Unida com a sala

Varanda é um ótimo ambiente para festejar

Ambiente curinga para as comemorações, varanda exige regras para tudo dar certo. Aprenda dicas de como decorar e aproveitar o espaço arejado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/02/2016 08:00 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Projeto da arquiteta Carmen Calixto integrou os espaços da sala e da varanda 
 - Henrique Queiroga/Divulgação Projeto da arquiteta Carmen Calixto integrou os espaços da sala e da varanda
Quem não quer uma varanda para chamar de sua, não é mesmo? Para as festas em dias quentes, esse ambiente é um curinga para enfrentar o verão abafado. Espaçosa ou não, ela se torna o lugar onde todos querem ficar para fugir do calor e sentir a brisa (se tiver sorte!). Não importa o tamanho, ela será a parte charmosa da sua comemoração. Seja uma pequena reunião de amigos ou uma noite/dia badalados.

A arquiteta Carmen Calixto destaca que a varanda é um ótimo ambiente para festejar, superagradável e arejado. No entanto, como não acomoda todas as pessoas, o importante é integrar os itens da decoração. Ou seja, o projeto da sala precisa casar com o da varanda, elas têm de conversar. O importante é não abrir mão do conforto.

Para unir os espaços, Carmen diz que a iluminação é um ótimo elemento para enfeitar os dois ambientes. Mas em vez de usá-la do modo tradicional, uma ideia é distribuí-la, seja em volta de uma gaiola ou usando velas para criar um efeito lindo. “Escolha as maiores e as coloque no chão. Uma iluminação mais indireta e cênica também ajuda a dar a cara de festa.” O clima intimista agrada a qualquer comemoração noturna.

Para transformar uma varanda em espaço para festas, Carmen lembra que temos de apostar em uma decoração mais despojada, capaz de deixar os convidados mais à vontade. Nas varandas gourmet, ela enfatiza que tudo fica mais fácil. “Podemos apostar em eletrodomésticos que ajudam na hora da festa, como adegas climatizadas, frigobares e cervejeiras. Arranjos de flores frescas também ajudam a criar uma ambiência agradável.”

Neste espaço gourmet, Carmen Calixto apostou numa decoração mais despojada - Rodrigo Marcandier/Divulgação
Neste espaço gourmet, Carmen Calixto apostou numa decoração mais despojada
Conforme a arquiteta, o importante é integrar os espaços. Dependendo da festa, Carmen diz que é legal pensar em um tema. Se for o dourado, invista nele na casa toda, não misture demais para não ficar cafona. “Não exagere, senão vai correr o risco de ofuscar sua casa. A decoração, seja para um aniversário, festa temática, Natal ou réveillon, é para acrescentar, entrar como um detalhe, e não para deixar sua casa com cara de loja”, ressalta.

VISTA Já Adriana Morávia, arquiteta e designer de interiores, que trabalha ao lado de Alessandra Morávia no escritório Morávia Arquitetura & Interiores, exalta a varanda porque na maioria das vezes ela é sinônimo de uma bela vista, o que torna o ambiente ainda mais agradável. No entanto, ela avisa que ao levar os convidados para o espaço é fundamental priorizar a circulação das pessoas, tirando alguns móveis como cadeira, pufes e bancos para proporcionar conforto e aconchego.

Outra dica de Adriana para tornar a varanda mais especial é disponibilizar móveis funcionais, já que o tamanho é mais reduzido. “Uma mesa volante de apoio, um aparador para dispor as bebidas. Enfim, é preciso pensar em tudo que não comprometa o clima da festa.” Para ela, velas com castiçais, almofadas e futons coloridos são bem-vindos. Para quem adora plantas, a arquiteta lembra que, se tiver vasos espalhados ocupando o espaço, é melhor levá-los para outro lugar. Lembre-se, deixar a circulação livre é importante. Para aproveitar a varanda, Adriana lembra que tudo precisa ser montado de forma prática, com os convidados tendo liberdade tanto de servir como de ir e vir da sala para a varanda.

Projeto da arquiteta Adriana Morávia prioriza a circulação de pessoas no ambiente - Osvaldo Castro/Divulgação Projeto da arquiteta Adriana Morávia prioriza a circulação de pessoas no ambiente
Adriana reforça que as pessoas hoje em dia têm buscado cada vez mais se aperfeiçoar na gastronomia e, consequentemente, querem demonstrar suas habilidades aos amigos e familiares criando encontro e festas na própria residência. Algo bem informal e descontraído. Como reflexo desse costume surgem as varandas como uma opção arejada e descontraída para esses eventos. “Se a varanda for um pouco generosa em termos de tamanho, é possível ter nesse espaço uma bancada para preparar alimentos e fogão cooktop esculpido na bancada, que facilitará o serviço de cocção do dono da morada. Mesmo se a varanda for pequena é possível ter espaço para cuba e eletrodomésticos portáteis, como o cooktop elétrico, que pode ser guardado depois do uso. Geladeira e cervejeira, algo muito solicitado nesse tipo de projeto atualmente, também não podem faltar.”

Quanto aos móveis, Adriana lembra que é muito importante não colocar muita coisa nesse espaço, privilegiando os espaços livres. “Móveis versáteis, como pufe e banquinhos que podem ser usados como mesa, também são sempre bem-vindos. Para decorar o espaço, almofadas coloridas, velas dispostas em lanternas, flores e jardim vertical deixam o espaço bem agradável para as visitas”, afirma.

PARA TER PERSONALIDADE

É legal garantir o conforto e aconchego com peças e detalhes escolhidos criteriosamente:

1) Uso de pallets
2) Rede
3) Cadeiras estilosas com design e
material diferente
4) Piso em deque de madeira
5) Jardim vertical
6) Banco de madeira
7) Pergolado
8) Móveis em madeira de demolição
9) Adega e home-bar
10) Jacuzzi e churrasqueira
11) Cobogó
12) Balanço é possível. Um mobiliário
diferente, inusitado e que pode assumir lugar do sofá ou da cadeira

Tags: varanda projeto sala festa unidas unificadas verão espaço

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023