Um artista norte-americano criou uma série de obras que busca inspiração em diferentes paisagens urbanas para formar interessantes esculturas em madeira. As cidades se desenham em formatos inusitados, passando por rodas, esferas, quadros e outros modelos que lembram maquetes arquitetônicas mas que, na verdade, são belas peças artísticas.
James McNabb, nascido em New Jersey, buscou a ideia para o trabalho a partir dos horizontes de Manhattan. A grande habilidade que já tinha como carpinteiro se juntou às memórias da infância para fazer surgir o projeto, intitulado The City Series. O conjunto de esculturas foi produzido com uma serra de fita e madeira de demolição e ilustra, como descreve o autor, a experiência de “um carpinteiro em viagem ao subúrbios da cidade”.
Lançada há menos de um ano, a série começou a ser planejada enquanto McNabb cursava o mestrado na Universidade de Indiana, na Pensilvânia. Atualmente, as obras incluem um horizonte, uma esfera, uma mesa e uma roda. Mesmo que remetam a cenários que existem no mundo real, o artista conta que as peças foram concebidas através de uma “seleção deliberada, para que não fossem muito reconhecíveis. Não faço maquetes de arquitetura, em si”, salienta.
Com o projeto, James McNabb pretende demonstrar suas impressões acerca do clima geral de competitividade e a “promessa de êxito” das cidades contemporâneas. “Isto é algo como a minha maneira de tomar controle da situação“, explica. Por dez dólares, há também a possibilidade do espectador romper um pedaço da obra e levar uma parte da cidade para casa.