As plantas podem estar integradas à decoração. / Foto: Freepik
Que tal ampliar o seu contato com a natureza mesmo morando em uma cidade grande? Com a mente voltada para a casa verde, isso é possível. Afinal de contas, as plantas podem estar integradas à decoração. Além disso, as hortaliças também podem dar um toque especial à casa com mini-hortas encantadoras.
Estamos tão acostumados ao cinza dos espaços urbanos, que nem nos damos conta do quão importante é conviver com o verde em casa. Enfim, as plantas não precisam ficar restritas aos vasos da área externa, mas podem ser colocadas em qualquer cômodo e ainda junto com os móveis. Já imaginou uma cômoda antiga com gavetas que servem de vasos para acolher as plantinhas?
Confira 5 dicas de como deixar sua casa verde e sustentável
Pense verde
Para ter uma casa verde é importante “pensar” verde, ou seja, imaginar como usar folhagens suspensas, flores de vasos, jardins verticais e trepadeiras nos muros para realmente dar um lugar de destaque à natureza dentro de sua casa.
Assim, quando a gente planta o bem, colhe além. Afinal, todos nós sabemos da exploração dos recursos naturais, dos danos do desmatamento e dos riscos do aquecimento global.
É claro que apenas plantando espécies caseiras não vamos frear a falta de respeito da humanidade a tudo o que o planeta nos dá, mas certamente estaremos fazendo um pouco da nossa parte.
Comece pela cozinha
A cozinha é, geralmente, o ambiente mais humanizado da casa. É nela que reunimos a família e os amigos para momentos especiais e íntimos.
Assim, se você quer ter uma casa verde, que tal começar pela cozinha? Ela é um cômodo ideal para cultivar flores, folhagens verdes e até hortaliças.
Isso porque, geralmente, é um espaço bem iluminado. As plantas, mesmo aquelas que podem ser cultivadas dentro de casa, precisam da iluminação natural para se nutrir e ficarem fortes.
Invista em uma mini-horta
O conceito de uma casa verde e sustentável combina com uma mini-horta. Por essa razão, escolha algumas espécies de ervas e temperos para cultivar em pequenos vasos ou recipientes reutilizados, como potes de sorvete ou de maionese.
Além disso, você pode adubar suas plantas com lixo orgânico, usando técnicas de compostagem. Cascas de frutas e restos de comida, unidos à terra, podem virar ótimas opções de adubo para as suas plantas.
Escolha algumas espécies de ervas e temperos para cultivar em pequenos vasos. / Foto: Freepik
Crie um jardim personalizado
O jardim da sua casa não precisa ser convencional. Que tal aproveitar a varanda para integrar a mobília ao jardim? Para isso, use as antigas cadeiras como suporte para os vasos de flores. Ou ainda a velha cômoda como bancada para as samambaias e outras plantas suspensas.
Há ainda outros materiais que podem ser reaproveitados, como pneus e garrafas pet que se tornam excelentes vasos alternativos para o seu jardim criativo.
Abra as janelas
Para finalizar nossas dicas de como ter uma casa verde, priorize a iluminação natural. Abra as janelas e deixe as portas dos cômodos abertas para o ar circular.
Além disso, em cada lugar onde existir uma plantinha, deixe-a o mais próximo possível da fonte de iluminação natural. Assim, ela receberá os nutrientes adequados para crescer frondosa.
Acima de tudo, cuide de suas plantas e flores. Isso porque cada espécie tem características especiais de rega, poda e adubação.
E não se esqueça de continuar acompanhando o portal Lugar Certo para ter acesso a mais conteúdos gratuitos sobre decoração, organização, limpeza, jardinagem e bem-estar.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação