Decoração

Cuba esculpida para banheiro: saiba quais as melhores opções

A cuba deve combinar com a decoração do banheiro e, ao mesmo tempo, ser funcional; por isso escolha entre os vários tipos de material do mercado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/06/2021 13:00 / atualizado em 05/07/2021 22:20


Cuba esculpida para banheiro - Freepik Cuba esculpida para banheiro

 
Você está construindo ou reformando e tem dúvida sobre qual tipo de cuba para banheiro utilizar? Então, acompanhe as dicas deste conteúdo que vamos falar detalhadamente sobre este produto.

Primeiramente, saiba que a cuba esculpida (ou cuba escavada) é desenhada diretamente na pedra. Portanto, ela é prática, bonita e moderna. Afinal, este tipo de cuba esconde o ralo e o escoamento da pia, o que traz um design sofisticado. 
 
Na maioria das vezes, a cuba esculpida pode ser feita de granito, porcelanato ou mármore. Sendo assim, o material escolhido para produzir as cubas influencia diretamente no valor final do projeto do banheiro. 
 

Tamanho das cubas

 
Outro ponto a ser observado é que as cubas esculpidas podem ser feitas de acordo com o tamanho do banheiro, se há box,  as cores usadas na decoração e materiais que mais lhe agradem. 
 
Sendo assim, algumas dúvidas podem surgir e uma das mais importantes é em relação à altura da bancada. Portanto, de acordo com os padrões de arquitetura, a altura da bancada em relação ao piso do banheiro deve estar entre 85 e 92 centímetros. Lembrando que 85 é indicado para pessoas de baixa estatura e 92 para pessoas mais altas. Entretanto, o que atualmente está definido como padrão de altura é 90 centímetros.
Tendo em vista a medida de 90 centímetros, e se a pia for utilizada como apoio, o profissional responsável pelo projeto do banheiro deve fazer as seguintes contas:
 
  • levar em consideração a altura da pia, de 13 a 15 cm;
  • considerar a altura da saia da bancada de pedra, de 4 a 5 cm;
  • levar em conta a altura do rodapé do móvel, de 12 a 15 cm;
  • checar a medida do móvel da marcenaria.
 
Cuba esculpida para banheiro - Freepik Cuba esculpida para banheiro
 
 

Tipos de cuba esculpida


Aproveite agora para conferir os principais tipos de cuba para banheiro.
 

Cuba esculpida de fundo reto

Esta cuba possui escoamento lateral através das frestas. Enfim, este tipo de cuba é chique e possibilita a retirada da pedra da cuba para efetuar a limpeza, o que facilita a rotina. 
 

Cuba esculpida com rampa

Este modelo possui uma rampa que direciona o escoamento da água. Diferente do modelo de fundo reto, ela não permite a remoção da pedra. Entretanto, por conta da sua rampa, este modelo permite ganho de espaço no banheiro ou no lavabo, onde é possível fazer uma cuba esculpida menor. 
 
Além destes modelos, as cubas esculpidas se diferenciam por conta dos materiais dos quais são feitas. 
 

Mármore

A cuba esculpida em mármore é elegante, combinando perfeitamente com ambientes sofisticados. A desvantagem é a porosidade, pois as cubas mais claras podem manchar com facilidade, sem contar o custo elevado.
 

Porcelanato

A cuba esculpida em porcelanato pode ser feita de duas maneiras: com revestimento em porcelanato ou diretamente na pedra. Essa opção, portanto, traz vantagens quando se trata da variedade de cores e texturas disponíveis. Além disso, este tipo de cuba também é fácil de limpar e de manter o brilho.
 

Granito

Já a cuba esculpida em granito é mais barata e também é mais resistente e menos porosa. Outra vantagem é a variedade de cores disponíveis para este material. 
 
Em suma, se a sua intenção é deixar seu banheiro mais moderno e sofisticado, as cubas esculpidas são o que você precisa no seu projeto. 
 

Gostou do artigo?

 
Aqui no portal Lugar Certo você encontra tudo o que precisa saber sobre organização, dicas de decoração, tendências e faça você mesmo. Já que estamos falando sobre banheiro, qual tal algumas dicas de como decorar um. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023