Sem fumaça

Churrasco em apartamento: aproveite o fim de semana em casa sem bagunça

Existem modelos que amenizam a fumaça e garantem uma carne saborosa e macia para curtir o almoço de domingo em família

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/04/2021 13:10 / atualizado em 09/04/2021 13:22


Freepik
 
churrasco de fim de semana é uma tradição entre os brasileiros. Mas como fazer isso quando você mora em apartamento? O primeiro passo é conhecer as regras do condomínio. Depois disso, é hora de escolher o melhor modelo de churrasqueira. Mas para se certificar que você não incomodará os vizinhos nem infestará o apartamento com fumaça, veja as dicas de como usar churrasqueira de apartamento neste conteúdo. 

Afinal de contas, é bom lembrar que muitos condomínios possuem quiosques com churrasqueiras ou apartamentos com varanda gourmet que já facilitam o churrasco de fim de semana. Porém, com imóveis pequenos e condomínios menores, o desafio é um pouco maior. Mas também não é impossível garantir a carne tenra e o pão de alho do almoço em família. Basta tomar alguns cuidados. Veja mais detalhes a seguir. 

Como é o seu apartamento?


Qual é o espaço onde será preparado o churrasco? Acima de tudo, é importante conferir as regras do condomínio para não desrespeitar o Regimento Interno. Sendo assim, mesmo com varanda, pode ser que haja horários definidos para assar uma boa peça de carne. Então, fique atento e aproveite para ver como a existência da varanda interfere no seu churrasco. 

Com varanda


Se você já confirmou que a instalação de churrasqueira é permitida, você poderá investir em um equipamento portátil a carvão. Neste caso, ele produz fumaça, mas é isso que dá o gosto especial à carne. No entanto, se a fumaça for motivo de incômodo, considere comprar uma churrasqueira movida a gás, que provoca menos fumaça.  

Sem varanda


O ideal é pensar em churrasqueiras elétricas e grills que podem ser embutidos na bancada da cozinha. Contudo, se você não dispõe desses equipamentos, pode improvisar de uma maneira bem funcional. Portanto, a dica é comprar uma panela de ferro fundido bem funda e com boca larga. Na hora de preparar o churrasco é só colocar carvão e uma grelha. Aproveite e use o fogão como aquecedor. 
 

Quais os tipos de churrasqueira mais indicados?

 
Com fumaça ou sem fumaça, existem churrasqueiras para apartamento mais compactas e que trazem bons resultados no sabor da carne. Confira: 

Elétrica


É uma das mais indicadas para apartamento, pois praticamente não gera fumaça. Basicamente, ela possui uma resistência que assa a carne por baixo e uma bandeja com água que absorve a gordura e evita a formação de fumaça. Por consequência, outra vantagem é o tamanho, pois ela cabe em bancadas, mesas e pias. 

Movida a gás


Funciona como uma chapa acionada por um botão de ignição, muito semelhante ao funcionamento de um fogão tradicional. Enfim, ela também não gera muita fumaça, sendo ideal para o preparo de carnes, hambúrgueres, legumes e até yakisoba. 

Movida a carvão


A fumaça característica formada na queima do carvão é muito comum em churrasqueira portátil que utiliza esse tipo de aquecimento. Sendo assim, só invista numa churrasqueira para apartamento movida a carvão se realmente for permitida no seu condomínio. Mas é bom saber que existem modelos no mercado, como o da Table Grill que minimiza o efeito da fumaça. 

Para fogão


Existem modelos de churrasqueiras que vão direto ao fogão. Nesse sentido, elas são uma boa opção por serem compactas, antiaderentes (facilitando a limpeza) e ideais para assar carne, linguiça e muito mais. 

Dica bônus: escolha os cortes certos 


Carnes com camadas de gordura geram mais fumaça e, além disso, não são indicadas para quem possui colesterol alto. Dessa maneira, na fila do açougue escolha as carnes mais magras e em pedaços pequenos, como os bifes, que são vendidos em tamanhos menores e mais finos, sendo assados mais rapidamente. 

Para concluir, não se esqueça que garantir o churrasco em apartamento para saborear uma boa comida é possível, porém é preciso tomar alguns cuidados para evitar reclamações de vizinhos e fumaça na mobília. 

E, por falar em churrasco, que tal conhecer as dicas de limpeza de churrasqueira? Acesse o conteúdo sobre este assunto no Lugar Certo, que também traz ideias sobre casa e decoração. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023