Mais verde

Jardinagem: confira 5 dicas de como organizar as plantas em jardins pequenos

Você sabia que pode ter um jardim mesmo morando em um apartamento pequeno? Para isso, é importante organizar o espaço e escolher as plantas certas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/06/2022 13:53 / atualizado em 29/06/2022 14:01


 As plantas podem ser usadas na decoração e purificam o ar. / Foto: Freepik - As plantas podem ser usadas na decoração e purificam o ar. / Foto: Freepik

 

Não é todo mundo que tem um quintal com terra em casa para transformá-lo num lindo jardim. Desse modo, o jeito é apelar para outras soluções, como é o caso de reservar um espaço da casa para jardins pequenos. Então, acompanhe este conteúdo e saiba como organizar um jardim pequeno sem muitas complicações. 

Afinal, o amor pelas plantas é mais comum do que imaginamos. Trazer um pedacinho da natureza para dentro de casa é realmente relaxante e nos mantém mais conectados com o meio ambiente. 

Além disso, as plantas podem ser usadas na decoração e purificam o ar, deixando a sua casa mais perfumada e fresca, especialmente nos dias mais quentes. 

Portanto, acompanhe as nossas dicas a seguir para ter jardins pequenos em casa ou apartamento. 

Saiba que é possível ter um jardim em imóveis pequenos 

Se você não abre mão de plantas na decoração, planeje o seu jardim pequeno começando pela escolha do espaço. 

Portanto, pode ser uma varanda, um jardim de inverno ou até mesmo um canto da sala, de preferência, próximo à janela para obter mais luminosidade. 

Com um bom planejamento, você pode até reduzir gastos, escolhendo móveis mais compactos e adotando uma decoração mais minimalista. 

Mas saiba que é possível, inclusive, construir uma fonte de água, rodeada de plantas, em um espaço destinado ao jardim de inverno, por exemplo. 

Veja como utilizar vasos de forma decorativa 

Os vasos são itens indispensáveis no jardim. Então, por que não utilizá-los de maneira harmônica e decorativa? 

Primeiramente, verifique seu projeto e, só então, crie layouts diferenciados. Que tal colocar os vasos suspensos ou em treliças nas paredes em vez do chão? 

Se você contratou um paisagista, converse com ele sobre o seu objetivo no projeto, se pretende fazer uma decoração mais simples ou mais sofisticada com vasos com acabamentos mais modernos. 

Pense na possibilidade de fazer um jardim vertical 

Contudo, se o espaço da sua casa ou apartamento for muito reduzido para comportar até mesmo jardins pequenos, a dica é recorrer ao jardim vertical. Também conhecido como parede verde, ele pode reunir pequenos vasos de flores coloridas ou ainda várias folhagens suspensas. 
 
Aliás, os jardins verticais podem ser usados até mesmo para separar ambientes da sua casa, servindo como uma divisória natural.
 
No entanto, lembre-se que é preciso fazer a manutenção, a rega e a adubação da mesma forma adotada nos jardins de chão convencionais. 
 
Trazer um pedacinho da natureza para dentro de casa é realmente relaxante. / Foto: Freepik - Trazer um pedacinho da natureza para dentro de casa é realmente relaxante. / Foto: Freepik
 

Aproveite o mobiliário para colocar as plantas 

Que tal decorar a sacada do seu apartamento com um jardim inserido na mobília? Para isso, pense em móveis funcionais que comportam vasos de plantas e podem agregar valor à decoração. 
 
Enfim, não há nada melhor que utilizar esse cantinho do apê para relaxar, meditar ou receber os amigos para um café. 

Construa um canteiro na parede 

Para finalizar nossas dicas, que tal construir um canteiro alto que circunde toda a área do terraço? As paredes do canteiro, podem ser revestidas com pastilhas, deixando o espaço ainda mais bonito. 
 
Por último, escolha as espécies a serem cultivadas, de preferência, que não tenham raízes muito longas nem folhas muito grandes. 
 
Então, qual dessas dicas de jardins pequenos você gostou mais? Não deixe de ler também sobre 
jardinagem criativa com efeitos incríveis.

Continue lendo as atualizações do portal Lugar Certo. Nele, trazemos dicas de jardinagem, decoração, bem-estar e muito mais. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de junho de 2023
19 de junho de 2023