta tropical com área total de 600 hectares, a vila trouxe ao casal uma perspectiva diferente sobre o habitar no mundo contemporâneo.


“Nós queríamos explorar a opção de encontrar um pequeno refúgio nos trópicos para escapar do marasmo do Colorado nas baixas temporadas. Um barraco de surf ou um bangalô na floresta”, explicam em seu site. A intenção inicial mudou de direção quando o casal encontrou um lote de terra que estava à venda.

Além da beleza deslumbrante da floresta, eles foram ainda mais atraídos pelo terreno já que sempre tiveram enraizados fortes princípios ambientais, uma vez que a área era apontada como potencial ponto de colheita e poderia compelir compradores menos preocupados a desmatar a vegetação. “Sentimos que aquela terra era sagrada e não poderia ser atingida. O terreno era maior do que pretendíamos comprar inicialmente, mas pensamos melhor e levamos em conta que existiam muitas árvores importantes no local. E se construíssemos casas na árvore?”, contam.

Mateo e Erica - Reprodução Mail Online Mateo e Erica
Mateo e Erica perceberam que eles poderiam arcar com o custo da propriedade de 62 hectares se convencessem amigos e parentes a também investir em construir suas próprias casas. As cabanas são diferentes do que as crianças costumam erguer nos quintais de suas casas. Muitas têm vários cômodos criados no topo de grandes árvores e outras são suspensas por altas palafitas. Todas as unidades são conectadas por pontes suspensas.

Batizada de Finca Bellavista, a aldeia hoje conta com 25 estruturas de moradia e se tornou uma proposta verdadeira de vida sustentável. As acomodações formam um autêntico centro comunitário, equipado com internet sem fio, um bar e um acampamento-base. Um sistema de abastecimento de água alimentado por gravidade com coleta própria permite que a água encanada alcance todos os residentes. Enquanto sérios problemas ambientais são previstos para os próximos anos, a vila é um exemplo de uma alternativa inteligente e eficiente contra um possível colapso.
Divulgação


Veja o vídeo:


Tags: casas,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Silgool - 16 de Agosto às 08:01
Todo homem que aprecia a natureza gostaria de dá uma de Tarzan e, se tiver umas Jannes por perto, melhor ainda. Este é o Tarzan conteporâneo, moderno, sempre excitado e preparado ao encontro amoroso sob as árvores. Ah, é bom fazer uso de repelentes contra moscas abusivas e aparentemente indecorosas.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023