Comentários
600
Organização

Guarda-roupa organizado: qual peça é de dobrar e qual é a de pendurar?

A organização feita de forma certa evita frustração e conserva suas peças; veja algumas dicas da organizer Marina Almeida para manter o seu armário arrumado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/10/2022 15:49 / atualizado em 14/10/2022 16:13


Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media

 

Nos últimos artigos que publiquei aqui no Lugar Certo falei bastante sobre a importância da etapa de categorização na organização, que é a etapa onde agrupamos os itens semelhantes e formamos ‘’famílias’’. 

Agora que já separamos as peças por tipo, chegou a hora de definir quais são para dobrar e quais são para pendurar. Essa é uma dúvida muito comum e a resposta vai muito além de se guiar somente pela quantidade de gavetas ou a preguiça de dobrar peças.

É claro que isso também deve ser levado em conta, mas sabia que algumas peças podem se deformar se foram penduradas e outras podem se danificar se forem dobradas? Fazer a análise dos tecidos é fundamental para se ter um guarda-roupa prático e com a conservação correta das suas queridas peças! 

Identificando os tecidos

Antes de começar a distribuir suas peças no guarda-roupa você precisa identificar os tecidos de cada peça. Para saber se o melhor destino para ela é o cabide ou a gaveta: é importante diferenciar se sua peça é de tecido plano ou de tecido de malha

O tecido plano é constituído por um entrelaçamento dos fios de trama com fios de urdume, e não possuem elasticidade. Ou seja, se você puxar duas pontas opostas da peça e ela não esticar, o tecido é plano. Geralmente eles compõem vestimentas mais elegantes, sofisticadas e formais. 

O tecido de malha é constituído por fios têxteis, tramados na mesma direção, a horizontal, e possui elasticidade, ‘’crescendo’’ se esticadas. Por ser maleável, geralmente as malhas estão presentes em trajes mais esportivos e confortáveis.

Os tecidos planos são mais rígidos e por isso amassam facilmente. As peças de tecido plano precisam de estabilidade e por isso o mais adequado é que elas sejam penduradas em cabides

Ao contrário, as peças de tecido de malha não amassam com facilidade e devido a sua característica de se esticarem e crescerem, devem ser guardadas dobradas, pois com o tempo, podem se deformar nos cabides devido ao peso nos ombros e mangas, criando marcas indesejáveis e até danos irreparáveis!
 
Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media
 

Veja a seguir uma lista com os tipos de tecido que devem ser pendurados e os que devem ser dobrados

Pendure

  • linho;
  • seda;
  • alfaiataria; 
  • tricoline;
  • crepe;
  • brime;
  • couro;
O ideal para essas peças é que sejam pendurados. Esses tecidos são muito comuns em camisas, saias, bermudas, calças, blazers e jaquetas. 

Dobre

  • lã;
  • lycra; 
  • polyester; 
  • malha fina; 
  • jersey;  
  • tricô;
  • peças íntimas
  • meias;
  • roupas de banho. 
Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media
 
Alguns tecidos são mistos, e, suportam tanto a dobra quanto o cabide, como, por exemplo, jeans, blusas polo, algumas camisetas de algodão e peças de viscose. Nesse caso, é importante ler as etiquetas, e claro, considerar a proporção de volume que a peça ocupa no espaço disponível no guarda-roupa, pois nem sempre trabalhamos com o cenário ideal nessa proporção. 

Quando esse é o caso, nos meus projetos busco sempre soluções que alcancem um equilíbrio para garantir a preservação das peças e utilizar o potencial do espaço de maneira inteligente.

Para armários que possuem pouco espaço de varão de cabides e muitas peças de tecido plano, busque deixar essas peças esticadas ao máximo nas gavetas, evitando dobras e gavetas tumultuadas demais. Os cabides mais finos, como os de veludo, por exemplo, também ajudam a ganhar um espaço extra no cabideiro.

No contrário, se houver poucas gavetas, utilize produtos que ajudem a simular a existência delas, permitindo que as peças se mantenham dobradas, como colmeias, caixas ou cestas. 
 
Foto: Canva's Stock Media - Foto: Canva's Stock Media
 

Inclusive, se você está reformando sua casa ou mesmo construindo do zero, conte com o trabalho de uma personal organizer aliado ao projeto do seu arquiteto(a) para que juntos possam montar um closet/guarda-roupa de proporções ideais alinhados com sua necessidade. 

Atenção também sempre com as particularidades de cada peça, como bordados, estampas em silk, bojos, escudos e peças em paetê. Tudo deve ser analisado e devidamente cuidado com a exclusividade que merece, pois cada peça é única e deve ser tratada como tal.

Gostou das dicas? 

Navegue pela página da nossa colunista e veja mais conteúdos como este para facilitar sua vida na hora da decoração da casa.
 
Para ver mais projetos como este, siga @marina_organiza no Instagram.
 
 
 

Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG e pós graduada em Marketing Digital pela PUC MG, encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho no Instagram @marina_organiza

Outros Artigos

ver todas
25 de novembro de 2022
10 de novembro de 2022
28 de outubro de 2022
14 de outubro de 2022
30 de setembro de 2022