Banheiro próprio

Casa nova: vantagens e desvantagens de investir em quarto com suíte

Se por um lado há mais comodidade, por outro há a necessidade de construir um lavabo social no imóvel para preservar a privacidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/02/2021 13:04 / atualizado em 02/02/2021 13:43


Freepik

 
quarto com suíte é o desejo de muitas pessoas que estão construindo, reformando ou comprando um imóvel novo. Afinal de contas, a suíte é símbolo de mais comodidade e privacidade. Mas ela também traz desvantagens, especialmente quando se compra um imóvel antigo. Saiba mais neste conteúdo. 

Por muito tempo se construiu o segundo banheiro da casa na área de serviço para atender aos funcionários do lar, mas essa prática já está no passado. Sendo assim, apartamentos e casas maiores, com mais de dois ou três quartos, começaram a ganhar banheiros exclusivos para cada dormitório. 

Nesse sentido, os quartos com suíte caíram no imaginário das pessoas. Veja a seguir mais detalhes sobre os tipos de suíte existentes. 
 

O que são quartos com suíte


Em síntese, suítes são dormitórios com banheiros integrados. Mas você sabe a diferença entre os três principais tipos de suíte? Então, confira abaixo: 
 

Suíte

 
É o quarto com banheiro. Normalmente, é o quarto do casal que recebe o banheiro, mas atualmente existem imóveis com suítes em todos os dormitórios. 
 

Demi-suíte

 
É um termo pouco usado no Brasil, mas representa o banheiro construído de forma integrada a dois dormitórios. Nesse sentido, ele tem duas portas para servir aos dois cômodos. 
 

Suíte-master

 
É a principal da casa ou apartamento, onde pode se instalar uma banheira, área para o box e até uma lareira, conforme o projeto. 
 

Vantagens de optar pela suíte

 
No momento de comprar uma casa nova ou reformar a atual que ainda não tem suíte, é hora de levar em consideração as vantagens de ter um banheiro privativo no dormitório. 
 
Primeiramente, uma moradia com mais de duas ou três pessoas já pede mais de um banheiro. Afinal, é constrangedor ter mais de duas pessoas querendo usar o banheiro no mesmo momento. Além disso, a suíte garante mais privacidade. Já imaginou tomar banho e sair de toalha pela casa enquanto as visitas estão na sala? 
 
Veja, portanto, mais vantagens de optar pela suíte
 
  • maior comodidade e praticidade; 
  • mais privacidade na hora do banho; 
  • ser um diferencial para quem tem crianças em casa;
  • ser um diferencial também para os adolescentes que querem seu próprio espaço. 
 
No que se refere às crianças, por exemplo, a suíte evita que se dê banho no bebê no banheiro e se saia andando com ele nos braços até chegar ao quarto, afastando-o assim de correntes de ar que podem causar resfriados. 
 

Desvantagens de optar pela suíte


Contudo, também existem desvantagens ao se optar pelo quarto com suíte. Isso porque, além de representar um gasto a mais com construção e manutenção, a suíte pode trazer alguns inconvenientes, como os listados abaixo.
 

Adaptação em imóveis antigos

 
Se você comprar um imóvel antigo sem suíte e quiser reformá-lo, certamente terá problemas na adaptação do projeto original. Isso porque terá que verificar a viabilidade da parte elétrica e hidráulica, bem como o projeto de impermeabilização. 
 

Necessidade de um lavabo

 
Se todos os quartos têm banheiro, com certeza você terá que dedicar um cantinho da casa para a construção de um lavabo. Afinal de contas, será desagradável levar a visita até o seu quarto para usar o banheiro. 
 

Banheiro com closet integrado

 
Muitos projetos fazem o banheiro integrado ao closet, sem ao mesmo separá-lo com uma divisória ou parede de alvenaria. A umidade, no entanto, pode comprometer as peças de roupas e calçados com o passar do tempo. 
 
Para concluir, é bom lembrar que a escolha pelo quarto com suíte deve ser discutida em família e bem projetada para evitar problemas futuros
 
Se você gostou deste conteúdo, que tal conferir “Decoração para banheiro: inspirações para deixar o lar mais aconchegante”? Aproveite e veja outras dicas no site Lugar Certo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023