CONEXÃO COM A NATUREZA

Prédio em BH terá fachada viva com espécies nativas brasileiras

Edifício Petra 1275, em construção no Bairro de Lourdes, é coberto por exemplares da flora típica da Mata Atlântica e do Cerrado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/08/2022 10:00 / atualizado em 30/08/2022 10:22 Joana Gontijo /Lugar Certo
Divulgação

Chegar em casa e ficar próximo à natureza, ainda mais no meio da selva de pedra, é certamente um privilégio. Contemplar a beleza do verde dentro do próprio lar não tem preço. Acordar, ir à janela, e receber a visita de pássaros. Já está comprovado que morar em um local onde o ambiente natural está ao lado faz bem para a saúde. Fachadas vivas e jardins verticais pipocam pelo mundo, em propostas variadas, evidenciando um movimento da arquitetura que preza cada vez mais pela qualidade de vida.

Em Belo Horizonte, um projeto que vem sendo erguido no Bairro de Lourdes, sob coordenação das incorporadoras Pentagna e Trena, caminha nesse sentido. O edifício Petra 1275, que ficará pronto em 2024, une um desenho arrojado ao pioneirismo de uma concepção de alto padrão, em que a natureza é protagonista.

O design contemporâneo empreende uma conversa harmoniosa com as diversas espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado que cobrem toda a parte externa da edificação, na fachada viva, também adentrando os ambientes internos dos apartamentos.

Está aí o diálogo perfeito entre o habitar e a exuberância do verde, para um resultado de puro bem estar. Jardins integram a sala de estar com um visual moderno para fazer nascer uma decoração fluida, que também une o piso de granito, o charme do mobiliário e o aconchego das plantas, para a proposta que se aproxima do que é simplesmente natural.

As fachadas vivas também atuam como filtros, devido à densidade. Assim, melhoram a umidade do ar do ambiente, servem como barreira para o barulho, impedem a entrada de poeira, além de abrigar a biodiversidade que combate as pragas.

A tecnologia é outro do diferencial do Petra 1275, que está localizado na Rua Antônio de Albuquerque. Todos os jardins, com metragem de 10,24 metros por 3,71 metros, têm irrigação automatizada. Os custos com a manutenção estão a cargo dos incorporadores por um período de 12 meses, com as normas previstas na convenção do condomínio.

"É importante ressaltar que, por se tratar de jardim com plantas nativas, já habituadas à região, a manutenção é mais simples e feita em maior espaço de tempo, ao contrário do que acontece com plantas invasoras ", explica o CEO da Pentagna, Gabriel Pentagna.

Divulgação
Paisagismo

Para o renomado paisagista e botânico, Ricardo Cardim, que assina o projeto paisagístico do prédio, o Petra 1275 é um modelo a ser seguido. "É uma máquina de qualidade de vida e de saúde pública. Se todo os prédios tivessem o projeto como o do Petra, certamente teríamos cidades com mais condições de oferecer saúde e bem-estar às pessoas", destaca Cardim, que acaba de lançar o livro Paisagismo sustentável para o Brasil: integrando natureza e humanidade no século 21.

Petra 1275


O residencial ocupará o quarteirão em frente ao Minas Tênis Clube, em uma região arborizada. Erguido em um terreno de 600 metros quadrados, conta com 208 metros quadrados nas áreas privativas. O tamanho da cobertura é de 293 metros quadrados. Estão previstas 13 unidades com três ou quatro quartos, incluindo quatro vagas de garagem para cada apartamento.

O prédio tem ainda área de lazer com sauna, espaço gourmet festas, espaço gourmet garden, espaço kids e academia. O jardim que adentra a sala para uma decoração viva é o algo a mais. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Torres Miranda Arquitetura e os interiores têm a assinatura de Leonardo Rotsen Arquitetura.

Divulgação

Divulgação

Petra 1275 - Divulgação Petra 1275

Tags: prédio Belo Horizonte Petra 1275 fachada viva

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023