Higiene e praticidade: confira a maneira certa de organizar a geladeira
Diversas são as vantagens de ter uma geladeira bem organizada; confira a seguir as dicas da colunista Marina Almeida para manter a sua sempre limpa e em ordem
postado em 25/11/2022 13:54
/ atualizado em 25/11/2022 14:12
Foto: Canva's Stock Media
Você provavelmente já abriu a geladeira e correu o olho por todo o interior para decidir o que vai comer, não é? Saiba que essa tomada de decisão pode ser bem mais fácil se a geladeira estiver organizada.
Além disso, você sabia que existem mais de 250 doenças transmitidas por alimentos contaminados? E ter a geladeira organizada, com o armazenamento correto dos alimentos, é uma excelente ferramenta doméstica no combate a várias dessas doenças.
As geladeiras possuem um sistema de circulação de ar chamado de corrente de convecção. O ar que vem de cima é mais frio e denso, portanto ele desce e refrigera todo o interior. Já o ar mais quente está em baixo, e por ser mais leve, ele sobe rapidamente.
Essa troca entre o ar quente e o ar frio acontece o tempo todo na geladeira, e é importante saber disso para efetuar a distribuição correta das categorias de alimentos dentro dela.
Confira a seguir 6 dicas para você colocar em prática diariamente e manter a higiene e a organização de sua geladeira.
6 dicas para manter a geladeira limpa e longe de doenças
1 - Tenha a limpeza em dia
O primeiro passo para organizar a sua geladeira é efetuar uma boa limpeza. Retire tudo do interior da geladeira, descarte alimentos vencidos e passados, e limpe as prateleiras e gavetas com vinagre de álcool. Evite usar produtos químicos, pois eles podem ser abrasivos e até contaminar seus alimentos.
Foto: Canva's Stock Media
2- Categorize os alimentos
Antes de voltar com os alimentos para a geladeira, recomendo que você faça a categorização dos alimentos, para ficar mais fácil distribuí-los nas prateleiras corretamente em seguida.
Categorizar é formar famílias, então reúna:
garrafas
laticínios
enlatados
molhos
comida pronta
verduras e Legumes
Comidas prontas devem ser guardadas em potes com tampas para evitar contaminação e que absorvam (ou espalhem) o cheiro para outros compartimentos.
As folhas devem ser lavadas e colocadas em sacos plásticos ou vasilhas com toalhas de papel, para durarem por mais tempo e estarem prontas para o consumo.
Foto: Canva's Stock Media
3- Atenção aos potes
Uma dica fundamental: utilize potes transparentes e quadrados.
Adotar vasilhas transparentes pode fazer um milagre na rotina alimentar da sua casa. Os potes transparentes (de preferência de vidro) permitem que você visualize o conteúdo, e isso impede que alimentos fiquem esquecidos no fundo das prateleiras. Ou seja, menos desperdício de alimentos e mais praticidade.
Quando eles são quadrados, aproveitam melhor cada centímetro da geladeira, a maioria permite o empilhamento, o que otimiza bastante o espaço.
Não se esqueça que a padronização importa quando falamos sobre organização, pois ela traz harmonia e foco no que realmente importa.
Foto: Canva's Stock Media
4- Faça uma boa distribuição
Agora vamos lembrar sobre o funcionamento da corrente de convecção que falei lá em cima. Na hora de distribuir os alimentos na geladeira precisamos levar em conta onde está o ar mais frio e o mais quente.
Primeira prateleira
É onde o ar está mais frio, então é ideal para guardar os alimentos que precisam de refrigeração mais constante para se manterem frescos:
ovos
manteiga
iogurte
margarina
requeijão
Prateleiras intermediárias
Recebem o ar frio, mas não com tanta intensidade, então é ideal para alimentos que não necessitam de refrigeração máxima:
comidas prontas
leite
enlatados
Prateleiras e gavetas de baixo
São as que menos recebem ar frio, então é ideal para armazenar legumes e verduras, isso evita que eles congelem e murchem.
As frutas podem acelerar a decomposição das verduras, então é preferível que sejam guardadas em vasilhas, para bloquear o contato direto.
Porta
A porta da geladeira é o local que há mais variação na temperatura, por isso é melhor guardar alimentos que não são sensíveis a essa alteração:
molhos
condimentos
geleias
sucos industrializados
bebidas alcoólicas
água
refrigerantes
Foto: Canva's Stock Media
5- Utilize organizadores
Produtos organizadores ajudam que a organização se mantenha por mais tempo. Eles delimitam o espaço que os alimentos poderão ocupar, e se tornarão uma ‘’casinha’’ para eles, evitando que a cada manuseio ocupem um lugar diferente na geladeira, o que certamente leva ao retorno da bagunça.
Organizadores de iogurtes, bebidas lácteas, latas, doces e frutas com certeza podem ser um divisor de águas na organização da geladeira.
Foto: Canva's Stock Media
Nem sempre o problema em casa é a falta de espaço, e sim a falta de estratégia na hora de organizar. Com a Copa do Mundo e o fim do ano se aproximando, as confraternizações em casa aumentam e as sobras de alimento são comuns, não é mesmo?!
Ter a geladeira organizada é fundamental! E agora que você já sabe como organizar a geladeira de forma correta, prática e higiênica, compartilhe esse artigo com alguém da sua família e um amigo, pois cuidados simples podem render mais saúde e uma rotina mais leve.
Formada em Medicina Veterinária pela UFMG e pós graduada em Marketing Digital pela PUC MG, encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho no Instagram @marina_organiza