Comentários
600
Tipos de cabides

Cabides: qual o melhor modelo e como saber escolher certo?

Na hora de pendurar as roupas, você sabe qual cabide usar? Qual o mais adequado para as peças? Leia as dicas de Marina Almeida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/10/2022 14:42 / atualizado em 28/10/2022 15:55


Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media
 
É comum encontrar nas casas em que atendo o que chamo de ‘’carnaval de cabides’’ dentro dos armários: cabides de várias cores, tamanhos e materiais. Parece um verdadeiro carnaval (ou melhor, um Halloween!). Afinal, organização tem a ver com harmonia, e harmonia com padrão e ordem! 

Ter um cabide de cada tipo prejudica muito a visualização e escolha das suas peças, uma vez que o olhar se dissipa para aquelas informações, enquanto deveria se focar somente nas roupas, o que gera estresse e ansiedade. Mas afinal, qual cabide escolher? Entenda as diferenças entre eles:
 
Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media

Cabide de metal

O cabide de metal é um cabide fácil de encontrar, é fininho, tem um preço acessível e é bem resistente. Porém, as roupas escorregam muito nele, o que costuma resultar em retrabalho. Outra desvantagem desse tipo de cabide é que suas pontas podem marcar as peças e criar vincos irreversíveis, como em camisas sociais ou peças de malha, além disso também podem ser muito barulhentos!
 
Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media
 

Cabide de Madeira

Cabide de madeira é um clássico, não é? São cabides resistentes e elegantes, deixando os closets muito charmosos! Seu ponto fraco é a espessura, que acaba ocupando um espaço maior no cabideiro, o que não é bem vindo para armários pequenos!
 
 
Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media

Cabide de Acrílico

Os cabides de acrílico possuem um excelente custo benefício! Além de terem um preço acessível, são mais finos que os de madeira e deixam o closet bem clean, trazendo leveza. No entanto, eles podem quebrar e as roupas também escorregam facilmente! 
 
Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media
 

Cabide de veludo

O preferido das organizers tem seu lugarzinho ao sol e não é à toa! Eles possuem uma estrutura mais anatômica na região dos ombros, o que evita marcas indesejáveis, é fininho como o de metal mas com a vantagem que as roupas não escorregam. Ou seja, além de evitar aquela coisa chata de pendurar uma blusa e ela cair logo em seguida, eles são ultra finos, elegantes e otimizam bastante espaço no cabideiro! Todas essas qualidades compensam o fato dele ser um pouco mais caro que os outros, então, considero ser um investimento. 

Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media

Cabide de plástico

Os cabides de plástico são os mais comuns, então se encontra facilmente em qualquer supermercado e são bem baratos. O problema maior é que eles não apenas deixam as peças escorregarem, mas deformam e se quebram facilmente. E aí o que acontece? Você volta ao supermercado, compra outro modelo, e quando percebe tem um cabide de cada tamanho no seu armário! É quase impossível encontrar pessoas que tenham um padrão usando cabides de plástico, e o resultado disso, vocês já sabem! Então de todos, esse é o que eu menos recomendo!

Ainda está na dúvida sobre qual material escolher? Veja esse exemplo

Em um cabideiro de 70 cm, é possível pendurar em média 35 cabides de madeira, 87 de acrílico e 116 de veludo! 

É uma grande diferença de espaço ocupado e peças penduradas, o que deve ser levado em conta principalmente para armários pequenos, com poucas gavetas ou acervos grandes! 

Tipos de cabides

Além dos materiais diferentes, também é importante saber qual o melhor cabide para diferentes peças:

Cabides de presilha

Esse tipo de cabide é ideal para pendurar saias, shorts e bermudas. Você encontra esse tipo de cabide em todos os materiais citados anteriormente: metal, madeira, acrílico e veludo, permitindo que mantenha o padrão do seu guarda roupa. 

Cabides com ombreiras

As ombreiras ou cabides de base larga, ajudam a manter a estrutura de peças mais pesadas como casacos, ternos e blazers. 

Cabides infantis

Cabide infantil no guarda-roupa adulto? SIM! São ideais para calças, por deixarem elas mais centralizadas e elevadas, evitando que se arrastem no chão do calceiro.

Dicas extras

1- Pendure apenas uma peça por cabide!
2- Mantenha todos os cabides virados para o mesmo lado!
3- Aposte no básico: não se arrisque muito com cabides muito ‘’diferentões’’ que aparecem em vídeos na internet,  que penduram muitas peças ao mesmo tempo, ou prometem uma otimização de espaço espantosa. Esses cabides não costumam entregar o que prometem, e acabam prejudicando a funcionalidade mais do que ajudando!

Gostou das dicas? 

Navegue pela página da nossa colunista e veja mais conteúdos como este para facilitar sua vida na hora da decoração da casa.
 
Para ver mais projetos como este,siga @marina_organiza no Instagram
 

Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG e pós graduada em Marketing Digital pela PUC MG, encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. 

Outros Artigos

ver todas
25 de novembro de 2022
10 de novembro de 2022
28 de outubro de 2022
14 de outubro de 2022
30 de setembro de 2022