As folhagens verdes e flores coloridas servem como uma verdadeira terapia. / Foto: Freepik
Você está pensando em começar a cultivar plantas em casa ou apartamento? Então, acompanhe esse post com dicas de cuidados e espécies mais fáceis de cuidar. Afinal de contas, as plantas dão menos trabalho que os pets, mas mesmo assim precisam de atenção com relação à rega e à poda.
Lembrando que as folhagens verdes e flores coloridas servem como uma verdadeira terapia, pois nos distraem e dão alegria. Além disso, as plantas combinam com a decoração e podem deixar o seu imóvel mais aconchegante.
Plantas fáceis de cultivar
Por certo, existem plantas mais fáceis de cultivar do que outras. Por essa razão, pesquise sobre as plantas ideais para ter em casa.
Nesse sentido, o portal Lugar Certo traz algumas dicas de espécies para você começar a cultivar plantas em casa. Veja a seguir.
Violetas: com inúmeras cores, elas são pequenas e charmosas. As violetas gostam de lugares protegidos do sol direto. Além disso, elas podem ser regadas quando a terra do vaso estiver seca;
Árvore da Felicidade: pelo nome já dá para perceber que elas trazem felicidade à casa. Elas são maiores e, por isso, ficam bem em varandas. Exigem rega diária e, quando estão crescendo, devem ser sustentadas em estacas para não caírem;
Samambaia: em geral, as samambaias gostam de claridade, mas sem luz solar direta. Elas podem ser regadas de duas a três vezes por semana. Aliás, as samambaias ficam lindas na decoração.
Orquídeas: algumas espécies de orquídeas são fáceis de cuidar, lembrando que a sua floração depende da adaptação ao ambiente. Regue de duas a três vezes por semana.
Cróton: a planta tem folhas coloridas, como roxo, amarelo e verde. Elas podem ser usadas como cerca-viva ou em vasos. Se você escolhê-la, lembre-se de deixá-la em local com bastante claridade.
A terra é responsável pela umidade necessária à planta. / Foto: Freepik
5 cuidados básicos para cultivar plantas
Se você já decidiu quais plantas vai cultivar em casa, é hora de conferir um checklist de cuidados básicos para evitar que elas morram. Desse modo, confira as sugestões abaixo.
Remova as folhas danificadas
O olhar atento do dono vai prolongar a vida da planta. Por isso, faça a limpeza com instrumentos próprios, como tesouras de jardinagem. Portanto, remova as folhas secas, com manchas ou murchas. Mas evite tocar nas folhas sadias.
Cuidado com a luz solar
É importante saber previamente a resistência da planta no sol. Por isso, converse com o vendedor e pesquise quais plantas devem ser cultivadas à sombra. Isso porque os raios solares podem queimar as folhas.
Preste atenção à corrente de ar . Locais com corrente de ar, como garagens e corredores, também podem danificar suas plantas. Nesse sentido, verifique se o local onde os vasos estão recebem muito vento. Tente escolher outro espaço ventilado, porém sem correntes fortes de ar.
Regue na medida certa
Também é importante dar água na medida certa à planta. Por desconhecimento, muitas vezes deixamos as raízes adoecerem por excesso de água. Em outras, deixamos a planta secar por ausência de hidratação. Portanto, pesquise sobre a rega ideal e deixe sua plantinha bem hidratada.
Troque o vaso se ele ficar pequeno
Quando compramos uma muda ou uma planta muito jovem, ela acaba crescendo e ocupando todo o espaço do vaso. Nesse sentido, é importante saber a hora certa de trocar de vaso. Mas tome cuidado para não prejudicar as raízes durante a mudança.
Importância do preparo da terra
Por último, saiba como preparar a terra do vaso ou do jardim que vai acolher a sua planta. Só para complementar, normalmente falamos da terra, mas saiba que há outros componentes envolvidos, como areia e composto orgânico.
Por isso, na hora de ir às compras, adquira esses três elementos. A areia, por exemplo, não deve ser esquecida, pois é ela quem vai ajudar na drenagem da água na planta.
Portanto, misture um pouco de areia, terra e composto. A terra é responsável pela umidade necessária à planta, enquanto o composto orgânico possui os nutrientes adequados para deixar sua planta sempre saudável.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação