Casa portátil pode ser levada de caminhão e instalada onde o cliente desejar

Estrutura de quase 27 m² demanda menos de um dia para ser montada e é sinal de corrente atual que mostra novo conceito para o habitar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/09/2013 09:19 / atualizado em 27/09/2013 10:03 Joana Gontijo /Lugar Certo
Abaton/Divulgação

Uma tendência atual que pode ser observada em muitos locais do mundo tem levado várias pessoas a abandonar suas habitações convencionais para viver em casas móveis, menores, até sobre rodas ou dentro de contêineres, mas que incluem todas as comodidades modernas, além de aparatos ecológicos. Em diversos países, é possível conhecer projetos neste sentido e histórias de gente que largou o emprego na grande cidade para ter uma relação de autossuficiência com o morar. A busca cada vez maior pela conexão com a natureza leva ao abandono da opulência do dinheiro, do luxo e do consumismo, tão recorrentes na rotina contemporânea, para chegar à valorização de uma experiência mais simples e próxima da essência do ser humano.

Veja fotos da casa transportável ÁPH80!

Uma pequena casa criada pelo estúdio de arquitetura espanhol Abaton segue este conceito. Portátil, a estrutura pode ser transportada por caminhões, instalada onde for o desejado, e montada em menos de 24 horas. Mesmo que pareça, por fora, um galpão de concreto, a Portable Home ÁPH80 revela-se para lá de confortável quando se vê o interior.

Com área de 26,94 m² e 3,35 metros de altura, a casinha, quando é carregada na parte de trás de caminhões, parece, antes, uma construção de metal cinzenta e muito perto do normal. Depois de alocada, as paredes iniciais saem para sobressair acomodações aconchegantes que incluem sala de estar, ambiente completo de banho (à direita da sala), cozinha e quarto de casal (à esquerda).
Abaton/Divulgação

O abrigo, quase inteiramente fabricado com materiais recicláveis, é ideal para comportar duas pessoas e pode ser colocado onde o cliente quiser. Em entrevista à revista online Urdesign.it, os arquitetos responsáveis pelo projeto disseram que, embora seja de tamanho reduzido, o desenho da casa é resultado de muita pesquisa para permitir que os diferentes espaços sejam reconhecíveis e distinguidos um do outro.
Abaton/Divulgação

O imóvel transportável leva menos de seis semanas para ser fabricado, e menos de um dia para montar. O mobiliário é todo fornecido pela empresa de design Batavia, e inclui prateleiras embutidas e armários de armazenamento, além de sofá, poltrona, mesas de centro, laterais, tapete e pufe, que conversam com os adornos muito bem colocados, em tom clean.
Abaton/Divulgação

Embora os painéis de cimento exteriores sejam em um cinza sombrio, as superfícies interiores são feitas de madeira clara lisa, que os arquitetos ainda dizem ser hipoalergênica. Quando o painel frontal de cimento é removido na hora da instalação, a sala de estar se abre à paisagem pelo generoso pano de vidro, que fornece boa quantidade de iluminação natural e faz a estrutura se integrar ainda mais ao entorno.
Abaton/Divulgação

Tags: arquitetura

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Teo - 27 de Setembro às 12:15
Se a moda pega, a bandidagem vai deitar e rolar pela falta de segurança.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023