Mansão na Espanha dialoga com o entorno e produz uma experiência única

Casa respeita e mantém grandes rochas naturais do terreno

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/04/2013 11:24 / atualizado em 04/04/2013 13:48 Joana Gontijo /Lugar Certo
Otto Medem Arquitectura/Divulgação

Localizada em uma região montanhosa próximo a Madri, na Espanha, esta construção foi planejada para estar em perfeita harmonia com o terreno e o entorno. Após uma longa busca nos arredores da cidade, os arquitetos da Otto Medem Arquitectura se encantaram com uma área que possui características especiais. Na encosta íngreme, emergiam grandes blocos de granito natural, descortinando a visão sobre a serra, qualidades que forneceram a inspiração para a composição da morada, e moldaram a concepção tanto dos espaços internos quanto externos.


Batizada de “El Viento”, a residência tem quase 840 m² de área construída, mantendo lugar na parte interna para as rochas do terreno, que entram em contraposição com o exterior geométrico e branco. Adaptado à topografia, o projeto toma forma fluente e exalta, em todos os cômodos, os melhores pontos de vista, respeitando a posição das formações geológicas existentes.

O que está ao redor acabou potencializando as qualidades arquitetônicas do imóvel e, explorando as várias estâncias da casa, novas e agradáveis sensações são reveladas. Um muro que envolve a habitação forma um acesso fechado que esconde a paisagem, deixando a surpresa para quando se está na parte de dentro. A visão para a paisagem começa a surgir logo em furos que integram a fachada, e a fazem adentrar na rotina dos moradores.

A partir da entrada, uma singela escada desce até um pórtico que dá acesso à casa, que é desenhada em três níveis diferentes. Passando pela entrada principal, chega-se a uma sala que, através de elementos verticais, concebe a distribuição surpreendente dos espaços. Ali, janelas altas e estreitas, voltadas para duas cachoeiras que habitam a encosta leste da montanha, valorizam a entrada de muita luz natural. O centro da morada está nesta sala, o ponto de partida para trazer à tona a arquitetura e o meio ambiente, onde o conjunto e a configuração dos cômodos se articulam em volumes distintos.

O salão de jantar, instalado sobre uma das grandes rochas de granito, concentra a maioria das atividades da casa. A pedra foi mantida intacta e se transformou em um elemento chave da proposta. Este salão é vivenciado com mais intensidade desde o ambiente externo, onde a rocha traça o trânsito entre o local de convivência e a piscina, esta orientada pelo sul e pelo oeste, gerando máximo aproveitamento. Pelo lado sul, o andar inferior do imóvel é conformado à inclinação do terreno e, no outro extremo, o nível superior parece flutuar sobre ela.

O planejamento arquitetônico desta mansão deixa entusiasmado quem a vive e experimenta. O morador ou o visitante não poderão ficar indiferentes ao sentimento que germina pela casa, em grande parte, devido ao respeito e à integração com a natureza ao redor.
Otto Medem Arquitectura/Divulgação

Tags: arquitetura,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023