postado em 09/06/2022 13:30
/ atualizado em 09/06/2022 16:18
Está na hora de começar a organizar a sua casa ao invés de apenas arrumar. / Foto: Canva's Stock Media Elements
sente dificuldade em manter a sua casa em ordem? Tem a sensação que a sua arrumação não dura nem uma semana? Então, você precisa mudar sua estratégia: está na hora de começar a organizar a sua casa ao invés de apenas arrumar.
Um belo dia você acorda determinada a colocar a casa em ordem: arruma suas gavetas, dobra o que está embolado, guarda os brinquedos das crianças nos baús e tira algumas peças que não usa mais. ‘’Ufa! Agora sim, missão cumprida!’’. Uma semana depois: o que aconteceu? Tudo está fora do lugar novamente. Parece que não adiantou nada aquele dia todo de arrumação Já passou por isso?
Bom, antes de aprender de fato a organizar as minhas coisas eu passei inúmeras vezes por essa situação. Isso acontece porque existe uma grande diferença entre arrumar e organizar..
Arrumar é tirar de vista e deixar o ambiente esteticamente agradável, ou seja, a arrumação se preocupa somente com a estética visual.
Já quando você organiza suas coisas, você acaba considerando critérios importantes como: organizar os objetos por categoria , visualização, acesso, frequência de uso, quem usa, quando e onde usa.
A melhor estratégia para resultados duradouros é organizar. Defina categorias, crie casinha para os grupos e utilize etiquetas. / Foto: Canva's Stock Media Elements
2 exemplos que mostram a diferença entre arrumar e organizar
Exemplo 1
Se colocamos todos os nossos papéis e documentos em uma única pasta, eles estão arrumados. Se separarmos esses papéis e documentos por categorias, como: ordenados por data e destinados cada um para uma pasta exclusiva, estamos organizando.
Exemplo 2
Se existe uma gaveta para as maquiagens, elas estão arrumadas. Mas, se separarmos as maquiagens em categorias como sombras, pincéis e batons e dividimos cada categoria em uma cesta visível e acessível, elas estão organizadas.
Gostou do comparativo? Então, vamos pensar em uma outra situação usando o exemplo 1: se você tem uma caixa com documentos importantes e precisa de um comprovante de pagamento, quanto tempo será necessário para encontrá-lo no meio de tantos papéis? Só de pensar, isso já gera estresse e ansiedade, não é? Entretanto, se você tiver uma pasta onde armazena as contas separadamente e elas estiverem organizadas por data ou categoria (água, luz, etc.), você vai direto em seu alvo, encontrando o que precisa com rapidez e evitando muita dor de cabeça.
Para organizar, portanto, devemos categorizar os itens unindo-os semelhantes em “famílias”. Em seguida, é preciso definir um lugar específico para cada uma delas, priorizando a visualização, acesso fácil e lógico.
Além disso, identificar os espaços com etiquetas vai te ajudar na localização e devolução de cada objeto ao seu devido lugar. Ao chegar uma nova conta na sua casa, você saberá exatamente para onde destiná-la.
Desta forma, a organização se mantém naturalmente, sem muito esforço.
Portanto, a melhor estratégia para resultados duradouros é organizar. Defina categorias, crie “casinhas’’ para os grupos e utilize etiquetas. Lembre-se também de levar em conta a rotina de uso dos seus pertences. Se algo está muito difícil de ser acessado, provavelmente a preguiça vai dominar na hora de ser guardado e vai acabar ficando em qualquer lugar. É assim que a bagunça volta.
Infelizmente os objetos ainda não contam com nenhum tipo de chip para se arrumarem sozinhos (pelo menos até o momento em que escrevo). É preciso ter disciplina para colocar as coisas em seu lugar e evitar que se acumulem. Por consequência, a organização se sustenta sem estresse.
Formada em Medicina Veterinária pela UFMG encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho