Automação

Casa inteligente transcende filmes de ficção científica e atrai brasileiros

Programar a temperatura do ar-condicionado e fechar cortinas automaticamente deixa de ser fazer parte do cinema para se tornar realidade nos lares brasileiros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/12/2015 16:10 / atualizado em 09/12/2015 16:34 CorreioWeb /Lugar Certo

Há alguns anos era difícil imaginar uma casa automatizada, inteligente e que tornasse o dia a dia mais prático e simples. Somente a ficção científica era capaz de idealizar um apartamento ou casa com funções eficazes como acender a luz a distância, fechar as cortinas, controlar a temperatura e visualizar câmeras internas, por exemplo. Mas o que era parte apenas dos filmes de ficção tem se tornando realidade em várias partes do mundo.

 

Omnihouse/Divulgação


Os brasileiros estão mais interessados em tecnologias para controlar a casa pela internet. De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria GfK, 90% dos brasileiros já têm consciência do que é uma casa inteligente e outros 57% acreditam que nos próximos anos, a automação residencial terá um forte impacto em suas vidas. No entanto, o número de residências que contam com tecnologias de controle ainda é pequeno: 300 mil dentro os 63 milhões de lares no Brasil, segundo dados do IBGE.

Especialistas acreditam que a automação residencial é uma realidade no país e que vai ganhar ainda mais força nos próximos anos, principalmente se pensarmos que cada vez mais as construtoras precisam oferecer imóveis diferenciados para conquistar clientes mais exigentes. O ingresso de jovens na vida adulta com possibilidade de compra também favorece um cenário mais tecnológico para o mercado.

Atualmente, comprar um apartamento inteligente ainda custa caro. A opção mais barata, -um imóvel sem paredes no estilo loft – tem preço entre R$ 500 mil e R$ 700 mil.

Confira cinco dicas para a automação residencial

1) Pesquisa e planejamento:
é essencial pesquisar bem as opções no mercado, para fechar negócio como uma empresa especialista em automação residencial e com bom custo-benefício. Com isso, o planejamento em sua casa ou apartamento será personalizado e adequado às suas necessidades.

2) Integração de sistemas: opte por um sistema de automação residencial que integre todos os dispositivos de sua casa em uma interface amigável. Quando mais aberto é um sistema de automação, mais integrado ele pode ser e também mais fácil de usar no dia a dia.

3) Acesso remoto: um bom sistema de automação residencial permite que você controle os dispositivos de sua casa ou apartamento sem estar no local. O acesso remoto possibilita que você apague luzes, verifique câmeras de segurança, entre outras funções, através de sua smartphone e tablet.

4) Tecnologia sem fio: é importante contar com um sistema de automação residencial que utilize tecnologia sem fio para integração dos dispositivos com o software, pois assim você economizará em espaço e não precisará fazer qualquer alteração estrutural na residencial.

5) Atualizações: para garantir o bom funcionamento do sistema de automação residencial é fundamental atualizar o software conforme orientação da empresa responsável. Verifique com atenção se todos os dispositivos permitem atualizações periódicas.

 

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023