Comentários
600

Milão

Maior evento de design do mundo mostrou em 2010 espaços versáteis, criativos e luxuosos, abusando das formas, texturas e cores, bebendo na fonte do universo da moda

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Saverio Lombardi/Divulgação
Fiquei pensando sobre o que contar para vocês - queria que fossem coisas que realmente interessassem. Na verdade, para o dia a dia de cada um, pouco importa quem foi o designer que criou, qual foi a tendência que ele seguiu, qual seu estilo... e um montão de outras coisas mais técnicas que valem a pena serem estudadas com carinho num outro momento.. Acho que o que vale mesmo é saber sobre a proposta do salão como um todo, o que chamou mais atenção, qual é a linha que vai estruturar os projetos em 2010 e o mais importante: como usar tudo isso nas nossas casas.

Veja mais fotos da feira de Milão em 2010

Estou encantada com a simplicidade do design. Compreensível, fácil de ler, delícia de usar, possível de ser encaixado em vários espaços, funcional, flexível e ainda lindo! Não há dúvidas de que a qualidade das peças é fantástica. Lacas de muitas cores tão bem feitas que parecem vidros. Tecidos tão bem cortados quanto os de um desfile do Marc Jacobs e ferragens que passam totalmente despercebidas nos móveis, funcionando perfeitamente. A qualidade apresentada pelas grandes empresas de design mundial na feira deve ser uma meta para os fornecedores brasileiros. Base para desenvolver todas as outras questões, como estilo, forma, cor.

Leia mais sobre o Salão Internacional do Móvel de Milão:
De volta à austeridade
Estilo para inspirar o mundo

Sempre me interessei muito por moda. Realmente acredito que ela transcende o superficial, o cosmético, e retrata comportamento, atitude, jeito de viver de um povo, de uma época. Então essa feira foi significativa para mim e todos os outros que estão neste mesmo barco. Moda, moda, moda. Alfaitaria: botões, zipers, capas, xadrez, pie de poule, entre outras várias padronagens e elementos desembarcados diretamente das passarelas. Vestir a casa agora é possível - usar capas super masculinas por fora que, com um ziper displicentemente aberto, revelam um tom fluor e ousado por dentro. Lindo!!! Não dá para usar outra expressão ao ver uma cama toda forrada em linho cinza e arrumada com lençois, travesseiros, almofadas e mantas em tecidos que variam do feltro, passando pelo linho mais rústico até chegar no linho natural, macio e chiquérrimo dos paletós masculinos de Ricardo Almeida.

Assim como nas passarelas, ninguém suporta mais aquele visual arrumadinho, com direito a laquê e tudo mais. As almofadas dos sofás são soltas, livres, para serem usadas, levemente amassadas, distintas em tamanhos e formas. Os móveis são realmente para serem desfrutados e a produção dos ambientes é para permitir vida, liberdade, atitude.

Leia mais artigos de Estela Netto no Lugar Certo:
Mon Oncle: arquitetura e cinema
Tão parecidos e tão diferentes
A arquitetura é realmente um ofício incrível!
Um brinde à casa nova!

Acho que, por hora, é isso que quero lhes contar. Um dia desses marcamos um café e conto mais coisas. Mas se você está acabando de ler e ficou com água na boca e gostinho de quero mais, aí vai uma dica que pode deixar sua casa com a cara atualizadíssima: use azul. Nas flores, nas almofadas, nos adornos. Em qualquer cantinho eles vão arrasar. Arrasaram por lá também.

*Estela Netto é arquiteta, formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. É responsável pelo escritório Estela Netto Arquitetura e Design que atua em projetos resiênciais, comerciais e interiores

Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Getúlio Vargas, 254 sala 601 Funcionários
Tel: (31) 3264-6427/(31) 8815-1522
estela.n@terra.com.br

Outros Artigos

ver todas
26 de agosto de 2010
29 de junho de 2010
13 de abril de 2010
14 de janeiro de 2010
05 de novembro de 2009