Novas tecnologias

Corretores de imóveis devem se adaptar ao mundo digital para se manter no mercado

O corretor imobiliário precisa ter diferencial no atendimento, conhecer bem o cenário econômico e postura para transmitir segurança ao se relacionar com o cliente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/08/2014 15:12 / atualizado em 07/08/2014 15:21 Silas Scalioni /Estado de Minas
Reprodução/Internet/corretortech.com.br
Os tempos mudaram. E a forma de procurar um imóvel também. Com a ajuda da tecnologia, essa busca ficou bem mais fácil. Com uma rápida pesquisa na internet, utilizando um simples smartphone, podem-se encontrar diversas opções de imóveis. E elas podem vir com fotos, informações de preço, valor aproximado de condomínio etc. Também pelas redes sociais é possível visualizar detalhes sobre apartamentos, casas, salas comerciais e acessar informações sobre tais imóveis. Ciente dessa nova realidade, os próprios corretores já criam suas páginas para facilitar o relacionamento com o cliente.

Recente pesquisa, realizada por um portal de imóveis, mostra que, nos últimos cinco anos, a busca por um bem via internet aumentou de 3% para 10%. Isso indica que a web e as redes sociais estão se tornando importantes fontes de informações para quem quer adquirir um imóvel. “Hoje, 99% dos clientes vêm a nós depois de passar por uma situação on-line, com todas as informações já checadas. Antes, o cliente não tinha acesso a quase nada, mas, atualmente, consegue saber detalhes significativos para ele, desde a localização do imóvel a simulações de financiamentos”, afirma Fabiano Neaime, diretor da Qualitty Imóveis, imobiliária paulistana com atuação no mercado nacional e no exterior.


Para José De Filippo Neto, presidente da Célula BH da Rede Netimóveis, os profissionais hoje vendem informações - Mateus Baranowski/Divulgação Para José De Filippo Neto, presidente da Célula BH da Rede Netimóveis, os profissionais hoje vendem informações
Diante desses novos tempos tecnológicos, como os profissionais do mercado imobiliário devem agir? Para o presidente da Célula BH da Rede Netimóveis, José De Filippo Neto, os corretores não mais vendem imóveis, e sim, informações. “Vivemos na era da informação on-line, em que ninguém tem tempo a perder. É importante que o consumidor esteja atento para saber identificar onde obterá as informações mais completas, atualizadas e, portanto, mais confiáveis. E o corretor precisa estar tecnologicamente preparado para oferecer isso”, diz. Ele revela que 70% do seu público chega à empresa por meio do netimoveis.com, muito pelo fato de os imóveis serem expostos com descrições detalhadas e com fotos. “Assim sendo, tanto o cliente quanto o corretor têm condições de refinar a busca pelo imóvel pretendido, tornando as pesquisas mais assertivas.”

DIRECIONAMENTO

Fabiano Neaime salienta que o corretor precisa ter um diferencial no atendimento, conhecer bem o mercado e postura para transmitir segurança ao cliente. “Nem sempre os consumidores têm todas as informações corretas nas mãos. Torna-se importante ao profissional conhecer o assunto com profundidade, pois as ferramentas tecnológicas ajudam a direcionar o cliente, mas também podem atrapalhar e confundi-lo. Uma foto mal tirada, por exemplo, pode deixar o cliente inseguro”, completa.

O uso correto da tecnologia, segundo José De Filippo, proporcionou ainda à Netimóveis a possibilidade de fomentar e aumentar o número de negócios entre as empresas credenciadas da rede. Isso graças ao compartilhamento on-line das carteiras de imóveis, cuja integração é realizada por um sistema exclusivo, desenvolvido pela própria rede imobiliária.

• Bom profissional

Para quem pretende seguir carreira ou melhorar seu desempenho profissional, é necessário, segundo especialistas, investir em treinamento e buscar informações. Adquirir produtos tecnológicos, como notebooks, smartphones, tablets e câmeras digitais também é importante. Veja a seguir algumas dicas:

» Encare a corretagem de imóveis como uma profissão que precisa de atualização, dedicação e investimentos em formação, seja ela especializada ou em atendimento ao cliente.
» Mantenha uma postura séria, ética e passe segurança ao cliente, tanto na compra quanto na locação.
» Entenda as necessidades dos clientes, assim como seu perfil. O que é bom para um, pode não ser para outro.
» Faça da tecnologia uma aliada. Invista em bons equipamentos e tome cuidado na hora de fotografar os ambientes. Uma foto mal tirada, desfocada e poluída pode desinteressar o cliente.
» Levante as informações sobre o cliente, como o melhor horário para uma ligação, visita ou mesmo para um bate-papo. Evite excesso de ligações em horários inadequados.
» Quando possível, tente contato com o cliente via e-mail, para passar mais detalhes sobre os imóveis, como fotos e plantas. Às vezes, o contato on-line pode ser mais eficaz e rápido no dia a dia.

Fonte: Qualitty Imóveis

Tags: tecnologia

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marcos - 09 de Agosto às 08:57
Cargo em extinção, para os ultimos desavisados o brasil entrou numa recessao economica e nao existe mais credito imobiliario para negociar imoveis, o mecado esta mais congelado que o frio do sul.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023