Bairros de BH

Colégio Batista passa por expansão residencial

Bairro na Região Leste de BH é tipicamente residencial e atrai moradores pela localização próxima ao Centro da cidade e uma boa infraestrutura

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/01/2016 08:00 / atualizado em 04/01/2016 20:19 Gustavo Perucci /Estado de Minas

Porta de entrada da Região Leste para quem vem do Centro, o bairro abriga o começo da Avenida Cristiano Machado - Jair Amaral/EM/D.A Press Porta de entrada da Região Leste para quem vem do Centro, o bairro abriga o começo da Avenida Cristiano Machado
Boa parte de suas ruas foram batizadas com nomes de cidades do interior de Minas Gerais, mas o que essas vias carregam é parte da história da capital. Como seu vizinho mais famoso, o Bairro Floresta, o início da ocupação do Colégio Batista, na Região Leste, é ligado à classe operária que construiu Belo Horizonte. A área fazia parte da 6ª Seção Suburbana, prevista no projeto da cidade. Foi uma das primeiras áreas fora da Avenida do Contorno a receber moradores.

A proximidade com o Centro da cidade é a principal razão de os trabalhadores que ajudaram a erguer BH optar por bairros como Lagoinha, Santa Tereza e Santa Efigênia. Além disso, outras duas situações impulsionaram a ocupação do Colégio Batista. O crescimento populacional do Floresta e a chegada da instituição de ensino que o batizou.

Próximo de completar 100 anos de existência, o Colégio Batista Mineiro foi fundado em 1º de março de 1918. Da primeira turma de 13 alunos do Colégio Americano Batista às várias unidades do hoje Sistema Batista Mineiro de Educação, a instituição de ensino se tornou referência e uma das mais tradicionais da cidade. Antes ocupando uma casa na Rua Tupinambás, no Centro de BH, em 1920 se mudou para a Região Leste.

O terreno adquirido para as novas instalações do colégio ficava entre as ruas Pouso Alegre e Jacuí. A história da região com a instituição de ensino é tão ligada que algumas vias só surgiram depois que o colégio vendeu parte de sua área.

Colégio Batista tem ruas tranquilas, praças e prédios com bom acabamento  - Jair Amaral/EM/D.A Press Colégio Batista tem ruas tranquilas, praças e prédios com bom acabamento
Hoje, o bairro tem infraestrutura completa. Algumas vias bastante movimentadas concentram os pontos comerciais, caso das ruas Jacuí e Ponte Nova. São padarias, supermercados, açougues, drogarias, postos de combustível, agências bancárias, colégios públicos e particulares e boa oferta de linhas de ônibus. No mais, o Colégio Batista tem ruas tranquilas, muitas casas e prédios pequenos, praças bem cuidadas e um jeito de uma BH de antigamente. “É um bairro tipicamente residencial, bem familiar. Conta com muitos moradores antigos, de famílias que gostam e são acostumadas com a região, que criaram seus filhos lá. Também tem muitas pessoas vindas do interior. Mesmo assim, tem uma infraestrutura que permite aos moradores resolverem pendências do dia a dia sem precisar se deslocar para outros bairros ou o Centro da cidade”, descreve Edmilson Oliveira, diretor da Imotec Corretora.

Praça pacata do bairro Colégio Batista - Praça pacata do bairro Colégio Batista
EMPREENDIMENTOS O empresário conta ainda que, com a expansão imobiliária dos últimos anos no país, a cara do Colégio Batista mudou um pouco, preservando, ainda, a típica tranquilidade de suas ruas. “Mudou muito, com alguns empreendimentos com acabamento de alto nível, tipo Zona Sul. Além das casas, cada vez mais temos boas opções de apartamentos no bairro”, completa. Uma de suas principais características, responsável por atrair pessoas interessadas e investidores, é a ótima localização. “A proximidade com o Centro, a Região Centro-Sul como um todo, é uma grande vantagem. Existem vários acessos ao bairro, como as avenidas Cristiano Machado, Contorno e Silviano Brandão”, conclui.

Porta de entrada da Região Leste para quem vem do Centro, o bairro abriga parte do Viaduto Leste do Complexo da Lagoinha e o começo da Avenida Cristiano Machado, uma das mais movimentadas da cidade. Os túneis Prefeito Souza Lima (sentido Centro) e Presidente Tancredo Neves (sentido bairro), mais conhecidos como Túnel da Lagoinha, marcam o limite entre o Colégio Batista e o Centro. Seu único vizinho na Região Leste é o Floresta. Na Nordeste, se encontra com o Bairro da Graça e o Concórdia; na Noroeste, com o Lagoinha.

Colégio Santa Maria, na Rua Pouso Alegre - Jair Amaral/EM/D.A Press Colégio Santa Maria, na Rua Pouso Alegre
Na parte de cima da entrada dos túneis fica a Praça Boca do Túnel. De um lugar degradado, ponto de consumo de drogas, a área foi revitalizada pela prefeitura em 2014. E quem agradece é a população do bairro, que ganhou mais uma opção de lazer ao ar livre. Foram disponibilizados playground, academia a céu aberto, pistas de skate e caminhada e até um anfiteatro. A iluminação foi readequada, assim como o projeto paisagístico.

CASA DOS BONECOS O Colégio Batista é casa de uma das atrações culturais mais legais de Belo Horizonte. Na Rua Varginha, 245, fica o Museu do Giramundo, maior acervo de teatro de bonecos das Américas. Criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu, o grupo ganhou o mundo sempre explorando temas da cultura brasileira. Além dos bonecos de mais de 40 montagens, o museu tem desenhos e projetos originais e fotografias que contam a história do Giramundo. Abertode segunda a sexta-feira, as visitas devem ser agendadas com antecedência, por telefone ou e-mail. Mais informações no site www.giramundo.org ou (31) 3446-0686.

RAIO-X

 

LOCALIZAÇÃO
» Região Leste

ORIGEM DO BAIRRO
» O bairro foi batizado em referência ao Colégio Batista Mineiro, que, desde a década de 1920, está na região

PRINCIPAIS VIAS
» Avenida Cristiano Machado
» Rua Pitangui
» Rua Jacuí
» Rua Ponte Nova
» Rua Pouso Alegre
» Rua Célio de Castro

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS
» Colégio Batista Mineiro
» Praça Professor Alberto Mazzoni
» Museu Giramundo
» Praça João Balbino
» Praça Boca do Túnel
» Túnel da Lagoinha
» Paróquia São Pedro Apóstolo

PRINCIPAIS LINHAS DE ÔNIBUS
» 1502 (Vista Alegre/Guarani)
» 1509 (Califórnia/Tupi)
» 1510 (Madre Gertrudes/Providência)
» 4501 (Califórnia II/São Paulo)
» 5506A (Ribeiro de Abreu)
» 8102 (União/Carmo-Sion)
» 8103 (Nova Floresta/Santa Lúcia)
» 8106 (Santa Cruz/BH Shopping – via Belvedere)
» 8107 (Concórdia/São Pedro)
» 8108 (Cidade Nova/Savassi)
» 8150 (União/Serra)
» 8205 (Maria Goretti/Nova Granada – via Alto Barroca)

Tags: Belo Horizonte região leste Colégio Batista Bairros de BH

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023