Comentários
600
Organização e economia

Entenda como a organização caminha lado a lado da economia

Aprenda com a colunista Adriana Zoni por que é tão importante levar a organização para sua vida. Afinal, organizar é bem mais do que dobrar roupas, é economia;

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/07/2022 12:49


É importante encarar o armário para entender sua real necessidade. / Foto: Freepik - É importante encarar o armário para entender sua real necessidade. / Foto: Freepik

 

Sempre digo que minha primeira cliente fui eu mesma. Não sou organizada de nascença, mas aprendi a ser, estudando as técnicas e, principalmente, sendo contagiada pelos efeitos positivos da prática em minha vida. E uma das vantagens que pode te convencer a tentar também é a economia que uma casa organizada pode trazer para o seu bolso.

Depois do primeiro curso de formação como Personal Organizer, cheguei em casa e comecei a colocar os ensinamentos em prática. Essa parte costuma ser confusa para muita gente, por não saber por onde começar. 

Mas eu vou te guiar através de um passo a passo simples que vai começar no seu primeiro cabide e terminar no saldo positivo da sua conta corrente, olha só:

Confira o Passo a passo: 

Escolha UM armário para começar. 

Comece aos poucos, escolha um armário para começar. Depois que sentir os benefícios você irá automaticamente repetir o processo em toda a sua casa.

ENCARE seu armário sem dó! 

Analise peça a peça e seja sincera se ela merece ocupar um local tão nobre em sua casa. 

Lembre-se que se guardar algum objeto que não tem serventia, você pode estar ocupando o espaço daquilo que realmente usa e deixando tudo mais cheio e com a manutenção difícil.

Neste momento não pense em quanto pagou por cada peça do seu armário. Esse pensamento pode fazer você desistir de tirar alguma coisa que não usa, mas que você acha que deve usar só porque custou caro. Afinal você sempre pode VENDER as peças e saiba que bazar de roupa usada nunca esteve tão em alta! Então separe essas roupas e leve a um brechó para “diminuir” o prejuízo e aumentar seu espaço livre.

Organize as peças que sobraram depois de sua avaliação criteriosa

Utilizando os métodos mais adequados para você. Não compre ORGANIZADORES antes dessa etapa. Pode ser algo super ultra legal, mas que não funciona no seu caso. Por isso é tão importante encarar o armário para entender sua real necessidade.

Pronto! Agora seu guarda roupas deve estar mais vazio, mais leve. O tempo que investir nesse processo será recompensado todos os dias na hora de escolher seu “look” de forma mais rápida e assertiva.
 
Sabendo para onde vai o seu dinheiro é que você vai conseguir controlá-lo melhor. / Foto: Freepik - Sabendo para onde vai o seu dinheiro é que você vai conseguir controlá-lo melhor. / Foto: Freepik
 

“Tudo bem, mas onde meu bolso entra nessa história?”

Você já deve ter ouvido falar que a melhor forma de fazer o seu dinheiro render, é acompanhar de perto o fluxo do que você ganha e gasta. A sensação comum de quem faz isso pela primeira vez é se assustar com o volume de gastos com pequenas coisas como merenda escolar, taxas de aplicativos do telefone, aquele chocolate que acabou comprando na fila do caixa na farmácia e por aí vai. Esse choque de realidade é muito útil para saber onde pode estar o motivo da sua conta, às vezes, fechar no vermelho. 

Sabendo para onde vai o seu dinheiro é que você vai conseguir controlá-lo melhor. E a prática de organizar seu armário vai te mostrar isso com muita clareza.

Durante o processo de organização surgem frases como “não lembrava que tinha isso”, “essa roupa nem me cabe mais”, “preciso levar pro conserto” - e o pior - “meu Deus, procurei muito por isso e acabei comprando outro porque achei que tivesse perdido”. 

Bom, na verdade o pensamento está duplamente certo. A roupa estava mesmo perdida na bagunça e a pessoa acabou perdendo dinheiro também por comprar algo que não precisava.

E agora, está entendendo melhor como a organização pode trabalhar contra ou a favor do seu bolso? 

Nós só usamos o que enxergamos. Tudo que fica escondido é como se não existisse e você fica com aquela sensação de que não tem roupa, tá precisando de sapato e usa sempre a mesma bolsa. 

Arrume seu armário e ganhe peças novas que a desorganização estava escondendo de você! Garanto que não vai se arrepender.

 
 

Adriana Zoni

Adriana Zoni é graduada em Relações Públicas, especializada em Gestão da Informação, com passagem pelo Design de Interiores, e Personal Organizer dá Bee Organiza (@beeorganiza) desde 2015 em BH e arredores. Casada, mãe de uma criança esperta e um adolescente corajoso, uso a criatividade para entender o mundo, escrever histórias e otimizar espaços. Nascida desorganizada, mas atualmente pronta para ensinar sobre as técnicas que conquistaram meu coração e mudaram a minha vida!

Outros Artigos

ver todas
29 de novembro de 2022
14 de novembro de 2022
18 de outubro de 2022
03 de outubro de 2022
19 de setembro de 2022