A reforma de uma garagem pouco usada em uma casa na Itália a transformou em um refúgio ideal para sair do mundo real e adentrar um espaço de bem-estar e relaxamento. Criando uma verdadeira caixa verde, como foi nomeada, os arquitetos encobriram a construção com uma rica vegetação que a forneceu as características de um peculiar e belo jardim.
O projeto é dos profissionais do escritório Act Romegialli. A estrutura foi envolvida por uma grelha de metal galvanizado onde, sobre ela, foram firmadas as plantas. A escolha pelas espécies valorizou, predominantemente, exemplares chamados de caducifólias, que são plantas cujas folhas costumam cair. Por baixo, no eixo que sustenta a morada, estão outros tipos de plantio: herbáceas perenes, anuais e bulbosas, assegurando que as flores apareçam durante o ano inteiro.
A casinha antes funcionava como o local para abrigar os veículos de uma família no terreno de um imóvel de veraneio, e não era um espaço muito significativo para os usuários. Agora, se compõe como um delicioso reduto natural incrustado na floresta dos Alpes Raethian. Percorrendo a propriedade, é possível perceber que a paisagem original, em algumas partes, manteve a natureza selvagem, em outras recebeu jardins, floridos ou não e, em pontos diferentes, preservou as rochas já existentes pelo solo.
No interior, a singela construção conta com um ambiente reservado para alocar os instrumentos de jardinagem, hábito pelo qual o proprietário é um entusiasta. Há também, por dentro, um espaço para cozinhar e uma área de convívio.
Rusticidade e simplicidade são os pontos altos em relação aos materiais especificados na proposta. Na cozinha e nas janelas, o aço galvanizado surge como o ator principal e, nos pisos e portas, destaque para as pranchas de pinheiro-larício.
Desprentensiosa e sem muita sofisticação em termos de arquitetura e decoração, a pequena edificação é um bom esconderijo para esquecer dos problemas diários e, em uma atmosfera encantadora, ficar em sintonia com a natureza – o que, por si só, já é um luxo especial.