Comentários
600

Tão parecidos e tão diferentes

Moda, tendência, adequação formal são apenas subsídios para um bom trabalho, mas conceito e significado são fundamentais para que o habitar seja de fato um solo seguro, onde a existência se enraíza e se ancora

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Fotos: Estela Netto/Divulgação
Estou projetando duas residências em um mesmo condomínio próximo a Belo Horizonte. Os dois terrenos possuem uma vista deslumbrante para a Serra da Moeda. Cada um descortina um trecho mais surpreendente e incitante das curvas que a natureza em Minas nos oferece em abundância.

Mesmo morando há oito anos nesta cidade, ainda me surpreendo e me sinto tocada com a possibilidade de se fazer uma casa cujas janelas se abrem para uma vista tão arrebatadora. Além de registrar minha homenagem, gostaria de discutir algumas questões interessantes que surgiram a partir da experiência com os projetos.

Tenho refletido sobre alguns conceitos ao escrever para esta coluna, e um deles é a necessidade de se pensar na estética alinhada à realidade de cada família e ao perfil de cada cliente. O exercício desses dois projetos residenciais trouxe à luz do debate o quanto é necessário ouvir o cliente.

Mesmo em condições tão próximas, terrenos com mesma orientação solar, mesmo tamanho e declividade muito parecida, surgiram residências absolutamente diferentes. Os dois clientes queriam que a casa se abrisse à paisagem, tinham um programa de necessidades bastante similar, mas o estilo de vida e o repertório estético de cada um deles acabaram por sugerir volume, cor, iluminação, relação com o jardim e a paisagem extremamente distintos. As transparências foram muito mais possíveis em um dos casos, e no outro, grandes vão abertos em locais estratégicos acabaram por trazer as montanhas para dentro de casa.

Acredito que devemos nos debruçar nesta questão, tanto arquitetos quanto clientes: compreender o que realmente faz sentido para a vida daquela família, quem ela é, quais são as suas singularidades. Moda, tendência, adequação formal são apenas subsídios para um bom trabalho, mas conceito e significado são fundamentais para que o habitar seja de fato um solo seguro, onde a existência se enraíza e se ancora.

Leia mais artigos de Estela Netto no Lugar Certo:
A arquitetura é realmente um ofício incrível!
Um brinde à casa nova!


*Estela Netto é arquiteta, formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. É responsável pelo escritório Estela Netto Arquitetura e Design que atua em projetos resiênciais, comerciais e interiores

Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Getúlio Vargas, 254 sala 601 Funcionários
Tel: (31) 3264-6427/(31) 8815-1522
estela.n@terra.com.br

Outros Artigos

ver todas
26 de agosto de 2010
29 de junho de 2010
13 de abril de 2010
14 de janeiro de 2010
05 de novembro de 2009