Comentários
600
Organização

Entenda como a organização impacta o bem estar de sua saúde mental

Os acontecimentos em sua vida parecem que estão de cabeça para baixo? A colunista Adriana Zoni mostra que a culpa pode ser do seu armário. Confira!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/05/2022 13:00 / atualizado em 30/05/2022 17:11


Você é o dono da ação e a decisão estará sempre em suas mãos. Organize tudo em sua vida! / Foto: Adriana Zoni - Você é o dono da ação e a decisão estará sempre em suas mãos. Organize tudo em sua vida! / Foto: Adriana Zoni

 

Um ambiente organizado provoca instantaneamente a sensação de paz e aconchego. Esse sentimento é poderoso e pode te transformar em uma pessoa mais prática, produtiva e feliz.
 
Mas o inverso dessa situação também pode acontecer. E se o local à sua volta está cheio de bagunça, você terá mais dificuldade para enxergar as coisas com clareza e alcançar os resultados que tanto almeja.
 
Eu tenho uma ótima notícia para te contar sobre isso!
 
Como indivíduo, já experimentei ambos os modelos e posso afirmar que a relação é real e a mudança pode ser instantânea. O real porque o meio em que vivemos e trabalhamos afeta diretamente a nossa produtividade. 
 
Cumprir uma tarefa de trabalho ou trocar a fralda de um bebê em ambientes bagunçados podem exigir muito mais esforço e tempo do que fazer as mesmas atividades em locais organizados.
 
Quando os ambientes oferecem as ferramentas adequadas e acesso fácil, a ação acontece de forma fluida e eficiente. Já quando o local exige aquela ginástica para encontrar cada coisa a todo momento, além da perda de tempo, aparecem também a irritação e o cansaço.
 
Se olhar à sua volta e perceber que o entorno está desfavorável, não se desespere! A mudança pode ser instantânea e só depende de uma pessoa: você. Basta conscientizar-se dessa verdade e arregaçar as mangas. 
 
Pequenas atitudes podem mudar todo seu ambiente e fazer com que o espaço onde você mora, estuda ou trabalha esteja a seu favor e te ajude a ter melhor qualidade de vida e tempo, para curtir também seu merecido descanso com a mente tranquila.
 
Profissionalmente já me deparei com situações em que a bagunça provoca discórdia entre os membros da família sem que eles percebessem que o motivo para tantas brigas estava escondido na gaveta. 
 
Após a finalização do projeto de organização, recebi o relato emocionado da esposa que dizia que eles estavam curtindo muito o espaço gourmet que tinham em casa, mas enfim, sem brigas! O que acontecia ali era que os talheres de servir e os de cozinhar ficavam na mesma gaveta, sem nenhuma categorização ou organizadores que pudessem deixá-los facilmente à vista e ao alcance de todos. A mulher arrumava, mas o marido – que era o churrasqueiro oficial do fim de semana – não conseguia encontrar seu jogo de facas favorito e achava difícil alcançar a tábua de madeira tendo que remover um tanto de petisqueiras e outros objetos que eram guardados um em cima do outro. Era a desorganização provocando perda de tempo, brigas e desperdiçando momentos felizes em família.
 
Casa organizada, mente organizada! / Foto: Freepik - Casa organizada, mente organizada! / Foto: Freepik
 

Veja pequenas dicas que podem te ajudar a organizar a mente e o ambiente: 

Evite colocar roupas e acessórios em cima de cadeiras. Elas servem para sentar e não para serem usadas como cabideiro. Os objetos vão se amontoando ali e provocam grande sensação de bagunça;

Arrume sua cama todos os dias!

Não importa se vai passar todo o tempo em casa ou se vai sair correndo para o trabalho. Quando você arruma a cama, instintivamente começa a sentir necessidade de ver a casa arrumada, ficando livre da sensação de desconforto causada pelos objetos fora do lugar; 

Organize seus sapatos!

Se você tem o hábito de não entrar em casa com os calçados que usa na rua, prepare a sua casa para esse (bom) hábito. Coloque uma sapateira na entrada para que os pares possam ser acomodados com facilidade e deixe seu ambiente mais bonito e organizado;
 

Crie lugar para tudo na sua casa!

Chegou correspondência? Abra e dê a ela o destino certo: descarte, armazenamento em local correspondente ou tome a providência necessária;

Crie o hábito de lavar a louça assim que terminar de usar ou tão logo possa fazê-lo!

Acumular copos e pratos na pia, esperando a vontade de lavá-los, pode desandar todo o seu processo criativo por causa do ambiente poluído. Garanto que até o tempero da comida vai ficar mais gostoso!

Organize seu banheiro!

No banheiro, setorize os produtos que utiliza no dia a dia e, se utilizar a bancada para guardá-los, coloque-os em uma caixa ou bandeja para que não fiquem espalhados pela ausência de um espaço delimitado. A nossa mente entende que quanto mais espaço disponível, mais objetos podem ser acumulados. Utilize a ferramenta da organização para enganar a mente. Assim você só vai deixar ali o que couber na bandeja e não vai mais usar seu espaço nobre colocando produtos que nem têm necessidade de ficar ali;
 

Crie uma rotina de limpeza!  

Inclua com alguma periodicidade, na rotina de faxina da sua casa, a limpeza das paredes, principalmente se tiver crianças. Marcas e manchas deixam o ambiente com aspecto sujo e provocam intensa sensação de fadiga e mal estar;

Passe os olhos pela casa!

Se possível, antes de dormir, passe os olhos pela casa e volte aos seus lugares o que estiver fora deles. Esse é um presente que você dá a si mesma para sentir a organização assim que abrir os olhos.
 
Todo processo de organização deve começar pela necessidade de cada ambiente, passar pelo planejamento efetivo e avançar para a execução certeira. Entender o problema que causa a desorganização é essencial para encontrar a melhor solução e deixar o local sempre organizado e pronto para ser utilizado.
 
Os problemas sempre existirão. Ou você os acumula ou organiza e resolve. Você é o dono da ação e a decisão estará sempre em suas mãos. Organize tudo em sua vida! Garanto que não vai se arrepender.
 
Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler também o artigo que fala sobre a diferença entre arrumar e organizar a casa;
 
Adriana Zoni - Adriana Zoni
 

Adriana Zoni

Adriana Zoni é graduada em Relações Públicas, especializada em Gestão da Informação, com passagem pelo Design de Interiores, e Personal Organizer dá Bee Organiza (@beeorganiza) desde 2015 em BH e arredores. Casada, mãe de uma criança esperta e um adolescente corajoso, uso a criatividade para entender o mundo, escrever histórias e otimizar espaços. Nascida desorganizada, mas atualmente pronta para ensinar sobre as técnicas que conquistaram meu coração e mudaram a minha vida!

Outros Artigos

ver todas
29 de novembro de 2022
14 de novembro de 2022
18 de outubro de 2022
03 de outubro de 2022
19 de setembro de 2022