Comentários
600
Planejamento

Falta tempo? Veja dicas para te ajudar na organização do dia a dia

"Não tenho tempo!" Uma das frases mais ouvidas nos dias atuais é essa; veja como fazer para que esse mal do século não interfira em sua vida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/08/2022 16:43 / atualizado em 08/08/2022 17:13


Freepik

 
Experimente começar esse assunto com qualquer pessoa. Talvez com exceção das crianças, a sensação é unânime: parece que o tempo está passando mais rápido e as coisas estão ficando desorganizadas. O meio do ano chegou num piscar de olhos e já estamos no 2º semestre. E tudo isso aconteceu de forma “the flash”, sem parecer que realmente vivemos um dia de cada vez.

Há quem diga que o tempo está passando mais rápido mesmo. Existem teorias científicas que acompanham o passar do tempo através de relógios atômicos e que, segundo tais estudos, há uma pequena aceleração nos dias dos últimos 50 anos. Isso porque - já se sabe - o movimento de rotação da Terra varia constantemente. 

Movimentos como a fricção das marés, o derretimento da neve e os fatores climáticos influenciam diretamente na velocidade do giro do planeta ao redor de si mesmo. Segundo o periódico internacional The Telegraph, o dia 19 de julho de 2020 foi o mais curto desde que iniciaram as medições em relógios atômicos. 

Mas se você pensou que está explicada e justificada toda a correria que enfrenta no dia a dia, pode parar por aí! 

As descobertas científicas são reais, mas o periódico divulgou  também um dado importante para que possamos encontrar o verdadeiro culpado pelo “tempo que voa”. De acordo com as pesquisas, cientistas afirmam que demoraria centenas de anos até que essa diferença representasse uma fatia importante do nosso relógio. 

Mesmo no dia mais rápido da história da Terra, o tempo foi reduzido em apenas 19 milissegundos. Esse microtempo não pode ser nosso álibi para justificar tanto corre-corre! Mas talvez eu possa te ajudar a encontrar os ladrões que podem estar roubando seu tempo.

A importância do planejamento


O trânsito deve ser o inimigo número um desta geração. Se você mora em uma cidade grande, dificilmente escapa dessa armadilha. E como fazer para que esse mal do século não interfira em sua vida? Planejando! 

Através do bom planejamento de sua rotina, você vai encontrar facilmente os melhores (e piores) momentos para encarar as avenidas movimentadas, e saberá exatamente o que fazer para evitar os horários de pico.

“Eu já conheço esses horários, mas nunca consigo sair de casa na hora certa…”. Escuto muito isso em palestras e treinamentos. A pergunta imediata que faço é: “Sabe dizer por que está demorando para sair de casa?”.
 
Freepik
 

E aí as pessoas começam a identificar os falsos culpados, como os filhos que não cumprem os combinados, a funcionária que não fez a lista de supermercado a tempo, o cachorro que espalhou brinquedos para todo canto. Essas e outras adversidades são comuns na rotina doméstica. E é muito importante identificarmos todas elas para saber como lidar com cada uma e fazer com que o plano trabalhe a seu favor. E mais uma vez chegamos na importância de ter uma rotina equilibrada, um treinamento eficiente e supervisão integral, ou seja, um planejamento.

Não é possível ter organização sem rotina e vice-versa. É essencial que você entenda as atividades que devem ser incluídas, o tempo de cada uma, quem são os responsáveis pelas etapas do processo e, principalmente, saber ensinar e coordenar o andamento de cada uma.

Quanto tempo leva no banho? Quando lava o cabelo pode demorar mais; você conta com esse acréscimo? Com que frequência precisa colocar as roupas na lavadora para que o fluxo da sua casa funcione sem maiores apertos? Quantos quilômetros seu carro faz com um tanque de gasolina? Seu filho já faz as tarefas de casa sozinho ou ainda precisa da sua ajuda? Anda dedicando tempo demais às redes sociais?

Pode parecer exagero, mas eu recomendo fazer um mapa mental listando todas as atividades e o tempo investido para conseguir enxergar a melhor forma de planejar o seu dia. Precisamos ser experts em logística para fazer render nosso tempo e você pode até conseguir um guia pronto na internet para começar a seguir. Mas um alerta já vou deixar aqui: se não houver organização e planejamento, não há rotina que aguente!

Então comece do começo


Quando a logística da sua casa estiver funcionando perfeitamente, vai perceber que não é o tempo que está passando rápido demais. É que vamos acumulando mais e mais atividades com o passar dos anos e se não pararmos para rever nossas estratégias, utilizamos um ritmo de antigamente com demandas da atualidade. Assim, é importante começar pelo começo:

  • liste suas atividades;
  • identifique o tempo gasto em cada uma;
  • considere os deslocamentos;
  • faça combinados bem acertados com sua equipe (família, funcionários);
  • elimine os ladrões do seu próprio tempo;
  • coordene sua equipe até que perceba que já podem caminhar sozinhos.

Essa conta desequilibrada pode fazer com que você feche sua conta do tempo no vermelho, provocando um outro mal muito conhecido desses tempos: stress. 

Para finalizar, fica aqui uma reflexão: ninguém quer brigar com quem tem uma vida todinha organizada, é ou não é? Junte-se aos bons!

Gostou das dicas?


A Adriana Zoni é colunista de organização do nosso portal. Aprenda também algumas dicas para ensinar seu filho a ser mais organizado em casa.
 
 
Divulgação

Adriana Zoni


Adriana Zoni é graduada em Relações Públicas, especializada em Gestão da Informação, com passagem pelo Design de Interiores, e Personal Organizer dá Bee Organiza (@beeorganiza) desde 2015 em BH e arredores. Casada, mãe de uma criança esperta e um adolescente corajoso, uso a criatividade para entender o mundo, escrever histórias e otimizar espaços. Nascida desorganizada, mas atualmente pronta para ensinar sobre as técnicas que conquistaram meu coração e mudaram a minha vida!

Outros Artigos

ver todas
29 de novembro de 2022
14 de novembro de 2022
18 de outubro de 2022
03 de outubro de 2022
19 de setembro de 2022