postado em 30/05/2022 13:00
/ atualizado em 30/05/2022 17:11
Você é o dono da ação e a decisão estará sempre em suas mãos. Organize tudo em sua vida! / Foto: Adriana Zoni
Um ambiente organizado provoca instantaneamente a sensação de paz e aconchego. Esse sentimento é poderoso e pode te transformar em uma pessoa mais prática, produtiva e feliz.
Mas o inverso dessa situação também pode acontecer. E se o local à sua volta está cheio de bagunça, você terá mais dificuldade para enxergar as coisas com clareza e alcançar os resultados que tanto almeja.
Eu tenho uma ótima notícia para te contar sobre isso!
Como indivíduo, já experimentei ambos os modelos e posso afirmar que a relação é real e a mudança pode ser instantânea. O real porque o meio em que vivemos e trabalhamos afeta diretamente a nossa produtividade.
Cumprir uma tarefa de trabalho ou trocar a fralda de um bebê em ambientes bagunçados podem exigir muito mais esforço e tempo do que fazer as mesmas atividades em locais organizados.
Quando os ambientes oferecem as ferramentas adequadas e acesso fácil, a ação acontece de forma fluida e eficiente. Já quando o local exige aquela ginástica para encontrar cada coisa a todo momento, além da perda de tempo, aparecem também a irritação e o cansaço.
Se olhar à sua volta e perceber que o entorno está desfavorável, não se desespere! A mudança pode ser instantânea e só depende de uma pessoa: você. Basta conscientizar-se dessa verdade e arregaçar as mangas.
Pequenas atitudes podem mudar todo seu ambiente e fazer com que o espaço onde você mora, estuda ou trabalha esteja a seu favor e te ajude a ter melhor qualidade de vida e tempo, para curtir também seu merecido descanso com a mente tranquila.
Profissionalmente já me deparei com situações em que a bagunça provoca discórdia entre os membros da família sem que eles percebessem que o motivo para tantas brigas estava escondido na gaveta.
Após a finalização do projeto de organização, recebi o relato emocionado da esposa que dizia que eles estavam curtindo muito o espaço gourmet que tinham em casa, mas enfim, sem brigas! O que acontecia ali era que os talheres de servir e os de cozinhar ficavam na mesma gaveta, sem nenhuma categorização ou organizadores que pudessem deixá-los facilmente à vista e ao alcance de todos. A mulher arrumava, mas o marido – que era o churrasqueiro oficial do fim de semana – não conseguia encontrar seu jogo de facas favorito e achava difícil alcançar a tábua de madeira tendo que remover um tanto de petisqueiras e outros objetos que eram guardados um em cima do outro. Era a desorganização provocando perda de tempo, brigas e desperdiçando momentos felizes em família.
Casa organizada, mente organizada! / Foto: Freepik
Veja pequenas dicas que podem te ajudar a organizar a mente e o ambiente:
Evite colocar roupas e acessórios em cima de cadeiras. Elas servem para sentar e não para serem usadas como cabideiro. Os objetos vão se amontoando ali e provocam grande sensação de bagunça;
Arrume sua cama todos os dias!
Não importa se vai passar todo o tempo em casa ou se vai sair correndo para o trabalho. Quando você arruma a cama, instintivamente começa a sentir necessidade de ver a casa arrumada, ficando livre da sensação de desconforto causada pelos objetos fora do lugar;
Organize seus sapatos!
Se você tem o hábito de não entrar em casa com os calçados que usa na rua, prepare a sua casa para esse (bom) hábito. Coloque uma sapateira na entrada para que os pares possam ser acomodados com facilidade e deixe seu ambiente mais bonito e organizado;
Crie lugar para tudo na sua casa!
Chegou correspondência? Abra e dê a ela o destino certo: descarte, armazenamento em local correspondente ou tome a providência necessária;
Crie o hábito de lavar a louça assim que terminar de usar ou tão logo possa fazê-lo!
Acumular copos e pratos na pia, esperando a vontade de lavá-los, pode desandar todo o seu processo criativo por causa do ambiente poluído. Garanto que até o tempero da comida vai ficar mais gostoso!
Organize seu banheiro!
No banheiro, setorize os produtos que utiliza no dia a dia e, se utilizar a bancada para guardá-los, coloque-os em uma caixa ou bandeja para que não fiquem espalhados pela ausência de um espaço delimitado. A nossa mente entende que quanto mais espaço disponível, mais objetos podem ser acumulados. Utilize a ferramenta da organização para enganar a mente. Assim você só vai deixar ali o que couber na bandeja e não vai mais usar seu espaço nobre colocando produtos que nem têm necessidade de ficar ali;
Crie uma rotina de limpeza!
Inclua com alguma periodicidade, na rotina de faxina da sua casa, a limpeza das paredes, principalmente se tiver crianças. Marcas e manchas deixam o ambiente com aspecto sujo e provocam intensa sensação de fadiga e mal estar;
Passe os olhos pela casa!
Se possível, antes de dormir, passe os olhos pela casa e volte aos seus lugares o que estiver fora deles. Esse é um presente que você dá a si mesma para sentir a organização assim que abrir os olhos.
Todo processo de organização deve começar pela necessidade de cada ambiente, passar pelo planejamento efetivo e avançar para a execução certeira. Entender o problema que causa a desorganização é essencial para encontrar a melhor solução e deixar o local sempre organizado e pronto para ser utilizado.
Os problemas sempre existirão. Ou você os acumula ou organiza e resolve. Você é o dono da ação e a decisão estará sempre em suas mãos. Organize tudo em sua vida! Garanto que não vai se arrepender.
Adriana Zoni é graduada em Relações Públicas, especializada em Gestão da Informação, com passagem pelo Design de Interiores, e Personal Organizer dá Bee Organiza (@beeorganiza) desde 2015 em BH e arredores. Casada, mãe de uma criança esperta e um adolescente corajoso, uso a criatividade para entender o mundo, escrever histórias e otimizar espaços. Nascida desorganizada, mas atualmente pronta para ensinar sobre as técnicas que conquistaram meu coração e mudaram a minha vida!