Na pequena ilha de Elliðaey, ao sul da Islândia, está um imóvel que tem intrigado pessoas de diferentes lugares que se ligam na internet. Esta é a casa considerada como a mais isolada do mundo. As imagens que rodam na web chamam atenção porque a singela morada fica em um local completamente improvável, longe de qualquer sinal de civilização. Afinal, quem desejaria viver no meio do nada, sobre uma rocha sem barreiras para o vento, sem árvores e sem ninguém por perto?
Na realidade, a construção foi erguida por caçadores especializados em capturar papagaios-do-mar, atividade muito comum naquele país, como um alojamento. Em tempos passados, uma comunidade de cinco famílias habitava a ilha, sobrevivendo da criação de gado, da pesca e da caça dos papagaios-do-mar. Mais tarde, os moradores constataram que aquele ponto não era propício para a pesca e o gado, então abandonaram o local. A Associação de Caça de Elliðaey, somente na década de 1950, instalou o alojamento que ainda hoje é utilizado.
A estalagem também é conhecida como a casa de Bjork, já que muitas vezes é confundida com a vivenda que a cantora e compositora islandesa recebeu de presente do governo, em gratidão por ela ter levado reconhecimento internacional à Islândia. A verdade é que a artista possui mesmo uma “casa ilha” a oeste do país, o que justifica a dúvida, mas essa é outra história.