Dicas

Sem bagunça: aprenda como organizar o armário da cozinha com praticidade

O primeiro passo é separar o que não usa mais, deixar os objetos mais importantes sempre à vista e separar tudo por categorias

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/03/2021 13:12 / atualizado em 07/01/2022 13:38


 
Freepik
Para muitas pessoas, cozinhar é um momento relaxante e até terapêutico. Entretanto, a cozinha bagunçada pode ser um problema na hora de encontrar os utensílios e preparar as refeições. Por isso, neste artigo compilamos diversas dicas de como organizar armário de cozinha e deixar este momento mais prático.

Uma cozinha com mais espaço é mais fácil de ser organizada do que uma menor, mas como bem sabemos, não importa o tamanho do cômodo, pois a bagunça atrapalha de qualquer forma. Então, estas dicas valem para qualquer tamanho de cozinha.

Organização do armário de cozinha


A primeira coisa a se fazer é retirar todos os objetos de dentro dos armários e das gavetas. Em seguida, limpe com pano úmido e vinagre branco, assim você evitará a proliferação de bactérias e o mofo.
 
Enquanto aguarda a secagem, separe os itens que não usa mais. Assim, doe ou descarte. Quando o interior do armário estiver totalmente seco, forre a base com algum tecido emborrachado. Afinal, isso evita danos ao armário e possíveis acidentes com copos e pratos escorregando. 

Separe o que mais usa


Às vezes, compramos ou ganhamos muitos utensílios domésticos, copos, talheres e pratos. Mas não são todas as peças que são usadas na rotina. Por isso, separe os itens mais usados daqueles que são utilizados apenas em ocasiões especiais. Assim, fazer a organização do armário da cozinha fica mais fácil.
 
Na sequência, divida o armário em duas partes: na parte mais alta coloque estes objetos menos usados; já na parte mais baixa, organize os itens utilizados frequentemente. 

Organizando os pratos


Os pratos têm vários tamanhos e formatos. Portanto, para você que tem dúvidas quanto à organização, separamos dicas funcionais e práticas para te ajudar.
 
Nesse sentido, a primeira dica é: compre aramados, eles te ajudarão na organização e na otimização de espaço. Depois, separe pratos fundos dos pratos rasos, bem como faça outra pilha para os pratos de sobremesa, jogos de café e chá.
 
Freepik
 
 
Para quem tem mais de um aparelho de jantar, separe por estampa. As travessas também devem ser empilhadas, juntamente com os itens de para sobremesa.
 
Coloque o aramado dentro do armário e organize seus utensílios conforme as separações feitas anteriormente, lembrando de deixar o que mais usa mais próximo.

Como organizar panelas


As panelas podem ser colocadas em gavetões, que são as partes maiores dos armários de cozinha e podem conter algumas divisórias. O que facilitará sua vida. Empilhá-las uma dentro da outra em ordem decrescente é uma ótima saída.
 
Mas há outras opções para elas. Panelas podem ser penduradas em suportes ou organizadores de paredes pela cozinha, além de moderno e prático, auxiliam na decoração. Existe uma boa variedade de suportes para panelas no mercado, assim com um pouco de pesquisa, você encontrará o que mais combina com sua cozinha.

Organizando as tampas


Uma das maiores responsáveis pela bagunça na cozinha é a tampa de panela. Parece que nada é capaz de mantê-las em ordem. Porém, temos uma dica ótima para solucionar essa questão e organizar seu armário.
 
Cozinhas pequenas sofrem mais com a falta de lugar para colocar tantos itens. Pois bem, separe um escorredor de louça e coloque dentro do armário, assim você poderá organizar suas tampas de acordo com as divisórias dele. Caso prefira, opte por instalar um suporte para tampas dentro dos armários da cozinha.

Como organizar os potes plásticos


Estes são uns dos itens mais populares e necessários nas cozinhas, mas podem ser fonte de muita bagunça e desorganização. Nesse sentido, a dica para manter a organização dos armários de cozinha é: separe os potes que têm tampa, coloque-os um dentro do outro em ordem de tamanho e guarde com as tampas o mais próximo possível. Outra dica é optar por guardar dentro de organizadores.

Organizando os panos de prato


Sempre muito úteis e necessários na cozinha, os panos precisam de um lugar certo para serem guardados. Se possível, separe uma gaveta para eles. Nesta gaveta, então, dobre-os em pequenos quadrados ou retângulos e organize-os. Outra dica é fazer alguns rolinhos com os panos e guardá-los na gaveta.

Como organizar mantimentos


Deixe um espaço somente para os mantimentos. Enfim, dê preferência à utilização de potes transparentes para colocar arroz, feijão, café, farinha, entre outros. Assim, fica mais fácil de encontrá-los e, além disso, guardar mantimentos em potes evita bagunça quando algum saquinho se rompe, por exemplo. 
 
Freepik
 
 
Aliás, aqui os aramados também são bons aliados para organizar os alimentos. Outra dica é etiquetar os potes com nome e validade dos alimentos.
 
Em suma, saber como organizar o armário da cozinha deixa o preparo da refeição muito mais prático e ágil. 
 
Gostou das dicas? Aqui no Lugar Certo você sempre encontrará ideias para facilitar seu dia a dia. E continuando no tema organização, que tal ler o conteúdo sobre como organizar sua penteadeira? Continue conosco. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023