Dicas de imovéis

Vistoria de apartamento: 10 dicas para quem vai receber um novo imóvel

Confira 10 dicas para fazer vistoria de apartamento novo e evitar dores de cabeça

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/12/2020 14:21 / atualizado em 22/12/2020 14:56


Freepik

 
Chegou a hora de pegar as chaves do novo apartamento, mas antes é preciso fazer a vistoria do imóvel junto com a construtora para ver se todos os itens estão em ordem. Segundo Atilo Watanabe, gerente geral de obras de uma construtora, muitos clientes ficam empolgados com a entrega do apartamento e acabam não olhando os principais pontos que precisam ser checados. Isso pode acabar ocasionando vários problemas futuros e, para evitar, trouxemos dez dicas que trazem itens que merecem atenção na hora da vistoria de apartamento. 
 

Veja as 10 dicas para quem vai receber o novo imóvel:

 

1. Vistoria 

 

A primeira dica que Atilo dá é de fazer o agendamento da vistoria em um dia tranquilo, para que seja feita de forma criteriosa. Muitas vezes os clientes se deixam envolver pela emoção e deixam de lado um olhar mais crítico para correções e ajustes que devem ser realizados. Vale a pena chamar algum conhecido para acompanhar ou, até mesmo, uma empresa especializada neste tipo de serviço.
 

2. Tenha o Memorial Descritivo em Mãos 

 
É preciso levar consigo o memorial descritivo, assim o cliente consegue, na vistoria, checar se todos os materiais aplicados seguiram as especificações. Atilo também reforça que  vale a pena levar folders e materiais promocionais como material de apoio. 
 

3. Esquadrias alumínio/madeira 

 
É necessário fazer uma avaliação visual detalhada das janelas e portas, para verificar se não há danos, como arranhões e pinturas danificadas. Durante a vistoria, não deixe de testar o funcionamento, abrindo-as e fechando-as e exija a entrega de todas as chaves. Sobre os possíveis vazamentos nas esquadrilhas, uma dica é  fechar todas as venezianas deixando o cômodo escuro e verificar se há algum ponto de luz que passa com maior intensidade, que pode comprometer a vedação do conjunto e no futuro gerar algum vazamento em época de chuvas. 
 

4. Instalações Elétricas 

 
Geralmente não há como serem testadas, pois o medidor de energia ainda não está instalado. O gerente de obras afirma que neste caso, é importante deixar claro no relatório de check-list da construtora que as instalações elétricas não foram verificadas porque a energia ainda não estava funcionando.
 

5. Instalações Hidráulicas 

 
Ao entrar no apartamento, ligue todas as torneiras e deixe a água sair por cerca de dois minutos para verificar se não existem vazamentos nos sifões. Já nas descargas das bacias sanitárias, acione-as e veja se a vazão d'água é satisfatória, repetindo o acionamento na sequência por mais uma vez para ter certeza do bom funcionamento.
 

6. Revestimentos cerâmicos e Rejuntes 

 
Avalie visualmente se não existem peças danificadas, com trincas, rachaduras ou manchas, checando se estão bem assentadas, sem desníveis ou descontinuidade, e se não existem peças com tonalidades diferentes. Uma dica é dar atenção redobrada nas bordas dos ralos, durante a vistoria, por ser um local de muito contato com a água.
 

7. Contrapiso 

 
Segundo Atilo Watanabe, além da avaliação visual, para testar o contra piso, basta bater com o cabo da vassoura na cerâmica para ver se existe algum ‘ponto com som cavo’, onde a cerâmica ou o contra piso podem perder a aderência com o substrato, provocando futuramente o descolamento das peças e, no caso do revestimento cerâmico, ficando mais frágil a impactos mecânicos.
 

8. Pintura 

 
Verifique visualmente a planicidade das paredes, se não existem pontos que formam sombras. Caso existam falhas na pintura, como manchas, deve ser solicitada a correção. “E para lembrar onde eram os pontos de correção, fotografe e anote no check-list”, reforça.
 

9. Vaga de Garagem/ Escaninho 

 
Verifique com o auxílio de uma trena as medidas da sua vaga de garagem. “Boa parte dos clientes não fazem a checagem da vaga, nem do escaninho, mas é importante verificar se as medidas estão dentro do que foi adquirido”, afirma o Gerente Geral de Obras da Construtora Bambuí.
 

10. Check-List 

 
Finalizada a vistoria, verifique no check-list se todas as solicitações foram anotadas, tire uma foto para ter uma cópia e lembre-se de usá-la como roteiro para quando for fazer a nova vistoria do apartamento - melhor do que contar apenas com a memória.
 
E no caso dos apartamentos que foram personalizados durante a construção, o executivo sugere que a arquiteta responsável pelo processo também acompanhe a vistoria para verificar se todas as mudanças foram feitas conforme o planejado.
 
Gostou das dicas? Para conferir mais dicas como essas, continue acompanhando nossas publicações aqui no Lugar Certo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023