Comentários
600
Adeus bagunça

Sua casa está uma bagunça? Veja algumas dicas para colocar tudo em ordem

A colunista Marina Almeida separou algumas dicas que podem te ajudar a manter a casa em ordem e longe de bagunça; Confira!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/06/2022 13:30 / atualizado em 09/06/2022 16:18



Está na hora de começar a organizar a sua casa ao invés de apenas arrumar. / Foto: Canva's Stock Media Elements - Está na hora de começar a organizar a sua casa ao invés de apenas arrumar. / Foto: Canva's Stock Media Elements
 
 
sente dificuldade em manter a sua casa em ordem? Tem a sensação que a sua arrumação não dura nem uma semana? Então, você precisa mudar sua estratégia: está na hora de começar a organizar a sua casa ao invés de apenas arrumar.

Um belo dia você acorda determinada a colocar a casa em ordem: arruma suas gavetas, dobra o que está embolado, guarda os brinquedos das crianças nos baús e tira algumas peças que não usa mais. ‘’Ufa! Agora sim, missão cumprida!’’. Uma semana depois: o que aconteceu? Tudo está fora do lugar novamente. Parece que não adiantou nada aquele dia todo de arrumação Já passou por isso? 

Bom, antes de aprender de fato a organizar as minhas coisas eu passei inúmeras vezes por essa situação. Isso acontece porque existe uma grande diferença entre arrumar e organizar..

Arrumar é tirar de vista e deixar o ambiente esteticamente agradável, ou seja, a arrumação se preocupa somente com a estética visual.  

Já quando você organiza suas coisas,  você acaba considerando critérios importantes como: organizar os objetos por categoria , visualização, acesso, frequência de uso, quem usa, quando e onde usa. 
 
 A melhor estratégia para resultados duradouros é organizar. Defina categorias, crie casinha para os grupos e utilize etiquetas. / Foto: Canva's Stock Media Elements - A melhor estratégia para resultados duradouros é organizar. Defina categorias, crie casinha para os grupos e utilize etiquetas. / Foto: Canva's Stock Media Elements
 

2 exemplos que mostram a diferença entre arrumar e organizar

Exemplo 1

Se colocamos todos os nossos papéis e documentos em uma única pasta, eles estão arrumados. Se separarmos esses papéis e documentos por categorias, como: ordenados por data e destinados cada um para uma pasta exclusiva, estamos organizando.

Exemplo 2

Se existe uma gaveta para as maquiagens, elas estão arrumadas. Mas, se separarmos as maquiagens em categorias como sombras, pincéis e batons e dividimos cada categoria em uma cesta visível e acessível, elas estão organizadas.

Gostou do comparativo? Então, vamos pensar em uma outra situação usando o exemplo 1: se você tem uma caixa com documentos importantes e precisa de um comprovante de pagamento, quanto tempo será necessário para encontrá-lo no meio de tantos papéis? Só de pensar, isso já gera estresse e ansiedade, não é? Entretanto, se você tiver uma pasta onde armazena as contas separadamente e elas estiverem organizadas por data ou categoria (água, luz, etc.), você vai direto em seu alvo, encontrando o que precisa com rapidez e evitando muita dor de cabeça.

Para organizar, portanto, devemos categorizar os itens unindo-os semelhantes em “famílias”. Em seguida, é preciso definir um lugar específico para cada uma delas, priorizando a visualização, acesso fácil e lógico.

Além disso, identificar os espaços com etiquetas vai te ajudar na localização e devolução de cada objeto ao seu devido lugar. Ao chegar uma nova conta na sua casa, você saberá exatamente para onde destiná-la. 
Desta forma, a organização se mantém naturalmente, sem muito esforço.

Portanto, a melhor estratégia para resultados duradouros é organizar. Defina categorias, crie “casinhas’’ para os grupos e utilize etiquetas. Lembre-se também de levar em conta a rotina de uso dos seus pertences. Se algo está muito difícil de ser acessado, provavelmente a preguiça vai dominar na hora de ser guardado e vai acabar ficando em qualquer lugar. É assim que a bagunça volta.

Infelizmente os objetos ainda não contam com nenhum tipo de chip para se arrumarem sozinhos (pelo menos até o momento em que escrevo). É preciso ter disciplina para colocar as coisas em seu lugar e evitar que se acumulem. Por consequência, a organização se sustenta sem estresse.

Gostou deste conteúdo? Confira também 
a melhor maneira de organizar um guarda-roupa pequeno.
 
Marina Almeida - Marina Almeida
 

Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho

Outros Artigos

ver todas
04 de agosto de 2022
21 de julho de 2022
07 de julho de 2022
22 de junho de 2022
09 de junho de 2022