Comentários
600
Organização

Chegada de um bebê: 8 dicas para deixar a casa preparada e organizada

A casa deve estar muito bem preparada para a chegada de um bebê, todos os detalhes são importantes; confira as dicas que a colunista Marina Almeida separou!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/11/2022 17:07 / atualizado em 10/11/2022 17:50


Foto: Freepik - Foto: Freepik

 

A chegada de um bebê é um momento muito aguardado pela família. Com isso é muito importante que o ambiente esteja bem preparado para as mudanças de rotina que chegam junto com a criança. Planejar e organizar a casa com antecedência é fundamental para a tranquilidade e redução do estresse, principalmente das mamães, que já estão passando por uma transformação hormonal significativa. 

É claro que preparar o enxoval e organizar o quartinho é a parte mais fofa e a prioridade dos futuros papais, mas há outros pontos do espaço físico da residência e do funcionamento das atividades que também merecem atenção.

8 dicas para tornar a chegada do bebê tranquila 

1- Liste tudo o que precisa fazer

O bom e velho papel e caneta nunca ficam fora de moda quando o assunto é organização. Há muitas coisas a serem preparadas para os próximos 9 meses e não confie que você se lembrará de todas elas. 

Aposte no básico: as listas. Com certeza elas te ajudarão a passar por esse período com uma visão mais clara do que já foi feito e o que ainda precisa fazer sem emergências!

2- Organize o seu guarda-roupa

Sim, não é apenas o guarda-roupa do bebê que deve ser organizado, mas o seu guarda-roupa também. Roupas as que não usa mais devido à gestação, podem ser tiradas de vista para aliviar o espaço, facilitar suas escolhas diárias e evitar sentimentos negativos que podem ocorrer eventualmente em grávidas como ‘’não tenho nada para vestir’’ ou ‘’não entro mais nessa minha calça favorita’’.  

Deixe no seu armário somente as peças que são úteis nesse momento e que poderão ser usadas no período do puerpério, o qual é mais delicado.  

Priorize o conforto, a funcionalidade e o fácil acesso, para poder encontrar facilmente o que vestir com agilidade, evitando estresse desnecessários tanto durante a gestação, quanto nos primeiros dias de vida do bebê. 

O mesmo vale para os pais, ok? Quanto maior a facilidade de encontrar o que deseja, menos tempo perderá no dia a dia com o recém-nascido e a esposa em casa precisando de sua ajuda.
 
Foto: Canva%u2019s Stock Media - Foto: Canva%u2019s Stock Media
 

3- Reorganize a cozinha

A rotina alimentar de um bebê difere da dos adultos, e, portanto, agora sua cozinha precisará de espaço para mamadeiras, copinhos, pratinhos, mini talheres e esterilizadores. 

É importante que esses itens sejam separados dos objetos dos adultos. Ter um espaço exclusivo para eles na cozinha, facilita muito a vida da família. 

Alguns alimentos também poderão ser novidade na despensa como latas de leite, papinhas e fórmulas. Para evitar dores de cabeça futuras e dissabores causadas por uma cozinha caótica, como, por exemplo, não achar a mamadeira quando o bebê estiver chorando. 

Siga meu conselho: reorganize sua cozinha para conquistar um espaço exclusivo para guardar os objetos das crianças.

Se atente também para o que costuma guardar nas gavetas mais baixas. Em alguns meses seu bebê começará a engatinhar e desbravar a casa, por isso, evitar que objetos cortantes e produtos tóxicos fiquem nas prateleiras e gavetas baixas também é uma boa pedida para se pensar antes de colocar a mão na massa. 
 
Foto: Canva%u2019s Stock Media - Foto: Canva%u2019s Stock Media
 

4- Atenção ao banheiro

Se atualmente o seu banheiro é daqueles com a bancada lotada e sua paixão por cosméticos e produtos de beleza deram origem a uma superlotação dos armários, preciso te dizer: repense.

O banheiro de uma casa com crianças ganhará brinquedos, produtos de higiene infantis e muito provavelmente uma mini banheira! A exemplo das recomendações da cozinha, a reorganização do banheiro também é necessária para que a hora do banho não se torne um pesadelo, e sim seja um momento de relaxamento e conexão com seu bebê. 

5- Proteja as quinas dos móveis

Poucas coisas são mais chatas do que bater na quina de algum móvel, não é mesmo? E quando se trata de crianças que ainda estão desenvolvendo seu senso de equilíbrio, é preciso tomar ainda mais cuidado para evitar acidentes.

Usar protetores emborrachados nas quinas mais pontudas é interessante não somente na fase que as crianças estão andando, mas desde já, pois segurando o bebê no colo, os adultos também podem acabar esbarrando a cabecinha do bebê em alguma delas.

Para os móveis do quarto da criança, dê preferência para móveis com pontas arredondadas.

6- Coloque proteção nas janelas

Sabemos como manter as janelas abertas é importante para a livre circulação do ar e a prevenção de doenças, mas crianças e janelas não combinam! Para evitar acidentes e garantir a tranquilidade da família, instale redes de proteção em todas as janelas a fim de evitar quaisquer riscos para a criança.

Berços também devem ficar longe delas! 

7-  Faça os reparos da casa o quanto antes

Sua casa está precisando de algum reparo elétrico ou hidráulico? Uma pintura? Alguma coisinha que vocês vêm adiando de arrumar a algum tempo? Então a hora é agora! 

Faça todos os reparos que precisam fazer quanto antes, para que a chegada do bebê seja em um ambiente tranquilo e seguro. Ninguém quer barulho de furadeira e cheiro de tinta com um recém-nascido em casa, corcorda?

8- Deixe comida congelada

No início da vida do bebê o tempo fica muito limitado e o cansaço é grande. Ter comida prontinha no congelador pode ser o paraíso na Terra, principalmente quando não se tem funcionárias em casa diariamente. Isso pode te render algumas horinhas de sono a mais e sem dúvida a cozinha limpa por mais tempo. 

Ninguém se arrepende por se planejar com antecedência. Não ignore tarefas que parecem estar longe de serem necessárias, pois o tempo passa muito rápido. 

Reorganizar tantos cômodos da casa considerando a praticidade e funcionalidade não é uma tarefa simples, por isso, conte com uma Personal Organizer para realizar essa função com um projeto personalizado para você. Investir em organização é investir em qualidade de vida, conforto e bem-estar para você e sua família.

Gostou das dicas? 

Navegue pela página da nossa colunista e veja mais conteúdos como este para facilitar sua vida na hora da decoração da casa.
 
Para ver mais projetos como este, siga @marina_organiza no Instagram
 
 
 

Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG e pós graduada em Marketing Digital pela PUC MG, encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. 

Outros Artigos

ver todas
25 de novembro de 2022
10 de novembro de 2022
28 de outubro de 2022
14 de outubro de 2022
30 de setembro de 2022