Comentários
600
Guarda-roupa organizado

Acabou o frio! Confira dicas para organizar as roupas de inverno no guarda-roupa

A primavera chegou e a mudança de estação é um convite para organizar o guarda-roupa e fazer a transição de peças; veja dicas infalíveis com a organizer Marina Almeida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/09/2022 11:12 / atualizado em 30/09/2022 11:24


Foto: Canva%u2019s Stock Media - Foto: Canva%u2019s Stock Media

 

Esquentou por aí? Aos poucos o frio vai dando lugar ao calor e logo, a mudança de estação impacta também na mudança das roupas que usamos no dia a dia. E para que o guarda-roupa se mantenha funcional ao longo de todo ano é importante fazer algumas adaptações. Veja dicas no artigo a seguir!

Como manter o guarda-roupa sempre organizado, independente da estação

Veja a seguir algumas dicas para facilitar a organização do seu armário durante todo o ano.

Cuidados especiais

Peças de couro não devem ser guardadas dobradas. Portanto, reserve um espacinho para elas no seu armário mesmo independente da estação mantendo as, abertas e esticadas, assim, você prolonga a vida útil do couro e evita aqueles descascados terríveis. 

Casacos pesados

Peças mais pesadas, como sobretudos e lãs podem (e devem) ser dobradas. Ao contrário do couro, peças de lã, quando penduradas em cabides, podem se deformar, devido ao peso nas mangas e ombros. Sendo assim, o ideal é guardá-las sempre dobradas. Como neste período provavelmente elas não serão muito usadas, não precisam ocupar lugares de fácil visualização no guarda-roupa, ou como eu costumo chamar, lugares nobres, como prateleiras e gavetas.

Essas peças podem ir para packs de TNT. Além de ser um produto com ótimo custo benefício, o TNT permite a ventilação dessas peças, portanto, evita o mofo e aquele “cheiro de guardado” nas peças. 

De forma alguma utilize sacos plásticos, ou caixas que sejam totalmente vedadas. 
 
Foto: Canva%u2019s Stock Media - Foto: Canva%u2019s Stock Media
 

Tricôs leves e cardigãs

As peças mais leves sugiro que fiquem à sua disposição, para o caso de uma frente fria chegar, ou para aquele ventinho no começo de manhã. Você pode guardá-los dobrados em pilhas nas prateleiras mais altas do armário ou mesmo  em cabides, já que não pesam muito, não correm o risco de se deformarem. 

Botas

As botas de cano alto podem ser guardadas em caixas específicas para botas no alto do maleiro. Dessa forma você evita dobras e marcas que podem causar danos irreparáveis à elas. Se tiver espaço vertical suficiente para mantê-las em pé, melhor ainda! Utilize suportes flexíveis ou espaguete de piscina para mantê-las estruturadas.

Botinhas de cano curto podem ser perfeitamente utilizadas ao longo de todo ano com mais facilidade, mas caso isso seja impensável para você, também pode fazer uso de caixas para sapatos ou mesmo guardar em malas de viagem. 

Acessórios

Toucas, luvas e cachecóis também não precisam ficar à disposição em estações mais quentes. Leia o artigo anterior e escolha uma caixa adequada: caixas são grandes aliadas na decoração; veja como escolher o modelo ideal).

Dessa forma, você evita o tumulto da parte inferior com peças que não estão sendo úteis no momento e ganha espaço. 
 
Foto: Canva%u2019s Stock Media - Foto: Canva%u2019s Stock Media
 

Esse é o momento perfeito para fazer uma triagem e desapegar! Analise quais peças você não usou nesse inverno. Provavelmente é porque elas não transmitem mais a imagem que você quer comunicar, ou simplesmente não servem mais. Se não foram utilizadas esse ano, provavelmente também não serão usadas no próximo! 

Faça a limpa e libere espaço no seu guarda-roupa para peças novas. Com certeza o que não serve mais para você poderá fazer alguém muito feliz!

Também é um bom momento para analisar as peças de verão. O que serve e o que não está servindo mais, e o que está com algum defeito e precisa de reparos para ser usado. 
 
Foto: Canva%u2019s Stock Media - Foto: Canva%u2019s Stock Media
 

E claro, mudança de estação também é sinônimo de liquidação nas lojas, mas muita consciência para fazer novas compras.

Aprenda com os seus desapegos - note se existe algum padrão nas peças que você não usou: corte, tecido, cor, modelagem… Isso servirá para não comprar peças que tenham determinadas características. Comprar peças atemporais e que transitem bem em todas as estações é a trend que nunca sairá de moda!  

Gostou das dicas? 

Navegue pela página da nossa colunista e veja mais conteúdos como este para facilitar sua vida na hora da decoração da casa.
 
Para ver mais projetos como este, siga @marina_organiza no Instagram.
 
 
 

Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG e pós graduada em Marketing Digital pela PUC MG, encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho no Instagram @marina_organiza

Outros Artigos

ver todas
25 de novembro de 2022
10 de novembro de 2022
28 de outubro de 2022
14 de outubro de 2022
30 de setembro de 2022