Treino

Atividade física: como montar uma academia em casa sem ter dinheiro

Com planejamento e dedicação, é possível manter as atividades físicas em casa enquanto não houver condições para voltar para a academia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/01/2021 13:20 / atualizado em 22/01/2021 14:20


Freepik
 
Seja devido às restrições da pandemia da Covid-19 ou em razão do dinheiro mais curto, o brasileiro se afastou das academias nos últimos tempos. Mas isso não é desculpa para deixar de treinar. Ter uma academia em casa é mais fácil do que parece. Portanto, acompanhe as dicas deste artigo. 

Com as medidas de isolamento social, as academias de musculação ficaram alguns meses fechadas. Assim, as pessoas tiveram que se adaptar. Alguns, infelizmente, abandonaram os exercícios. 

Qual é a importância de manter os exercícios físicos? 


A prática diária de exercícios físicos contribui não apenas com a saúde, de um modo geral, mas é um passo a mais para conquistar o corpo desejado. Sendo assim, é possível perder a barriguinha, ganhar massa muscular, enrijecer os músculos ou até mesmo trabalhar a reabilitação de pernas e braços, em complemento à fisioterapia. 
 
Além disso, os treinos aliviam as tensões. Mais do que nunca, impactados por notícias negativas da pandemia, é importante mantermos a mente em equilíbrio. Nesse sentido, os exercícios ajudam a liberar hormônios de bem-estar, como a endorfina. 
 

Como montar uma academia em casa sem gastar muito?

 
Nesse contexto, dá para usar a criatividade e contar com um pouco de improviso para ter uma academia em casa sem gastar muito dinheiro. Afinal, o seu objetivo principal deve ser gastar apenas calorias. Sendo assim, confira as dicas abaixo para (re) começar a treinar.  
 

Reserve um espaço para os exercícios 

 
Tenha espaço na agenda e na sua casa. Isso porque você precisa separar pelo menos 40 minutos do seu dia para as atividades físicas. Além disso, tenha um cantinho especial para realizar os exercícios à vontade. Desse modo, escolha um local na varanda ou no quintal, de preferência bem iluminado e com ventilação natural. 
 

Invista em pelo menos um equipamento aeróbico

 
Se você tiver condições, adquira uma esteira ou um trampolim para exercícios de jump. Afinal, eles são ótimos para se movimentar e contribuir para a queima de calorias. Mas um equipamento simples, barato e que lembra a infância é a corda. Aliás, pular corda queima até 800 calorias por hora. 
 

Substitua equipamentos, como o colchonete 

 
O colchonete ideal para os exercícios feitos no chão, como o abdominal, pode ser substituído por um tapete mais grosso ou uma toalha de banho dobrada no chão. O importante, por fim, é não fazer o exercício diretamente no chão, pois o movimento será mais desconfortável. 
 

Transforme as garrafinhas de água em halteres 

 
Os halteres também são um item obrigatório para os exercícios de levantamento de peso. No entanto, você pode usar a criatividade. Sendo assim, encha garrafinhas de 500 ml com água. Mas se preferir um peso maior, coloque areia dentro delas
 

Lençóis também podem ser usados na academia em casa 

 
As fitas de suspensão TRX tão usadas nos exercícios de musculação para definir os músculos dos braços e peitoral podem ser substituídas por dois lençóis de solteiro bem amarrados. Desse modo, você mantém o treino em dia.
 

Cabos de vassouras viram barras de levantamento 

 
Além disso, os cabos de vassoura podem ser usados como barra para exercícios de levantamento de peso. Para tanto, retire a vassoura e coloque sacos de arroz nas extremidades presos a fitas aderentes. Para exercícios mais leves, use sacos de 1 kg, mas progrida até usar sacos de 5 kg nas pontas. 
 
Além dessas dicas, outras ideias são começar a sua academia em casa comprando equipamentos pequenos e, por isso, mais baratos, como um par de halteres, um par de caneleira, kit de mini bands e um colchonete (para mulheres) e ainda um par de halteres e um colchonete (para homens). 
 
Em suma, o ideal é se mexer. Lembrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de exercícios físicos por semana
 
Lembre-se que a casa é um lugar que, além do aconchego, deve trazer também o bem estar de seus moradores. Por isso o Lugar Certo traz diariamente artigos com dicas e truques para você lidar melhor com seu lar. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023