Durabilidade

Bancada de porcelanato: como usá-la na decoração da cozinha e do banheiro

Existem vários tipos de porcelanato no mercado que substituem as pedras naturais e deixam a sua casa ainda mais bonita

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/07/2021 13:00 / atualizado em 14/07/2021 15:15


Bancada de porcelanato - Freepik Bancada de porcelanato

 
A bancada de porcelanato tem se tornado cada dia mais popular, principalmente nas cozinhas e banheiros. Isso se deve à sua resistência, beleza e durabilidade. Além disso, este material está disponível em diversas cores e com texturas que imitam outros materiais, como mármore e concreto. 
 
Uma das maiores inspirações para a bancada de porcelanato na cozinha, são as cozinhas no estilo americanas. Nestas construções, as bancadas de porcelanato são populares tanto nos ambientes residenciais quanto nos ambientes corporativos. 
 
Tendo em vista as vantagens agregadas pelas bancadas de porcelanato na cozinha, esta tendência também chegou aos banheiros e tem feito o mesmo sucesso. 
 
Se você deseja saber um pouco mais sobre estas bancadas e como usá-las na decoração da sua casa, continue lendo este post.

Quais os tipos de bancada de porcelanato?


Você sabia que existem tipos variados desse material? Vamos apresentar alguns deles neste conteúdo.
 
Porcelanato técnico: as bancadas feitas com este tipo de porcelanato não receberam uma camada de esmalte em sua superfície. Esta camada de esmalte confere à bancada maior resistência e menor absorção de água.
 
Porcelanato esmaltado: como o nome sugere, neste tipo de porcelanato é aplicada uma camada de esmalte em sua superfície. O porcelanato esmaltado está disponível nas opções: fosca ou brilhante e áspera ou lisa. O que permite ao consumidor mais liberdade de escolha.
 
Porcelanato polido: a principal característica deste material é sua superfície lisa, e sua maior indicação de uso é para áreas secas da casa. Entretanto, por se tratar de uma bancada de porcelanato, o material pode ser usado nas bancadas da cozinha e do banheiro, visto que receberá polimento e uma camada de impermeabilizante. 
 
Porcelanato EXT: este porcelanato é mais indicado para áreas externas por não escorregar e oferecer mais segurança. Porém, é uma ótima opção para ser usado nas bancadas da cozinha ou do banheiro porque se caracteriza como o tipo mais resistente e durável entre os porcelanatos. Além disso, é fácil de limpar e é impermeável.
 
Porcelanato natural: a principal característica deste porcelanato é que ele não recebe acabamento, vem daí esse nome. Este revestimento também é resistente e menos escorregadio e está disponível com opções foscas também.

Vantagens e desvantagens 


Agora que você já conhece os tipos de porcelanato e pode escolher qual se adapta melhor à decoração do seu banheiro ou da sua cozinha, vamos às vantagens e desvantagens destas bancadas.
 
As principais vantagens das bancadas de porcelanato giram em torno da resistência e durabilidade que o produto entrega às superfícies. Além disso, o porcelanato é versátil, existem diversas opções disponíveis no mercado, tanto foscas quanto brilhantes, ásperas ou polidas etc.
 
O porcelanato oferece baixa absorção de água, o que o torna excelente para o uso em ambientes como cozinhas e banheiros. Além disso, oferece resistência às variações de temperatura, o que é muito vantajoso nas cozinhas que a todo tempo tem panelas saindo do fogão. 
 
Além do mais, a relação custo-benefício é muito boa quando comparamos com pedras naturais, como o mármore e o granito. 
 
A principal desvantagem dos porcelanatos é que este material mancha com facilidade, principalmente quando entra em contato com produtos à base de ácido ou cloro. Outra coisa que pode desagradar é a questão das juntas e a dificuldade de trabalho, mas isso não é via de regra.

Qual o valor da bancada de porcelanato?


Falando sinceramente, a bancada de porcelanato não está entre as opções mais baratas. Isso se deve à dificuldade para fazer as quinas de 45°, o que encarece a mão de obra.
 
Alguns profissionais chegam a indicar bancadas com granito mais em conta, pois estas conseguem ser mais baratas que as de porcelanato. 
 
Entretanto, se compararmos as bancadas de porcelanato com as de pedras industrializadas suas características são semelhantes, e os valores do porcelanato são menores. 
 
As opções do porcelanato o tornam competitivo no mercado e, mesmo não sendo a opção mais barata, é ainda sim vantajosa por conta do custo-benefício.
 
Em suma, assim como em todas as partes da construção e decoração, o importante é pesquisar e se atentar aos orçamentos exorbitantes.
 

Gostou das dicas?

 
Se você gosta de acompanhar as tendências em decoração e organização, o portal Lugar Certo é perfeito para você. Tudo o que você procura encontra aqui. Veja também nosso conteúdo sobre as melhores cubas esculpidas para banheiro.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023