Guarda-roupa e closet: qual é a melhor opção? Quando estamos construindo,
reformando ou simplesmente querendo renovar os ares, surge a dúvida. Por isso, iremos abordar neste artigo algumas vantagens e desvantagens de cada um.
Primeiramente, é bom citar algumas curiosidades. O guarda-roupa teve outras funções até chegar aos nossos quartos. Isso porque no século 16, o móvel foi criado para guardar armas. Mas aos poucos, ele foi se adaptando até chegar a diversos modelos de uso doméstico, seja para uso de casal, solteiro ou infantil. Já o closet é uma variação do guarda-roupa e foi criado tempos depois. O próprio nome indica “local fechado” e foi uma inspiração dos ingleses.
Dessa maneira, confira abaixo o que é cada um e quais são as suas vantagens e desvantagens.
O que é guarda-roupa e closet?
Ambos servem para armazenar roupas, calçados, peças íntimas e outros objetos. No entanto, há diferenças entre eles. Por isso, confira a seguir:
Guarda-roupas
É um móvel colocado no quarto, que pode ser modulado (vendido em larga escala) ou planejado (feito sob medida). Ele possui gavetas, calceiro, sapateira e cabideiro.
Closet
É muito parecido com o guarda-roupa, mas o seu diferencial é
poder ser instalado num cômodo à parte e não conter portas, facilitando assim a visualização das
peças. Além disso, também possui mais compartimentos que um guarda-roupa comum, sendo portanto mais espaçoso.
Diferença
Como você pode notar, a principal diferença entre closet e guarda-roupa é o tamanho. O closet é maior que o guarda-roupa. Como consequência, o closet é mais caro, mas vale a pena quando se pretende deixar tudo em ordem e ter mais praticidade.
Quais as principais vantagens e desvantagens de guarda-roupa e closet?
De uma forma ou de outra você terá que escolher um dos dois. Mas para te ajudar nessa empreitada, confira algumas características que separamos a seguir.
Guarda-roupa
O primeiro passo para avaliar a compra de um guarda-roupa é o espaço do seu quarto. Portanto, se ele for pequeno, é recomendado considerar a compra desse móvel. Vejamos mais detalhes:
- vantagens: é mais econômico, é menor, possui várias funcionalidades, tem espelhos e pode substituir uma penteadeira;
- desvantagens: é mais limitado, não garante privacidade na escolha das roupas e acessórios e dificilmente tem todas as repartições necessárias.
Closet
Enquanto isso, o closet pode ser a solução para espaços maiores. Mas também exige um nível de organização e
limpeza maior, visto que o modelo tradicional não tem portas. E não é nada legal visualizar suas roupas bagunçadas na hora de se vestir.
- vantagens: é mais amplo, conta com mais compartimentos, dá mais personalização, organização e estilo ao cômodo.
- desvantagens: por ser maior, não cabe em qualquer imóvel, é mais caro e exige manutenção constante no quesito organização.
Como escolher a melhor opção?
Agora que você está bem informado sobre as duas peças, a missão é descobrir qual é o melhor para você.
Por isso, leve em consideração a praticidade. Sendo assim, imagine que no dia a dia você precisará escolher as roupas com agilidade. Além disso, precisará de um móvel que preserve suas peças sempre protegidas e prontas para vestir ou calçar.
Em suma, closet e guarda-roupa podem ser trocados caso você não se adapte após a escolha, mas leve em conta qual deles atende melhor a sua necessidade e a de quem irá dividir o espaço com você.
Nesse contexto, lembre-se que a
decoração do quarto de casal é fundamental para o bem-estar. Enfim, confira o conteúdo que preparamos para você com inspirações incríveis. E continue acompanhando as dicas do portal
Lugar Certo.