Mais verde

Samambaias: como usar a planta na decoração e quais os cuidados necessários

As samambaias nunca saem de moda, mas é bom lembrar que elas precisam de podas e regas frequentes para ficarem sempre exuberantes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/09/2021 13:00


Samambaia - Pexels Samambaia

 
Certamente, você já viu um vaso de samambaia na casa da sua avó ou tia. Mas, na verdade, essa folhagem nunca sai de moda. Aliás, ela é mais antiga do que você imagina. Acredita-se que ela exista há cerca de 350 milhões de anos. Apesar de haver vários tipos de samambaias, é bom ressaltar que todas elas se adaptam a vários tipos de ambientes em nossa casa, apartamento ou estabelecimento comercial. 

Afinal de contas, essa planta não dá flores nem frutos. Mas ela é muito admirada pela sua beleza, volume, variedades e ainda pelo fato de ser tão dinâmica. Afinal, ela pode ser usada desde na decoração de casamentos até em restaurantes e cômodos da sua casa. 
  

Conheça um pouco da história das samambaias 


As samambaias surgiram no nosso planeta na mesma época que os fungos, líquens e musgos. Talvez, devido à sua “idade avançada” ela é uma planta tão adaptável aos diferentes ambientes e bastante resistente. 
 
O uso da folhagem na decoração ganhou seu auge nos anos 70 a 90, mas até hoje elas são aplicadas para compor vários estilos. Afinal, a tonalidade e o volume da planta, bem como as suas variedades, são um verdadeiro charme. 
 
Sendo assim, elas se dão bem em áreas internas e externas, podendo ser suspensas ou colocadas em vasos em pequenos suportes ou mesas. 
 
É interessante lembrar ainda que elas precisam de condições de meia sombra, além de evitar a incidência solar direta, evitando também as pragas

Descubra os tipos de samambaias 


Existem cerca de 200 espécies com mais de 10 mil variedades da planta. Há aquelas de folhas mais delicadas e outras mais rústicas. Algumas são muito pequenas e outras chegam à altura de uma parede. 
Enfim, veja agora alguns tipos de samambaias mais usadas no Brasil. 
 

Americana

Ela é a mais comum de todas, formada por folhas mais rígidas e que caem, parecendo uma cascata. 
 

Argentina

Esta, por sua vez, é parecida com a americana, mas tem folhas mais longas e ralas. 
 

Asplênio

As folhas são grandes e largas, com uma tonalidade verde-escuro que chama a atenção. 
 

Avenca

As folhas são muito delicadas e formam um vaso bastante volumoso, além de terem um brilho natural. 
 

Azul

Tem esse nome por ter um verde um pouco mais claro, apresentando ainda aspecto mais crespo nas pontas. 
 

Chifre de Veado

Tem as extremidades pontiagudas, lembrando a aparência de um chifre. A planta se dá bem em vasos e xaxins.
 

Havaiana

Ela é pequena e crespa, com um tom mais claro e se adaptando perfeitamente a vasos pequenos. 
 

Jamaica

Esse tipo contém rizomas com aspecto de cera e uma textura que lembra arames bem finos. 
 

Mini samambaia

Ela é indicada para ser usada em ambientes internos, pois é pequena e volumosa, ficando muito bonita em vasinhos. 
 

Renda francesa

Ela também faz o estilo pequeno, ficando muito bem em cachepôs e vasos pequenos. 
 

Renda portuguesa

É composta por folhas pequenas e em grande volume, sendo ideal para vasos de mesas ou suspensas na parede. 
 

Samambaias de metro

Também são parecidas com a americana, mas podem atingir dois metros de comprimento. 
 
Samambaia - Pexels Samambaia
 
 

Como cuidar das samambaias 


Como você viu, as samambaias são bastante resistentes, mas é importante que ela receba os cuidados necessários, seja em casa ou apartamento
 
Em relação à umidade, é necessário manter o solo sempre molhado. Você pode colocar o dedo na terra do vaso e, se ele sair sujo é porque a umidade está adequada. 
 
Além disso, a samambaia gosta de luz abundante. Por isso, escolha um local em que haja luz solar indireta. É importante virar a samambaia aos poucos, movendo o vaso cerca de 12 graus a cada mês para que a claridade atinja todos os lados da planta. 
 
Uma dica importante é que a samambaia não é muito resistente ao vento. Dessa forma, deixe a folhagem em local arejado, mas sem muita exposição a correntes de ar. 
 
Para cuidar das samambaias, você também deve fazer a poda de folhas secas, sem retirar toda a folha de uma única vez. Outro detalhe é aplicar um substrato na terra do vaso, como é o caso da casca do ovo ou da farinha de osso.  
 
Em síntese, existem vários tipos de samambaia e, para cuidar de cada uma, é preciso pesquisar sobre a variedade e observar o desenvolvimento da planta. 
 

Essas dicas foram úteis para você?

 
Aproveite para acompanhar outros conteúdos do portal Lugar Certo. E já que você está interessado por folhagens, você vai gostar de ler sobre plantas nativas do Brasil para cultivas em casa

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
21 de setembro de 2021
15 de setembro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura