Você sabia que, segundo o IBGE, 59% dos lares brasileiros têm um animal de estimação? Afinal,
os laços que nos unem aos pets ficaram mais fortes nos últimos meses. Com a pandemia, passamos mais tempo em
casa e procuramos a companhia de um animalzinho. Mas como manter o apartamento organizado e o pet confortável em espaços pequenos?
Pode ser um cachorro, um gato ou um passarinho. Não importa a espécie, eles precisam de um cantinho para se sentirem mais felizes. Por mais que o animalzinho durma com você, ele precisará de uma caminha, de um espaço para as necessidades e de um cantinho para se alimentar.
Portanto, acompanhe as dicas deste post para viver em harmonia com o animal de estimação no seu apê.
Um lar perfeito para toda a família
Em primeiro lugar, é preciso ficar atento à segurança do pet. Nesse sentido, é imprescindível telar janelas e
sacadas, além de manter a porta principal sempre fechada. Portanto,
todo cuidado é pouco para evitar que a curiosidade do seu pet acabe causando um acidente.
Também é provável que você tenha que fazer adaptações no seu apartamento, como colocar uma grade para separar o cômodo que o seu pet não deve entrar.
Além disso, se você ainda não escolheu a raça do seu animalzinho, procure aqueles que são mais calmos por natureza. Muitas vezes, o tamanho não é o item mais importante, mas sim o temperamento.
Mais do que promover o bem-estar do cãozinho ou gatinho, é fundamental preservar a saúde de todos os membros da família, inclusive das crianças. Dessa maneira, recolha as necessidades do seu pet todos os dias, desinfetando o local onde ele faz xixi. Também é importante lavar os potes de ração e de água todos os dias para evitar contaminações.
Dicas de como ter um bom espaço para o pet sem gastar muito
Então, agora que você sabe os cuidados básicos em relação ao animal para apartamento, vamos para o próximo passo.
Reserve um espaço para as necessidades
O “banheiro” do pet pode ficar na área de serviço, na sacada ou em um quarto do imóvel, conforme a disponibilidade. Para isso, coloque um tapete higiênico ou jornal para o seu cãozinho ou uma caixa de areia própria para as necessidades do seu gato. O uso, muitas vezes, é instintivo, mas você pode treiná-lo para usar o ambiente.
Destine um local para alimentação
Normalmente, o pote de ração e de água podem ficar ao lado da caminha do seu pet. De qualquer maneira, é bom que ele não fique próximo ao local onde o animalzinho faz as suas necessidades. Além disso, se você preferir, pode utilizar brinquedos que soltam petiscos para estimular o espírito de caça do seu cãozinho ou gatinho, pois isso também ajudará a distraí-lo.
Guarde os brinquedos num só lugar
Assim como uma criança, o seu animal de estimação também precisará de brinquedos. Sendo assim, invista numa caixa com temática animal ou um armário pequeno para guardar os materiais. O mais importante, porém, é que os brinquedos fiquem próximos da caminha, até mesmo para facilitar a limpeza e organização.
Customize antigos móveis
Uma boa ideia para o cantinho do seu pet é customizar antigos móveis. Portas de um guarda-roupa, por exemplo, podem virar uma caminha. Um pneu sem uso pode ganhar uma pintura especial e uma almofada, acomodando seu animalzinho após as brincadeiras.
Em suma, não é preciso fazer grandes adaptações no seu apê para receber o novo “morador”, mas é bom lembrar que o seu animal de estimação precisa de um ambiente seguro e aconchegante. Além, é claro, de muito carinho.
Lembrando que o condomínio não pode restringir a presença de animais, como você pode conferir
neste conteúdo. Então, aproveite para conferir mais dicas no portal
Lugar Certo.