Cozinha

Panelas antiaderentes: dicas para mantê-las limpas e funcionais por mais tempo

Com a manutenção adequada, as suas panelas e frigideiras antiaderentes ficarão com caras de novas por muito mais tempo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/03/2021 13:10 / atualizado em 08/03/2021 13:39


 
Freepik
As panelas antiaderentes têm se tornado cada vez mais populares nos lares brasileiros. Não necessitam de uma quantidade exagerada de óleo e não grudam os alimentos. Porém, estes utensílios exigem um cuidado especial para que não fiquem riscados ou queimados e, assim, percam a sua marca registrada: a antiaderência. Neste artigo, falaremos mais sobre como lavar panelas e frigideiras antiaderentes.

Como conservar e utilizar suas panelas e frigideiras antiaderentes


As panelas são indispensáveis na cozinha. Sejam de barro, ferro ou alumínio, todas têm suas particularidades. Com as panelas e frigideiras antiaderentes não é diferente. Portanto, essas panelas são feitas com politetrafluoretileno (PTFE), popularmente conhecido como teflon.

Então, falando em conservação e também em prolongar a vida útil das panelas, separamos algumas dicas.

Limpeza 


Após cozinhar nas suas panelas, vem a hora da limpeza e higienização. Sempre evite lavá-las com esponjas de aço e materiais abrasivos, dê preferência à utilização do lado macio da esponja. 

Conservar e utilizar


Antes de utilizar uma panela ou frigideira antiaderente, uma dica simples te ajudará na longevidade de suas panelas. 

Primeiramente, unte suas panelas com um pouco de óleo e coloque-as no fogo por mais ou menos 2 minutos. Após esfriar, lave normalmente.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o fogo alto não é muito bom na cozinha, pelo menos não quando se trata de panela antiaderentes. Isso porque o fogo alto pode danificar mais facilmente a camada de teflon das suas panelas.

Então, sempre que estiver usando uma panela antiaderente procure deixar o fogo mais baixo e as panelas centralizadas na chama.

Erros que estão estragando suas panelas antiaderentes


Nesse contexto de cuidados, algumas ações podem estar danificando os utensílios. Sendo assim, não corra esse risco. Veja a seguir mais detalhes. 

Spray de óleo e azeite antiaderente


Estes tipos de sprays estão em alta, entretanto não são muito recomendados para este tipo de panelas. Isso porque estes sprays de óleo ajudam a formar camadas invisíveis nas panelas e não saem com facilidade na lavagem.

Aquecer as panelas antes de colocar óleo ou manteiga


Coloque óleos e manteigas antes de aquecer as panelas. Assim, você evita que estrague o material e que toxinas sejam liberadas nos alimentos.

Lavar na lava-louças


Não há risco quanto à segurança, mas o calor destas máquinas e alguns tipos de detergentes utilizados podem ser abrasivos demais e danificar a camada de teflon das suas panelas. Nestes casos, o melhor a fazer é lavá-las à mão, como ensinado acima.

Panela antiaderente queimada? Confira as dicas!


Uma distração é suficiente para que um pequeno incidente ocorra. Mas com essas dicas você vai se livrar das panelas queimadas rapidinho e deixar tudo higienizado.

Água morna


Retire o excesso de alimentos da panela com o auxílio de um papel toalha. Então, esquente um pouco de água (sem deixar ferver) e coloque dentro de um recipiente maior que a panela para deixá-la de molho. Caso não tenha, coloque a água diretamente na panela com algumas gotas de detergente. Na sequência, guarde até desgrudar e lave normalmente.

Sal e bicarbonato


Para casos mais extremos, misture uma colher de sopa de sal ou, se preferir, de bicarbonato com um copo de vinagre e um pouquinho de detergente. Acrescente um pouco de água na mistura e aguarde por alguns minutos até que a sujeira desgrude. 

Dica extra


Utilize colheres de silicone ao cozinhar em panelas ou frigideiras antiaderentes. Além de serem mais higiênicas, resistirem a altas temperaturas e não absorverem cheiro ou gosto dos alimentos, estas colheres têm uma vida útil muito maior. E o mais importante, são feitas de silicone e, com isso, não danificam o teflon de suas panelas, auxiliando na durabilidade.

Em suma, mantenha as panelas e frigideiras antiaderentes sempre novas e sem riscos para deixar sua cozinha ainda mais bonita. 

Gostou das dicas e tem panelas em inox em casa? Separamos outras ideias interessantes para você aprender a desengordurar vasilhas de plástico. Continue acompanhando o portal Lugar Certo para ficar por dentro das nossas atualizações. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023